Pesquisa Interna do Analytics: Como usar este relatório para otimizar campanhas no Google Ads

01/11/2021 by in category Google Analytics, Palavra-chave with 0 and 2
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Veja como o relatório de busca interna do Analytics pode ajudá-lo a conhecer melhor seu público, bem como otimizar anúncios e listas de palavras-chave no Google Ads.

Diversos sites possuem um mecanismo de busca interna. O objetivo deste recurso é auxiliar os visitantes a encontrar uma informação ou produto de forma mais rápida.

De fato, disponibilizar um campo de busca interna contribui para a boa experiência dos visitantes.

Mas você sabia que esta caixa de pesquisa interna pode ajudar a melhorar seus resultados ao anunciar Google Ads?

Neste artigo, você vai saber o que é relatório de pesquisa interna, como configurá-lo e quais as vantagens de usá-lo para otimizar anúncios e listas de palavras-chave.

O que é o relatório de busca interna do Google Analytics

O Analytics é um grande aliado das empresas que anunciam no Google Ads. De fato, esta ferramenta fornece dados úteis sobre o comportamento do seu público, o que permite fazer ajustes e otimizações nas campanhas de Links Patrocinados.

Com o relatório de pesquisa interna, você descobre o que realmente interessa ao seu público. Isto é possível porque a ferramenta fornece uma lista dos termos de busca que as pessoas fazem dentro do seu site.

Vantagens de usar a pesquisa interna ao anunciar no Google

Analisando a busca interna, você consegue acompanhar em tempo real quais são os interesses e preocupações do seu público.

Assim, caso haja alguma mudança na linha de interesses do seu público, você descobre isso de imediato.

De fato, estas informações podem ser muito úteis para otimizar suas listas de palavras-chave. Adicione os termos relevantes que seu público busca em seu site e defina lances coerentes.

Além disso, dependendo de quais são as preocupações, dores e desejos do seu público, você pode criar novos anúncios e páginas de destino focados nestes interesses.

Outra opção é revisar anúncios e landing pages para que reflitam melhor o que seu público procura.

Por exemplo, analisando o relatório de busca interna, um e-commerce percebe um súbito crescimento no interesse dos clientes pelo modelo de um produto. Assim, de posse desta informação, a loja virtual decide criar uma campanha para este modelo, com anúncios e páginas de destino personalizados .

Para facilitar este processo, a empresa pode segmentar a página deste produto nos anúncios dinâmicos de pesquisa. Assim, o Google Ads cria os títulos dos anúncios de forma automática com base no conteúdo da página. Tudo o que você precisa fazer é escrever as linhas de descrição do anúncio.

Sem dúvida, isto pode gerar oportunidades, aumentando o número de visitas e conversões.

Como ativar o relatório de busca interna

Para ativar este relatório em sua conta do Analytics, siga os passos a seguir.

Na barra esquerda, clique em Administrador.

administrador google analytics

Em seguida, na coluna Vista, clique em Configurações da vista da propriedade.

ativar relatório de pesquisa interna

Na página que abrir, você precisa ativar o acompanhamento da pesquisa no site. Além disso, você precisa inserir o Parâmetro de consulta.

ativar relatório de busca interna

Para descobrir qual o parâmetro de consulta seu site utiliza, basta fazer uma busca interna e ver o que aparece na URL. Em nosso caso, o parâmetro é s.

identificar parâmetro de consulta interna

Feito isso, a configuração está pronta!

Como acessar este relatório

Em seguida, você já pode visualizar a lista de termos da busca interna. Para acessar este relatório no Analytics, vá até a aba Comportamento e acesse Pesquisa Interna > Termos de pesquisa.

relatório busca interna Google Analytics

Você vai encontrar uma lista dos termos que as pessoas utilizaram na busca interna, no período selecionado.

O relatório Pesquisa Interna > Páginas de Pesquisa mostra as páginas a partir das quais os clientes pesquisaram no seu site.

Mas, vale destacar que a lista começa a ser gerada a partir da data que você configurou na pesquisa interna.

Concluindo

Mas, você ainda não possui uma caixa de busca interna em seu site? Diante do que analisamos aqui, fica claro que vale a pena colocar um campo de pesquisa interna em seu site.

No entanto, se você já tem, certifique-se de deixar este campo bem visível para os visitantes. Além disso, configure e verifique o relatório de pesquisa interna de modo regular.

De fato, estes dados vão ajudá-lo a conhecer melhor seu público – e tudo isso em tempo real.

Além disso, de posse destas informações, você tem mais dados para otimizar suas listas de palavras, além de criar anúncios focados no que realmente seu público está precisando.

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