– Um dos fatores considerados pelo Google Ads para determinar a exibição e o posicionamento dos Links Patrocinados nos resultados de pesquisa, é o lance dado pelo anunciante no leilão do sistema de publicidade online. Uma política mais agressiva, com lances de custo por clique (CPC) maiores do que a concorrência, aliado à constante otimização dos anúncios e páginas de destino, poderá resultar em aumento de impressões, cliques e conversões. Isto, por sua vez, garantirá lucros mais atrativos sobre o investimento no marketing digital.
– No entanto, é evidente que o aumento dos lances não pode ser isoladamente qualificado como o fator-chave para aumentar o número de impressões e dos cliques nos Links Patrocinados. Há situações em que o aumento dos lances sobre as palavras-chave pode até melhorar a posição dos anúncios mas, em contrapartida, diminuir o número de impressões e cliques. Embora a razão deste estranho comportamento possa ser óbvia para anunciantes experientes, muitos iniciantes não entendem este tipo de relação.
– Em que circunstância o aumento no lance do CPC sobre as palavras-chave no Google Ads pode resultar em queda no número de impressões e cliques?
– Isto se dá quando a empresa que anuncia no Google aumenta os lances sobre as palavras-chave, mas não aumenta o orçamento reservado para esta publicidade online. Por exemplo, considere uma empresa que oferece R$ 1,00 no leilão de suas palavras-chave sob um orçamento diário máximo de R$ 100,00. Caso o lance de CPC seja aumentado para R$ 1,50, e o orçamento diário seja mantido em R$ 100,00, isto poderia resultar em queda nas impressões e, consequentemente, diminuição do número de cliques. Este comportamento ocorre porque, pagando mais pelos cliques recebidos, o orçamento do anunciante se esgotará mais rapidamente. Diante deste cenário, o Google Ads diminui a inscrição do anunciante nos leilões, uma vez que a empresa agora não tem mais recursos suficientes para figurar em todos os leilões.
– Assim, fica evidente que o aumento no lance não garante melhorias nos resultados ao anunciar no Google. Aliado a esta estratégia, deve-se dar pronta atenção ao orçamento diário. O anunciante deve analisar algumas métricas do Google Ads, tais como a Parcela de Impressões Perdidas na Rede de Pesquisa, para determinar quando o orçamento e os lances devem ser incrementados.
– Este estudo e posterior otimização no faturamento dos Links Patrocinados contribuirá para aumentar as impressões, cliques, conversões e lucros da empresa ao anunciar no Google.
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