– Entre as práticas que diferenciam as empresas atualmente do que realizavam há alguns anos, é o investimento em marketing digital. Divulgar um negócio no ambiente online oferece possibilidades que não estavam disponíveis para as empresas anos atrás.
– Uma das vantagens da publicidade online é a capacidade de promover produtos individualmente, de acordo com o interesse do usuário. Por exemplo, anúncios de geladeiras aparecendo apenas para interessados em comprar geladeiras. Anúncios de máquinas de lavar apenas para internautas que pesquisam por máquinas de lavar.
– Isto é conseguido por meio dos termos de pesquisa utilizados pelo internauta que revelam seu interesse e intenção.
– Outros fatores também são levados em consideração. Por exemplo, dados como idade e sexo, e localização geográfica dos clientes, podem ser usados como critérios de segmentação. Além disso, hábitos e histórico de navegação do usuário, se bem usados, podem ajudar a empresa a atingir pessoas com maior probabilidade de realizar a compra.
– Associado a este contexto, está inserido um poderoso recurso do marketing online: a capacidade de aprendizagem do sistema de publicidade.
– A publicidade online possui um poderoso recurso de aprendizagem. Isto é o que acontece com ferramentas de marketing online, como o Google Ads. Tais ferramentas coletam dados comportamentais dos clientes a medida que estes navegam, pesquisam e compram na internet. Como isso funciona?
– A aprendizagem da máquina sobre o cliente depende de um pequeno arquivo, chamado cookie. Ele é armazenado no computador dos internautas, e torna-se responsável por armazenar as preferências e outras informações dos sites visitados. Em muitos casos, os cookies acompanham como os internautas chegam ao site e interagem com ele.
– Estas informações coletadas são utilizadas estrategicamente, pelo menos, de duas formas:
– À medida que mais dados são coletados, as campanhas vão sendo expandidas. O sistema do Google Ads entende melhor o público-alvo de sua empresa a cada dia. E consegue identificar outras pessoas que se enquadram no mesmo perfil.
– Outras ferramentas são bastante úteis neste processo. Por exemplo, o Google Analytics é uma plataforma de análise de dados recolhidos da interação dos clientes com seu website. Ao visualizar as métricas de engajamento do Analytics com as estatísticas de desempenho do Google Ads, a agência digital descobre o que os internautas fazem após clicar em seus anúncios. Assim, outros dados são descobertos, tais como:
– Diversas outras métricas estão a disposição do anunciante. Todas elas identificam hábitos dos usuários e ajudam a desenvolver estratégias para envolvê-los.
– No entanto, assim como acontece com qualquer um de nós, a aprendizagem no Google Ads leva tempo. Não existem milagres. É importante ter isso mente. Afinal, caso não se depare com resultados esperados no início de uma campanha, você não venha a desanimar ou desistir.
– Lembre-se que, até que uma campanha se torne rentável, ela precisa de tempo para se ajustar às necessidades do público-alvo. Ajustes, otimizações e períodos de teste também demandam tempo suficiente.
– De qualquer forma, quanto mais tempo você tiver uma campanha ativa, maior será o aprendizado. E melhores serão os resultados.
– Ao anunciar na internet, o Google Ads coletará dados sobre seus clientes, 24 horas por dia. Enquanto as campanhas estiverem ativas, mais maduro e eficaz será seu marketing digital.
– Com esta abordagem, a empresa consegue uma promoção mais individual e personalizada. O custo investido no marketing online pode ser compensado não apenas com base na venda realizada no momento. Um relacionamento engajado com o cliente, após a construção de uma relação de confiança, oferece oportunidades de gerar mais vendas no futuro.
– E um cliente engajado estará sempre a apenas um clique de distância de uma nova venda.
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