– O Google oferece aos anunciantes uma grande quantidade de ferramentas gratuitas que servem a diversos propósitos, inclusive ajudá-los a ter maior sucesso em suas campanhas de Links Patrocinados. Uma destas ferramentas é o Google Trends.
– O Google Trends permite entender o que o as pessoas estão procurando na internet, e como períodos específicos influenciam nesta procura. Isto permite avaliar a popularidade de termos e palavras-chave em diferentes fases do ano. De fato, uma ajuda indispensável ao divulgar seu site no Google Ads.
– A ferramenta permite descobrir em quais períodos do ano (ou em vários deles) as palavras-chave relacionadas ao seu ramo de negócio tiveram maior procura. Por exemplo, fazendo uma pesquisa por “tênis esportivo”, é possível analisar como foi a demanda por este termo no último ano. Além disso, ainda é possível comparar o resultado com anos anteriores, ou com outras palavras-chave durante o mesmo período. Às vezes, ocorrem verdadeiros picos de interesse e pesquisa.
– De posse destas informações relevantes, é hora de analisar o porquê do interesse especial em determinadas épocas. Será que há relação com a sazonalidade, ou houve algum acontecimento especial que despertou o interesse do público? Uma notícia na mídia foi a grande impulsionadora? O acompanhamento destas variações também se tornará mais produtivo se utilizado calendários para identificar eventos festivos que tem relação com mudanças na demanda.
– As opções de segmentação podem ser definidas por meio da opção Limitar. Ali, pode-se definir se quer utilizar o serviço de pesquisa da web do Google, ou somente a busca de imagens, notícias ou produtos. Além disso, é possível segmentar por período, localização geográfica, e por categoria.
– Segundo o Google, os dados do Trends são avaliados a cada hora. Isto faz do Google Trends uma ferramenta de escuta em tempo real do que acontece no universo das pesquisas em seus motores de busca. Isto pode ajudá-lo não só a perceber tendências sazonais, mas identificar e acompanhar o que tem de mais “quente” na internet (os chamados trending topics). Toda esta inteligência está ao seu dispor para criar campanhas de Links Patrocinados ainda mais efetivas.
– Google Trends é uma excelente ferramenta para auxiliar os anunciantes a planejar suas campanhas de Links Patrocinados para todo o ano. Isto significa ganhar uma considerável vantagem sobre os concorrentes. Identifique novas palavras-chave para anunciar seu site no Google. Examine os padrões sazonais de busca. Aumente o tráfego de qualidade em seu site. E economize tempo na gestão do Google Ads.
– Isto é o que o Google Trends oferece. Simplicidade e otimização na árdua tarefa de gerenciar eficazmente suas campanhas de Links Patrocinados.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2519) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2591) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2591) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)