Com o crescimento de fraudes relacionadas às criptomoedas, Google Ads proíbe anúncios de criptomoedas em alguns países, como Brasil. Mas começa a abrir exceção nos Estados Unidos.
– As criptomoedas são moedas virtuais que foram assim batizadas por utilizarem criptografia. Este termo passou a ser conhecido a partir de 2008 com a criação do Bitcoin, a primeira moeda digital a utilizar criptografia.
– Diferentemente do que acontece com as moedas físicas, o bitcoin não é emitido pelo Banco Central de qualquer país. Sendo assim, não é uma moeda regulamentada. E isto facilita o surgimento de golpes.
– E exatamente devido ao crescimento do número de fraudes relacionadas às criptomoedas, o Google Ads atualizou suas diretrizes sobre Serviços Financeiros.
Anúncios de Criptomoedas Proibidos Pelo Google
– Em um movimento para proteger os consumidores, o Google Ads inclui as criptomoedas em sua política de publicidade sobre Serviços Financeiros.
– Segundo esta política, é proibido veicular anúncios de criptomoedas. Ela expressa a posição de cautela do Google em relação a estes recursos. Tais serviços são considerados especulativos e sem regulamentação, o que facilita a ocorrência de fraudes. A volatilidade das criptomoedas oferece grandes riscos, especialmente para aqueles sem experiência no uso destes recursos. E o Google não deseja que sua plataforma de anúncios seja utilizada para trazer tais riscos aos seus usuários.
– Portanto, estas restrições abrangem todas as negociações criptografadas, como ofertas iniciais de moedas (ICOs), câmbios e carteiras de criptomoedas, bem como aconselhamento sobre negociação de criptomoedas. Isto inclui o Bitcoin, embora a política não o cite nominalmente.
– Esta política do Google Ads revela uma posição da empresa em relação a relatos recentes de golpes envolvendo as criptomoedas. Nos últimos tempos, tem crescido a ocorrência destas fraudes online. Isto fez com que muitas empresas, como o Google e o Facebook, proibissem a veiculação de anúncios envolvendo criptomoedas.
Google Ads permite anúncios de criptomoedas nos Estados Unidos
No entanto, o Google Ads começou a liberar anúncios de criptomoedas nos Estados Unidos. Existem diversos requisitos para as corretoras conseguirem divulgar criptomoedas, por exemplo, estar registrado na FinCEN, a Rede de Combate a Crimes Financeiros dos Estados Unidos. Além disso, é preciso cumprir todos os requisitos legais locais em nível federal e estadual.
Com esta mudança, pode ser que em breve o Google mude suas políticas sobre anúncios de criptomoedas no Brasil. Resta aguardar!