Anúncios com clickbait são proibidos no Google Ads

18/06/2020 by in category Políticas Google Ads with 0 and 1
Home > Blog > Políticas Google Ads > Anúncios com clickbait são proibidos no Google Ads

Empresas que anunciam no Google usando chamadas como “Clique aqui para descobrir” ou “Você não vai acreditar no que aconteceu”, cuidado! Seus anúncios estão a um passo de serem reprovados.

Você já deve ter ouvido falar em clickbait, certo? Apenas para recapitular:

Clickbait, ou isca de cliques, é uma prática utilizada para chamar a atenção e atrair mais tráfego por meio de títulos sensacionalistas. Embora seja possível aumentar o número de visitas em um site, o uso de clickbait não é legal e pode manchar a reputação de uma empresa.

Pois bem, e se não bastasse isso, agora existem motivos adicionais para deixar esta prática de lado quando o assunto é a publicidade do Google Ads.

É que o Google decidiu combater pra valer esta prática, de acordo com suas diretrizes de publicidade.

Anúncios proibidos segundo política de indução de clique (clickbait)

A política Declarações Falsas foi atualizada para incluir agora normas e diretrizes sobre os anúncios com indutores de cliques.

O que significa isso? Anúncios indutores de cliques são anúncios com clickbait. Ou seja, sabe aqueles anúncios com imagens ou textos sensacionalistas que tentam fisgar os usuários a todo custo? Com esta política, estes anúncios estão proibidos de serem veiculados.

Confira o que está definitivamente proibido de ser veiculado nos anúncios do Google de acordo com esta atualização (esta lista não é exaustiva, portanto, contém apenas alguns exemplos):

Anúncios de texto

Os anúncios de texto reprovados segundo a política dos anúncios indutores de cliques são os seguintes:

  • Anúncios que alegam revelar segredos;
  • Notícias de escândalos;
  • Informações sensacionalistas sobre produtos e serviços;
  • Anúncios que usam clickbaits como “Clique aqui para descobrir”, “Você não vai acreditar no que aconteceu” e outras semelhantes.

Anúncios com imagens

O Google também está de olho em anúncios que utilizam imagens tais como as listadas a seguir:

  • Partes do corpo ampliadas claramente alteradas;
  • Retratos falados;
  • Fotos de acidentes reais utilizadas para promover produtos e serviços;
  • Anúncios que usam imagens do tipo “antes e depois” para destacar alterações no corpo humano.

Por que não usar clickbait no marketing?

Depois do que viu até aqui, talvez você responda rapidamente: “Porque o Google Ads não permite anúncios com esta prática”.

Se respondeu assim, você respondeu corretamente. Mas a resposta vai além de uma proibição do Google.

Clickbait pode ser prejudicial para a empresa em todas as frentes do marketing digital.

Como vimos, clickbait é um conteúdo (não necessariamente um anúncio) que promete algo de forma exagerada, geralmente com títulos sensacionalistas. São conteúdos promovidos com o único objetivo de adquirir tráfego, pouco se importando se os usuários se sentirão enganados.

Por exemplo, pense em um conteúdo com clickbait no formato de post. De modo geral, posts com clickbait são curtos (menos de 300 palavras). Além disso, o conteúdo destes posts não é original. Na maioria dos casos, é apenas um resumo do conteúdo de outro site. Mas, se parasse por aí, dos males o menor. O problema maior está nos títulos: muitas vezes, o título é sensacionalista, exagerado e destoado da realidade.

É verdade que esta prática consegue atrair cliques, mas qualquer aparente vantagem para por aí. Pessoas que clicam em clickbait, em grande parte, se sentem enganadas e passam a evitar aquele que promoveu esta isca de cliques. Em outras palavras, a marca começa a ser vista como sinônimo de enganação e perda de tempo.

Tiro no pé em termos de SEO

Com o Google cada vez mais afiado em identificar conteúdo ruim, sites que utilizam esta prática sentem na pele a perda de posições a cada nova atualização do algoritmo do Google.

Além disso, sites que utilizam clickbait têm altas taxas de rejeição. Este comportamento coletivo dos usuários também é identificado pelo Google e sinaliza conteúdo ruim. Em outras palavras, mais um motivo para o buscador penalizar o site nas buscas orgânicas.

Clickbait perdendo espaço nas redes sociais

É verdade que tem muita gente que não se preocupa com Google na hora de promover conteúdo sensacionalista. Isto se dá quando o foco está nas redes sociais.

Mas, os algoritmos das redes sociais estão cada vez melhores preparados para filtrar este tipo de conteúdo.

Por exemplo, no Facebook, o feed de notícias aprende com o passar do tempo. E ele foi programado para rebaixar conteúdo classificado como clickbait. Assim, se uma notícia utilizar isca de cliques, ela será exibida mais abaixo no feed de notícias, para que menos pessoas a veja. Além disso, se uma página insistir na publicação deste tipo de conteúdo, suas publicações serão limitadas e elas passarão a ser vistas cada vez menos.

Concluindo

As políticas do Google Ads sobre anúncios indutores de cliques (clickbait) são mais uma evidência de que esta prática não traz bons resultados.

Portanto, para as empresas que querem fazer marketing inteligente, o clickbait é carta fora do baralho.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso