– Ao selecionar as palavras-chave que acionarão os Links Patrocinados, é preciso definir as correspondências das mesmas. Alguns anunciantes ficam em dúvida quanto se é interessante usar todas as correspondências para cada uma das palavras utilizadas na campanha.
– Será que esta é a decisão mais acertada? Será que este tipo de gestão fará com que o tráfego e as conversões sejam maiores?
– Quando se conhece o fundamento de todas as correspondências fica claro que não há a necessidade de colocar todas as palavras-chave como ampla, frase, exata e ampla modificada. É preciso analisar este fundamento e os objetivos da campanha. Por exemplo, o que um anunciante pode esperar ao anunciar seus Links Patrocinados utilizando as correspondências ampla e exata?
– Correspondência Ampla é a que gera a maior quantidade de impressões. No entanto, é responsável por gerar muito tráfego indesejado. Quaisquer termos de pesquisa que tenham uma tênue, porém, indesejada relação com as palavras-chave escolhidas, podem disparar os Links Patrocinados. Por isso, a correspondência ampla costuma ter o mais baixo CTR de uma campanha. A melhor forma de corrigir este tipo de problema é utilizando as palavras-chave negativas – mas isto possui um lado ruim, já que demandará mais de tempo na gestão das campanhas.
– Já a Correspondência Exata costuma ser detentora do maior CTR. No entanto, possui uma quantidade bem menor de buscas, e o CPC poderá ser um pouco mais caro em alguns casos. Ainda assim, você sabe exatamente o que o usuário está procurando, o que faz com que esta correspondência gere maiores conversões. Além disso, de modo geral, este tipo de palavra-chave costuma ficar melhor posicionado nos resultados de pesquisa, já que o Google Ads prioriza palavras exatas, em relação às outras correspondências. E como não poderia deixar de ser, ela é a mais concorrida.
– Assim, será que não existe nenhuma razão em utilizar todas as correspondências de palavras-chave? Os prováveis únicos motivos que justificariam esta decisão seriam os seguintes:
* Testar todas elas e analisar qual gera maior CTR, menor custo, além de conduzir a maiores conversões e, a partir daí, escolher apenas uma correspondência (isto levará demasiado tempo e pode ser muito caro);
* Dar lances diferenciados para diferentes correspondências (por exemplo, dar um lance maior para correspondência exata e um menor para ampla). Neste caso, não há necessidade de se criar Grupos de Anúncios para cada uma das correspondências. O melhor é utilizar grupos tematizados com todas elas.
– Há diversas formas de se estruturar uma conta, e cada anunciante e consultor de Links Patrocinados costuma tomar uma decisão. Há quem prefira usar diversas correspondências para poder dar lances diferenciados e não perder nenhuma audiência. Outros se concentram na correspondência exata, e nas demais, tentando garantir um tráfego mais qualificado. De qualquer forma, conhecendo o funcionamento de cada uma das correspondências, seus objetivos, e os hábitos de consumo do seu público-alvo, ajudará com que você faça a decisão mais acertada ao anunciar seu site no Google.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2519) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2591) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2591) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)