– Sua empresa gerencia as campanhas de Links Patrocinados de forma autônoma? Há casos de empresas que iniciam esta estratégia e até ficam contentes com os resultados iniciais.
– No entanto, com o passar das semanas e meses, estas empresas percebem quedas sucessivas no desempenho, mês após mês. O que pode ser responsável por este cenário desanimador de retornos decrescentes? O que você pode fazer para reverter esta situação?
– Existem muitas maneiras de reverter esta situação. Evidentemente, em muito dependerá de entender o que está acontecendo.
– A classificação do anúncio é o valor utilizado para determinar se o seu Link Patrocinado será exibido, e em qual posição. O que influencia este valor?
– Pode ser que seus lances e seu índice de qualidade tenha sido constante nos últimos tempos. Ainda assim, você tem visto uma queda sucessiva no desempenho dos Links Patrocinados. Isto é um forte indicativo de que seus concorrentes estão fazendo ajustes nestes fatores.
– O Google Ads até possui um relatório específico que ajudam a descobrir isso: Parcela de Impressões Perdidas na Pesquisa (Classificação).
– Para reverter esta situação é preciso identificar os fatores responsáveis pela perda de impressões por classificação. Talvez seja necessário fazer ajustes nos lances. Também, será necessário analisar os fatores que contribuem para o índice de qualidade (taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino).
– Administrar por conta própria as campanhas publicitárias costuma resultar em queda na classificação do anúncio, no médio e longo prazo.
– Parte do problema dos retornos financeiros decrescentes está em perder oportunidades devido a limitações no orçamento publicitário.
– O Google Ads possui um relatório denominado Parcela de Impressões Perdidas na Pesquisa (Orçamento). Ele mostra o percentual das pesquisas correspondentes às suas palavras-chave, mas que não apresentaram seus Links Patrocinados, devido orçamento insuficiente.
– Diante dessa situação, um consultor de web marketing analisa se o orçamento está tendo alguma responsabilidade significativa na perda de participação no mercado. Também verificará quais são as campanhas mais responsáveis neste processo.
– Em alguns casos será necessário aumentar o orçamento diário. Em outros, o que se precisa é de ajustes, ou seja, alocar o orçamento atual em palavras-chave e anúncios mais promissores.
– Seus clientes passam por diversos estágios no processo de compra. E não pense que estes estágios acontecem todos em 24 horas. Dependendo do produto oferecido, eles podem ocorrer ao longo de semanas ou até meses. Por exemplo, há momentos em que o internauta quer apenas uma informação sobre o seu produto. Em outros, talvez ele queira fazer-lhe uma visita presencial.
– Se sua empresa oferece um marketing padrão para pessoas que estão em diferentes estágios, você perde oportunidades. À medida que mudam os hábitos de consumo do seu público-alvo, seus anúncios vão perdendo relevância. Consequentemente, o desempenho de sua empresa no Google Ads começa a cair, mês a mês.
– Para reverter esta situação é preciso analisar o que você está oferecendo, quais são suas metas e orçamento publicitário, bem como verificar detalhadamente os hábitos do seu público-alvo. Isto inclui pesquisar por novas palavras-chave, bem como adaptar os anúncios e páginas de destino às fases do consumidor.
– Tudo isso demanda muito tempo. Como benefício direto, os anúncios se tornam mais relevantes de acordo com o estágio de compra em que se encontra o consumidor.
– Há muitas possíveis causas para seus resultados estarem retrocedendo. Em muitos casos, resumidamente, é que seus concorrentes recorreram à ajuda de agências de Links Patrocinados. Devido à complexidade do Google Ads, uma má configuração resulta em queda no índice de qualidade, aumento do custo por clique (CPC) e diminuição da exposição dos anúncios em pesquisas relevantes.
– Por isso, muitas empresas que antes administravam suas campanhas de forma autônoma, recorreram a agências de Links Patrocinados para reverter esta situação. E é justamente isso o que pode ter acontecido com seus concorrentes. Agora, tendo suas campanhas administradas por profissionais treinados, eles estão alçando melhores posicionamentos. Em contrapartida, os anúncios de sua empresa perdem espaço.
– Sendo assim, caso seus anúncios no Google Ads estejam sofrendo quedas constantes, a solução é uma só: deixe toda a complexa gestão dos anúncios nas mãos de especialistas de uma agência de Links Patrocinados.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2502) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2574) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2574) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)