Por que as palavras-chave negativas são tão importantes para as campanhas de Links Patrocinados no Google Ads? Como você pode encontrar tais palavras?
Você vai encontrar as respostas para estas e outras dúvidas neste artigo.
Por que as palavras-chave negativas são tão importantes para as campanhas de Links Patrocinados no Google Ads? Como você pode encontrar tais palavras?
Você vai encontrar as respostas para estas e outras dúvidas neste artigo.
Palavras-chave negativas são termos que impedem que seus anúncios apareçam em buscas específicas. Por exemplo, se você selecionar a palavra “grátis” como negativa, seus anúncios não vão aparecer quando as pessoas fizerem buscas usando esta palavra.
Portanto, assim como as palavras-chave indicam para quais termos os anúncios vão aparecer, as palavras-chave negativas são as palavras para as quais os anúncios não vão aparecer.
Desta forma, você consegue se concentrar nas pesquisas que são realmente relevantes para seu negócio.
Se você der bastante atenção às palavras-chave negativas, você vai economizar muito dinheiro no Google Ads. E o contrário também é verdade.
Isto acontece porque as palavras-chave negativas diminuem as chances dos seus anúncios aparecerem em pesquisas irrelevantes.
Afinal, quando seus anúncios aparecem em pesquisas irrelevantes, duas coisas podem acontecer:
Lembre-se que as listas de palavras-chave negativas são poderosas. Se você adicionar a palavra errada, você pode perder tráfego de qualidade e vendas.
Por isso, muito cuidado para não exagerar na hora de criar esta lista e adicionar termos que no final das contas são importantes para suas campanhas.
Por exemplo, imagine que um pediatra está anunciando no Google. Ele adiciona a palavra “pediatra” para disparar os anúncios. Ao mesmo tempo, coloca “pediatra gratuito” como palavra-chave negativa.
Esta estratégia pode dar problemas. Afinal, a palavra-chave “pediatra” pode conflitar com a palavra-chave negativa.
Neste caso, o que precisamos fazer é negativar somente os termos que são irrelevantes para nosso negócio, por exemplo, “gratuito”.
Além disso, em caso de palavras compostas por dois ou mais termos, você pode usar aspas.
Em alguns casos, pode acontecer de você adicionar uma palavra como negativa e ela ainda continuar disparando anúncios. E aí você se pergunta: mas, o que eu fiz de errado?
Na verdade, isto pode acontecer por causa das variantes aproximadas.
Em outras palavras, o Google interpreta esta palavra que você negativou como sendo uma variante aproximada de uma das suas principais palavras-chave. E quando isso acontece, ele mostra o anúncio embora você a tenha negativado.
Para contornar esta situação, em parte, você depende do aprendizado do Google. Ao passo que ele perceber que estas palavras não geram conversões, ao mesmo tempo em que você usa os lances inteligentes, automaticamente o Google vai deixar de exibir anúncios para esta palavra.
Assim, já que deixar de negativar algumas palavras faz com que você perca dinheiro, é preciso dar muita atenção na hora de criar estas listas. No entanto, onde você consegue ideias de palavras-chave negativas para suas campanhas?
Veja algumas ferramentas que podem ajudá-lo a criar listas de palavras-chave negativas.
A mais famosa ferramenta dos anunciantes do Google Ads para encontrar palavras-chave, também é útil na descoberta de palavras que precisam ser negativadas.
Portanto, basta você digitar suas palavras como correspondência ampla e o Planejador vai retornar diversos resultados. Em seguida, você só precisa analisar esta lista para encontrar termos irrelevantes que precisam ser negativados.
Muitas pessoas pesquisam por livros na internet. Será que suas palavras-chave não fazem parte do título de algum livro de sucesso? Você pode fazer uma busca na Amazon para descobrir isso.
Assim, acesse a seção de “livros” e digite sua palavra-chave no campo de busca. Em seguida, verifique os títulos nos resultados – eles vão lhe dar ideias de palavras que podem ser negativadas em suas campanhas.
Por exemplo, quando pesquisamos por “sapatos”, alguns dos resultados são os seguintes:
O IMDB é um site que possui um gigantesco banco de dados sobre cinema e televisão.
Assim, será que as palavras-chave das suas campanhas não fazem parte do título de algum filme que as pessoas procuram com frequência? O IMDB pode ajudá-lo a descobrir isso.
A base de dados do Wikipedia é uma grande aliada para encontrar listas de palavras-chave negativas.
Assim, experimente fazer uma busca no Google usando “lista de [palavra-chave] wikipedia”.
Em geral, essas buscas retornam palavras que poderiam disparar anúncios, mas que não são relevantes para geração de leads.
Por exemplo, digamos que você anuncie uma clínica médica no Google, mas precisa negativar algumas especialidades. Neste caso, você pode pesquisar por “lista de especialidades médicas wikipedia”.
Além destas, existem outras ferramentas que são de ajuda como os relatórios de pesquisa do Google Analytics e relatórios do Google Search Console. Todas elas são importantes para ajudá-lo a encontrar palavras-chave negativas para suas campanhas.
Portanto, dê muita atenção às palavras-chave negativas nas suas campanhas.
Esta é uma forma de manter seu índice de qualidade alto, pagar pouco por clique e economizar dinheiro evitando cliques irrelevantes.
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