– Segundo o Google, existem evidências plausíveis de que os usuários de dispositivos móveis estão se tornando cada vez mais exigentes. Outras pesquisas também apontam na mesma direção. A cada dia, os usuários mobile se tornam mais impacientes quanto às experiências online frustrantes.
– A capacidade da empresa em acompanhar as tendências do comportamento dos internautas é essencial para aproveitar todas as oportunidades. Deixar de compreender estas nuances comportamentais pode significar vendas e clientes perdidos.
– Um dado interessante compartilhado pelo Google Ads: as pesquisas com intenção local em dispositivos móveis aumentaram. No entanto, o uso de alguns termos que indicam esta intenção (como códigos postais, em alguns países) diminuíram. O que isto revela?
– Isto mostra que as pessoas acreditam que sua intenção local já está subentendida na busca. Ou seja, para o usuário mobile hoje, não há necessidade dele deixar explícito em uma pesquisa por restaurantes, que ele deseja um restaurante nas imediações. Se ele faz esta busca no mobile, é “evidente” que espera um restaurante na localidade onde ele se encontra.
– Há alguns fatores relevantes para estas mudanças no comportamento dos consumidores.
– Um deles é a velocidade de carregamento das páginas. Usuários mobile querem respostas rápidas. Há estudos que mostram que, em alguns mercados, grande parte dos consumidores abandonam sites que levam mais de 3 segundos para carregar. O que isto significa? Que segundos podem fazer toda a diferença na permanência de um usuário no site. Cada segundo é precioso demais para ser desconsiderado. Se seu concorrente possui um site rápido e você não, é provável que ele obtenha mais respostas positivas.
– Outro fator são os micro-momentos. Intenções fracionadas requerem respostas condizentes das páginas. Isto inclui Links Patrocinados e páginas de destino personalizados. Quando os anúncios online não respondem às necessidades imediatas dos usuários, no exato momento da busca, oportunidades são perdidas.
– A experiência ruim afeta a imagem da marca não apenas na busca atual. Em compras futuras, há uma probabilidade maior do consumidor buscar outras empresas. Nestes casos, perde-se mais do que uma venda, perdem-se clientes.
– Resumidamente, estamos em uma era onde os usuários querem respostas instantâneas.
– Links Patrocinados generalizados, exibidos independentemente de onde os consumidores se encontrem no funil de conversão, tendem a ser desconsiderados.
– Como anda a segmentação geográfica dos seus Links Patrocinados? Seus anúncios personalizados estão sendo exibidos para pessoas que fazem buscas locais (ainda que eles não especifiquem o nome de um bairro ou cidade em suas pesquisas)?
– É verdade que focar a necessidade do cliente sempre foi uma premissa do marketing. No entanto, nos dias atuais, este princípio assume uma importância ainda mais premente. Afinal, o que o cliente queria ontem já não é o mesmo que ele espera hoje.
– Portanto, não desperdice oportunidades ao anunciar no Google AdWords. Aproveite toda a demanda personalizando os anúncios de Links Patrocinados de acordo com a intenção dos seus clientes. Seja esta intenção local ou não.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner