– Muitas vezes, ao escolher palavras-chave para suas campanhas de Links Patrocinados, os anunciantes são impactados pela mensagem do Google Ads: “Baixo Volume de Pesquisa”. Qual é o significado deste status e como ele pode afetar o desempenho das campanhas de Links Patrocinados?
– Quando uma palavra-chave recebe o status de baixo volume de pesquisa, isto significa que o tráfego associado a ela nos mecanismos de buscas do Google é muito pequeno ou totalmente nulo, não justificando assim o seu uso nas campanhas publicitárias. As razões para uma palavra-chave ter baixo volume de pesquisa podem ser várias: um termo extremamente específico, grave erro ortográfico ou talvez por ser pouco objetiva.
– Quando o sistema do Google Ads identifica uma palavra-chave assim, ele prontamente a suspende. Desta forma, esta palavra não acionará os Links Patrocinados da empresa para os quais foi associada. Não se trata de um status definitivo. A palavra-chave suspensa será automaticamente reativada caso o volume de pesquisa dela aumente. De modo que o anunciante não deve se desesperar ao perceber uma ou várias palavras-chave com este status.
– Este procedimento do Google Ads visa liberar seus servidores de uma carga excessiva. Devemos nos lembrar que quando uma pesquisa é realizada, o Google verifica todas as contas para identificar quem está dando lances sobre aquela palavra-chave e, a partir daí, definir quais Links Patrocinados serão exibidos nos resultados. Isto quer dizer que trilhões de palavras-chave são analisadas e comparadas com os respectivos anunciantes interessados. Ao suspender palavras-chave com baixo volume de pesquisa, o Google Ads consegue aliviar seus servidores, otimizando assim a relevância, precisão e velocidade dos resultados de pesquisa.
– É bem provável que, se a palavra-chave em questão for o nome de uma nova marca no mercado, ou mesmo de um novo produto, o sistema inicialmente classificará esta palavra como tendo um baixo volume de pesquisa. Isto se dá porque o sistema avalia a participação de uma palavra-chave em pesquisas realizadas nos últimos doze meses. De modo que é compreensível que uma nova marca ou produto demore algum tempo para se tornar relevante aos olhos do sistema de publicidade online. Mas como mencionado, este é um processo normal e automatizado que o anunciante não deve se preocupar. Assim que as pesquisas realizadas pelos usuários provarem para o Google Ads que tal palavra-chave é relevante, o sistema irá ativá-la. O Google realiza uma verificação semanal das palavras-chave com baixo volume de pesquisa para avaliar se houve mudanças no cenário online relacionado a elas.
– No entanto, se o anunciante perceber que a palavra-chave não oferecerá mudanças significativas em pesquisas futuras, talvez conclua que o melhor a fazer é exclui-la, e então realizar pesquisas por palavras mais relevantes no Planejador de Palavras-chave do Google Ads.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2502) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2574) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2574) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)