– Quando falamos da parte estrutural de uma campanha de Links Patrocinados, escolher as palavras-chave integram um dos elementos mais importantes. Afinal, o conjunto de palavras-chave controla e desencadeia a exibição dos anúncios, conquistando o tráfego dos tão estimados clientes potenciais.
– Durante o processo de escolha de palavras-chave, porém, deve-se dar consideração a alguns aspectos. A Ferramenta de Palavras-chave do Google Ads simplifica o processo desta escolha.
– Entre as informações disponibilizadas pela ferramenta, temos a quantidade de pesquisas realizadas mensalmente no país, e em todo o globo. O que precisa ser cuidadosamente avaliado pelo profissional de Links Patrocinados é a relevância das palavras-chave para as campanhas que ele tem em mente. A intenção do usuário ao digitar uma palavra no campo de pesquisa do Google precisa ser compreendida. Do contrário, anúncios podem ser disparados para quem não está realmente interessado em seus produtos e serviços, gerando poucos cliques, aumento na taxa de rejeição, e queda nas conversões.
– Em casos assim, divulgar um site no Google poderia se tornar um pesadelo.
– Para visualizarmos melhor esta situação, suponhamos que um e-commerce de produtos esportivos crie uma campanha de Links Patrocinados para anunciar tênis no Google. Se o anunciante colocar a palavra “tênis” na Ferramenta de Palavras-chave do Google Ads terá uma avalanche de sugestões. Se ele simplesmente copiar estas palavras e despejá-las em sua campanha, certamente os resultados seriam desastrosos.
– Utilizando este cenário como exemplo, embora a palavra-chave “tênis” seja altamente relevante sob o aspecto do tráfego que oferece, não podemos desperceber que as intenções dos usuários possam variar, significativamente. Se um internauta estiver realizando uma pesquisa apenas para avaliar a resistência de determinados tênis, ou quais são mais apropriados para determinados esportes, certamente, uma página com promoções de tênis não seria o destino mais relevante para tal navegação na internet.
– Isto significa que quando se obtém as sugestões de palavras-chave para as campanhas, é preciso avaliar cada uma delas sob a ótica da intenção do público ao utilizá-la.
– E se você se deparar com uma palavra-chave, mas não estiver tão certo quanto à intenção dos internautas ao utilizarem? Para chegar a uma resposta, pode-se apelar para o Google – digite a palavra-chave que está em dúvida no campo de pesquisa. Visto que o Google procura oferecer alta relevância para seu público, basta verificar o que ele retorna nos resultados orgânicos e patrocinados para se ter uma ideia de qual tem sido a utilização principal da palavra-chave em questão. Em especial no tocante aos resultados patrocinados, você poderá observar como os concorrentes estão utilizando esta palavra.
– Com referência ao exemplo anterior, se digitarmos a palavra “tênis” no Google, a maioria dos resultados são de e-commerces divulgando este produto. No entanto, o primeiro resultado orgânico aborda uma explicação sobre o que é tênis, e ainda há outros resultados apontando para páginas relacionados ao esporte “tênis”. Em outras palavras, é como se o Google nos dissesse: “Quem digita ‘tênis’ no campo de pesquisa provavelmente está querendo saber um pouco mais sobre este esporte, ou então, em sua maioria, querendo comprar um par de tênis”.
– Evidentemente que avaliar a intenção do usuário ao digitar uma palavra-chave no Google, é uma tarefa a mais para quem já se dedica noite e dia à criação, manutenção e otimização de campanhas de Links Patrocinados. Mas, sem dúvida, é uma ação que integra as boas práticas para quem quer aumentar o seu retorno financeiro ao anunciar um site no Google Ads.
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