Todas as empresas que investem em Links Patrocinados, principalmente aquelas que anunciam no Google via agência certificada, estão vividamente interessadas em resultados. Para avaliar resultados, no entanto, é preciso concentrar-se na efetividade das ações tomadas dentro do marketing online do Google Ads.
Mas como uma agência certificada Google Partner faz isso? O que está envolvido em avaliar resultados ao anunciar na internet?
Neste momento, entra em cena alguns termos que podem gerar alguma confusão, talvez transmitindo a ideia errônea de que são sinônimos. É o que acontece com termos como “métricas” e “KPI” que estão, essencialmente, bem interligados entre si.
Apesar de sua aparente similaridade, há uma diferença significativa entre estes termos, e a agência certificada Google Partner concentra-se nisso a fim de avaliar os resultados obtidos pelas empresas ao anunciar na internet.
Assim, qual a diferença entre métricas e KPI? Qual a importância de se analisar dados da KPI para melhorar os resultados de sua publicidade online?
As métricas costumam ser definidas como indicadores de uma determinada ação do usuário dentro do seu site. Devido sua natureza, as métricas estão mais concentradas em evidenciar o desempenho do site anunciado, e não em apresentar o desempenho do negócio em si.
Veja algumas métricas que uma agência certificada Google Partner analisa atentamente:
Note que estas taxas representam informações brutas que, de modo geral, não estão diretamente ligadas a uma meta de negócio. Em sua essência, não apresentam dados concretos sobre as ações da publicidade online de uma empresa ao anunciar na internet.
O termo KPI vem do inglês Key Performance Indicator, e significa Indicadores-chave de Desempenho. Diferentemente das métricas, o KPI está mais focado em ações associadas a uma meta de conversão. Assim, ele analisa o alcance de determinados resultados estabelecidos pela empresa em seu marketing digital. Eles dão uma visão mais clara sobre o desempenho do negócio em si.
Veja apenas alguns exemplos de Indicadores-chave de Desempenho:
Outras KPIs podem ser geradas de acordo com a empresa, produtos ou serviços divulgados, bem como levando-se em consideração as metas estabelecidas. Por exemplo, a empresa pode definir KPIs personalizados de acordo com seu negócio como “Tempo de resposta para uma conversão”.
Para mais detalhes veja o artigo sobre o que é KPI.
Em um primeiro momento, pode parecer que as métricas não possuem real valor para um negócio, e que importam apenas os KPIs. Mas é preciso ser justo e destacar que o KPI nasce a partir da análise das métricas. No entanto, ele se diferencia por estar focado no desempenho do seu negócio como resultado, e não apenas em números brutos. De qualquer forma, ambos indicadores são importantes para avaliar as metas atingidas ao anunciar na internet e melhorar os resultados alcançados.
A correta identificação de cada uma das métricas e KPIs é essencial para não confundir os termos e definições, fazer uma análise precisa do web marketing, e obter dados suficientes para melhorar a eficácia de sua presença online.
De acordo com a definição acima, podemos ver que as interações de um único usuário com o website anunciado pode gerar diversas métricas e KPIs. Por exemplo: um internauta clica no Link Patrocinado e visita seu site (métrica), mantém-se no site por 4 minutos (KPI) e realiza uma conversão (KPI).
No entanto, há uma grande quantidade de ações que o usuário pode realizar em seu site, e que devem ser apropriadamente identificadas e organizadas como métricas e Indicadores-chave de Desempenho.
Agora imagine avaliar e interpretar as diversas ações realizadas por milhares ou milhões de visitas que seu site recebe mensalmente. Melhorar os resultados envolve identificar estas forças-chave e uni-las em estratégias bem elaboradas.
Fica evidente que a agência Google Partner precisa ter grande foco em suas campanhas de Links Patrocinados. Dispersar-se entre outras ações de marketing digital (como gestão de redes sociais e criação de sites) tem o potencial de diminuir a efetividade das metas publicitárias.
Por isso, se você deseja melhorar os resultados de sua empresa ao anunciar na internet, escolha uma agência Google Partner que seja 100% focada em Google Ads.
Além disso, priorize agências identificadas pelo Google como Partner Premier. Lembre-se que o selo Premier é concedido somente para agências digitais que administram um portfólio substancial de publicidade de Links Patrocinados e com ótimos resultados para os clientes.
Isto permitirá que todo o empenho de sua agência digital estará focado em resultados, ao identificar e avaliar as métricas e os valiosos indicadores de desempenho do KPI.
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