Intenção de busca no celular e desktop: Quais as diferenças? Como adaptar seu marketing?

22/04/2022 by in category Mobile, Otimização with 0 and 2
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Intenção de busca de clientes em celulares é principalmente local e está mais focada na satisfação imediata.

Quando pensamos na relevância dos anúncios que aparecem em dispositivos móveis e nos computadores desktop, duas perguntas surgem:

  • Qual a diferença da intenção de busca dos clientes no mobile e desktop?
  • Como adaptar o marketing levando em consideração esta diferença?

Neste artigo, vamos analisar as respostas a estas perguntas.

Intenção de busca no mobile e desktop

Sem dúvida, existem diferenças na intenção de busca de quem usa um celular para fazer pesquisas e daquele que usa um computador.

Isto se dá porque os interesses e necessidades dos públicos costumam variar de acordo com a tela que utilizam em suas pesquisas.

Características da intenção de busca nos celulares

1. Intenção local

Quando os clientes fazem buscas em seus celulares, de modo geral, estão buscando soluções locais, próximas.

O crescimento de buscas com a expressão “perto de mim” revela isso.

Portanto, se você possui um negócio local, é importante criar uma estratégia de marketing no Google Ads para alcançar estas pessoas.

Crie anúncios e exiba informações relevantes para este público, por exemplo, com instruções sobre “como chegar”, mapas e um número de telefone para entrar em contato.

2. Intenção imediata

Quando uma pessoa faz uma busca no celular, em geral, ela precisa de uma solução de forma imediata.

Por exemplo, alguém que pesquisa por “restaurantes” no Google em um smartphone, provavelmente deseja encontrar o local para uma refeição neste momento.

E por causa da intenção imediata, estas pessoas têm pressa e passam menos tempo pesquisando diferentes opções. De fato, a janela de tempo para engajar clientes em mobile é bem menor.

Desta forma, fica claro a importância de colocar sua empresa nas primeiras posições. Com os Links Patrocinados do Google você consegue este destaque.

3. Uso de palavras-chave de cauda longa

Outra característica da intenção de busca mobile é o uso de mais palavras. Isto acontece, em especial, por causa das buscas por voz. Quando usamos a voz, é natural que usemos mais palavras.

Por isso, em uma campanha do Google Ads que visa alcançar pessoas em celulares, procure descobrir quais são as palavras-chave de cauda longa que seu público está usando.

4. Sempre disponíveis

A maioria das pessoas sai de casa com seus celulares.

Ou seja, você possui um canal direto para falar com seu público sempre que precisar, exibindo conteúdo e anúncios em qualquer momento.

Características da intenção de busca em computadores desktop

1. Não limitada por local

É possível que uma pesquisa no computador tenha intenção local, mas isso não é obrigatório.

Por exemplo, pense em uma pesquisa por tênis. O cliente pode ter intenção de encontrar uma loja de tênis na localidade ou uma loja online.

Assim, de modo geral, as pesquisas em computadores não estão limitadas pela intenção local. Mas os clientes estão abertos às melhores opções tanto nacionais quanto internacionais.

2. Mais planejamento

Ao passo que as buscas em celulares são mais imediatistas, procurando por soluções “agora”, isto não costuma acontecer em computadores.

Pelo contrário, as intenções de buscas em desktops são caracterizadas pelo planejamento.

Por exemplo, é mais comum que pessoas busquem por “restaurante” nos computadores pensando em encontrar um local para refeição mais tarde no dia ou até mesmo em outro dia da semana.

Neste caso, seria interessante exibir o cardápio com fotos dos pratos, valores e recursos para reservar uma mesa.

3. Mais tempo nos sites

As pessoas tendem a passar mais tempo em um site quando estão em computadores.

Isto significa que você precisa gastar tempo de qualidade para criar páginas de destino que respondem às dúvidas dos seus clientes e eliminam suas objeções.

4. Horários específicos de uso

Conversões em computadores costumam acontecer fora do horário comercial.

Vale destacar que muitos clientes entram no funil de conversão em celulares durante o dia e finalizam a compra à noite, nos computadores.

Adapte seu marketing de acordo com a tela

Diferentes intenções exigem diferentes abordagens por meio dos Links Patrocinados do Google Ads.

De fato, as pessoas em smartphones e tablets precisam de anúncios e páginas de destino otimizados para os dispositivos onde realizam suas buscas. Isto inclui a necessidade de oferecer recursos facilitadores como extensões de local e extensões de chamada. Além disso, é preciso desenvolver sites “mobile friendly” que melhoram a experiência dos consumidores.

No entanto, é preciso analisar os relatórios do Google Ads para entender como cada dispositivo contribui para as vendas no seu negócio.

Esta análise é essencial para criar anúncios direcionados para cada tela, deixando sua publicidade mais relevante e completa.

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