– Muitas anunciantes se perguntam como é possível o Índice de Qualidade de uma palavra-chave mudar tão radicalmente com o passar de algumas poucas horas. Há ainda situações que parecem até inusitadas: palavras-chave sem nenhuma impressão e que, no entanto, possuem um Índice de Qualidade de 10/10. O que causa este comportamento no Google Ads?
– A explicação para isso é que o Google Ads se vale de diversos fatores para determinar um Índice de Qualidade para uma nova palavra-chave. Que fatores são esses, afinal?
– Quando adicionamos uma nova palavra-chave à nossa conta, qual é o seu Índice de Qualidade? Como o Google Ads a encara? Como a palavra-chave é nova, e você ainda não teve nenhuma impressão, o Google Ads atribui a ela um Índice de Qualidade temporário. Ele é baseado em alguns fatores, tais como:
* Histórico de sua conta;
* Histórico de sua URL de destino;
* Histórico de todos os anunciantes que utilizaram a palavra-chave no passado.
– O CTR não influencia no Índice de Qualidade temporário destas palavras-chave novas. Isto se dá porque o CTR precisa de impressões para ser calculado. E estamos considerando palavras-chave recém-adicionadas que não possuem cliques e nem impressões.
– Assim, observando os fatores que são avaliados pelo Google Ads, percebemos que o sistema de cálculo é incompleto, e falta variáveis importantes. Por esta razão, o Google Ads faz questão de atualizar o Índice de Qualidade de tais palavras-chave diariamente. Esta é a razão de você, porventura, ver mudanças drásticas no Índice de Qualidade de suas palavras-chave em questão de poucas horas.
– Se quiser fazer um teste apenas para visualizar melhor este funcionamento, você pode fazer o seguinte: criar uma nova campanha, um anúncio (que poderá ser imediatamente pausado), e escolher suas respectivas palavras-chave. Uma vez terminado esse processo, verifique o Índice de Qualidade das palavras escolhidas. Você verificará que elas já possuem um Índice de Qualidade temporário.
– Se você ativar seu anúncio e esperar alguns poucos dias verificará grandes mudanças nestes números. Muitas de suas palavras-chave terão seu Índice de Qualidade aumentado, enquanto outras, diminuirão significativamente. Isto nos mostra que, uma vez que as palavras-chave começarem a gerar impressões e cliques, o Google Ads passa a adquirir dados mais concretos sobre elas, não sendo mais necessário se basear somente no Índice de Qualidade temporário.
– Em alguns setores, a maioria das palavras-chave podem ter um Índice de Qualidade muito baixo, de 5/10 para menos. O que isto significa? São áreas cujos anunciantes não estão fazendo um bom trabalho na gestão dos seus Links Patrocinados. Isto prejudica tais anunciantes e outros que irão utilizar as mesmas palavras-chave, no futuro. Todos acabam sendo prejudicados porque palavras-chave com baixo Índice de Qualidade são mais caras, e os Links Patrocinados passam a ter menos impressões do que se tivessem um índice alto.
– Em resumo, não contratar uma eficiente e capacitada consultoria para gestão de Links Patrocinados prejudicará não somente a empresa contratante. Mas afeta todo um segmento de mercado.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner