O Que Pode Explicar Quedas Constantes no Desempenho do Google Ads

28/08/2017 by in category Anuncia no Google de forma autônoma, Otimização with 0 and 0
Home > Blog > Anuncia no Google de forma autônoma > O Que Pode Explicar Quedas Constantes no Desempenho do Google Ads

Você começou bem suas campanhas de Links Patrocinados. No entanto, algum tempo depois, você percebeu que o desempenho está caindo mês a mês. O que está acontecendo? Como reverter a situação?

Queda resultado google ads– Sua empresa gerencia as campanhas de Links Patrocinados de forma autônoma? Há casos de empresas que iniciam esta estratégia e até ficam contentes com os resultados iniciais.

– No entanto, com o passar das semanas e meses, estas empresas percebem quedas sucessivas no desempenho, mês após mês. O que pode ser responsável por este cenário desanimador de retornos decrescentes? O que você pode fazer para reverter esta situação?

– Existem muitas maneiras de reverter esta situação. Evidentemente, em muito dependerá de entender o que está acontecendo.

Concorrentes Melhorando a Classificação do Anúncio

– A classificação do anúncio é o valor utilizado para determinar se o seu Link Patrocinado será exibido, e em qual posição. O que influencia este valor?

  • Valor do lance
  • Índice de qualidade
  • Extensões de anúncios

– Pode ser que seus lances e seu índice de qualidade tenha sido constante nos últimos tempos. Ainda assim, você tem visto uma queda sucessiva no desempenho dos Links Patrocinados. Isto é um forte indicativo de que seus concorrentes estão fazendo ajustes nestes fatores.

– O Google Ads até possui um relatório específico que ajudam a descobrir isso: Parcela de Impressões Perdidas na Pesquisa (Classificação).

– Para reverter esta situação é preciso identificar os fatores responsáveis pela perda de impressões por classificação. Talvez seja necessário fazer ajustes nos lances. Também, será necessário analisar os fatores que contribuem para o índice de qualidade (taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino).

– Administrar por conta própria as campanhas publicitárias costuma resultar em queda na classificação do anúncio, no médio e longo prazo.

Orçamento Limitado ou Mal Alocado

Queda no resultado google ads– Parte do problema dos retornos financeiros decrescentes está em perder oportunidades devido a limitações no orçamento publicitário.

– O Google Ads possui um relatório denominado Parcela de Impressões Perdidas na Pesquisa (Orçamento). Ele mostra o percentual das pesquisas correspondentes às suas palavras-chave, mas que não apresentaram seus Links Patrocinados, devido orçamento insuficiente.

– Diante dessa situação, um consultor de web marketing analisa se o orçamento está tendo alguma responsabilidade significativa na perda de participação no mercado. Também verificará quais são as campanhas mais responsáveis neste processo.

– Em alguns casos será necessário aumentar o orçamento diário. Em outros, o que se precisa é de ajustes, ou seja, alocar o orçamento atual em palavras-chave e anúncios mais promissores.

Não Adaptar Anúncios aos Micro-momentos

– Seus clientes passam por diversos estágios no processo de compra. E não pense que estes estágios acontecem todos em 24 horas. Dependendo do produto oferecido, eles podem ocorrer ao longo de semanas ou até meses. Por exemplo, há momentos em que o internauta quer apenas uma informação sobre o seu produto. Em outros, talvez ele queira fazer-lhe uma visita presencial.

– Se sua empresa oferece um marketing padrão para pessoas que estão em diferentes estágios, você perde oportunidades. À medida que mudam os hábitos de consumo do seu público-alvo, seus anúncios vão perdendo relevância. Consequentemente, o desempenho de sua empresa no Google Ads começa a cair, mês a mês.

– Para reverter esta situação é preciso analisar o que você está oferecendo, quais são suas metas e orçamento publicitário, bem como verificar detalhadamente os hábitos do seu público-alvo. Isto inclui pesquisar por novas palavras-chave, bem como adaptar os anúncios e páginas de destino às fases do consumidor.

– Tudo isso demanda muito tempo. Como benefício direto, os anúncios se tornam mais relevantes de acordo com o estágio de compra em que se encontra o consumidor.

Seus Concorrentes Deram Um Passo Adiante

Queda resultados google ads– Há muitas possíveis causas para seus resultados estarem retrocedendo. Em muitos casos, resumidamente, é que seus concorrentes recorreram à ajuda de agências de Links Patrocinados. Devido à complexidade do Google Ads, uma má configuração resulta em queda no índice de qualidade, aumento do custo por clique (CPC) e diminuição da exposição dos anúncios em pesquisas relevantes.

– Por isso, muitas empresas que antes administravam suas campanhas de forma autônoma, recorreram a agências de Links Patrocinados para reverter esta situação. E é justamente isso o que pode ter acontecido com seus concorrentes. Agora, tendo suas campanhas administradas por profissionais treinados, eles estão alçando melhores posicionamentos. Em contrapartida, os anúncios de sua empresa perdem espaço.

– Sendo assim, caso seus anúncios no Google Ads estejam sofrendo quedas constantes, a solução é uma só: deixe toda a complexa gestão dos anúncios nas mãos de especialistas de uma agência de Links Patrocinados.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso