preloader

Devo Pausar ou Excluir Uma Palavra-Chave Ruim?

Se uma palavra-chave está com desempenho ruim, o ideal seria excluí-la ou pausá-la?

РOtimizar uma campanha de Links Patrocinados significa aperfeiçoá-la com o passar do tempo, removendo o indesejado e acrescentando o relevante. Tudo em uma campanha do Google Ads é passível de otimização, desde a escolha de palavras-chave até detalhes em uma Página de Destino.

РQuando falamos em otimizar as palavras-chave significa que você deve sempre avaliar as palavras que estão lhe trazendo resultados e, talvez, investir mais tempo e dinheiro nelas. Ao mesmo tempo, aquelas que não estão lhe dando o retorno esperado talvez devam ser deixadas de lado. Mas o que isso significa? No caso das palavras que não estão trazendo benefícios para suas campanhas, o correto seria excluí-las? Ou seria melhor simplesmente pausá-las?

Excluir ou Pausar РFaz Diferença

– Resumidamente, podemos responder que sim, faz diferen√ßa. E por que podemos chegar a esta conclus√£o? Porque uma palavra-chave, mesmo quando pausada, continua influenciando o √ćndice de Qualidade de toda a conta.

– O sistema do Google Ads possui um sistema que vai al√©m de avaliar o que est√° em execu√ß√£o em uma conta. Uma vez que voc√™ comprou uma palavra-chave e esta passou a acionar seus Links Patrocinados, esta palavra tornou-se figura atuante na forma√ß√£o do √ćndice de Qualidade, quer para seu aumento, quer para sua queda. Quando voc√™ pausa esta palavra-chave, o Google Ads continua encarando-a como um fator determinante. Para o Google, a palavra-chave pausada √© como um ator que saiu de cena, mas que voltar√° no ato seguinte. E como diz o dicion√°rio, uma Pausa √© ‚Äúuma interrup√ß√£o tempor√°ria de uma a√ß√£o‚ÄĚ. Assim, o Google Ads n√£o ignora a palavra como se ela n√£o mais fizesse parte do todo. Ela apenas foi pausada. Para o Google, isto significa que em breve, ela voltar√°.

– Assim, temos duas situa√ß√Ķes. Digamos que voc√™ tenha comprado a palavra-chave ‚ÄúT√™nis Dia dos Pais‚ÄĚ. Esta palavra lhe traz um bom retorno, e seu √ćndice de Qualidade √© beneficiado por ela. Mas, uma vez que o dia festivo fica para tr√°s, voc√™ n√£o tem mais porque us√°-la (n√£o at√© o pr√≥ximo ano). Neste caso, voc√™ pode decidir pausar a palavra-chave. Visto que ela teve um bom resultado, paus√°-la vai permitir que ela continue influenciando sua conta, contribuindo para o aumento do seu √ćndice de Qualidade.

– Este tipo de a√ß√£o tem o seu lado ruim: dependendo do n√ļmero de palavras-chave pausadas, voc√™ pode come√ßar a enfrentar dificuldades em organiz√°-las. Imagine uma conta com centenas de palavras-chave ativas, e outras centenas pausadas.

– Uma outra situa√ß√£o √© quando voc√™ usa uma palavra-chave e ela n√£o lhe traz bons resultados, tendo um baixo √ćndice de Qualidade. Neste caso, mesmo que voc√™ n√£o tenha certeza se ir√° us√°-la novamente, num futuro pr√≥ximo, o recomend√°vel √© excluir. Desta forma, voc√™ impedir√° o Google Ads de vistoriar diversas palavra ruins, e aplicar a regra para sua conta, prejudicando a qualidade da mesma.

– Devo pausar ou excluir uma palavra-chave que n√£o uso mais? Como vimos, isto depender√° de uma s√©rie de fatores. A decis√£o final precisa ser acertada para n√£o prejudicar o √ćndice de Qualidade de suas conta no Google Ads.