Experimente fazer uma pesquisa no Google Insight por palavras como “whisky”, “cerveja” ou “vinho”. Você verá que a temporada de férias é a época em que o volume de procura por bebidas alcoólicas aumenta no Google.
Até alguns anos atrás, os fornecedores de bebidas alcoólicas só poderiam aproveitar esta demanda nos links patrocinados do Google Ads para divulgar suas marcas, o chamado branding. Procurando estabelecer melhorias para anunciantes e público, o Google passou a permitir, a partir de 2008, a criação de links patrocinados para bebidas alcoólicas – desde que respeitem as claras restrições estabelecidas pelo Ads.
Obviamente que, considerando as leis estatais, existem restrições específicas para cada país. No tocante ao Brasil, é permita a promoção de bebidas alcoólicas, tais como cerveja, champagne, vinho. O anunciante pode utilizar os links patrocinados para divulgar sua marca, os eventos patrocinados por ela, bem como a venda de bebidas alcoólicas online. Quanto às restrições mencionadas, estas precisam ser cuidadosamente analisadas para que tais anúncios mantenham-se dentro de um patamar classificável como Responsável.
Veja algumas das restrições determinadas pelo Google Ads:
O anunciante não poderá segmentar seus anúncios de modo a serem exibidos para menores de idade;
Este tipo de anúncio não é permitido noAdMob e Anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa.
Conhecemos casos de anunciantes que seguiram à risca todo o procedimento para criação de um anúncio qualificado, e mesmo assim, receberam a notificação de que o anúncio fora reprovado. O que é preciso ter em mente é que as políticas do Google não se aplicam somente ao anúncio, mas também abrangem o conteúdo das páginas para as quais o usuário é direcionado. Se a última restrição citada na lista acima for descumprida, certamente seu anúncio será reprovado.
Os anúncios que forem aprovados receberão uma classificação como “não indicado para menores”. Não fique preocupado se observar o status do seu anúncio indicando “Aprovado (limitado)”. O termo “limitado” tem a ver com o fato do anúncio não ser apropriado para menores de 18 anos.
Com isso vemos que a responsabilidade não é uma característica a ser cultivada apenas por aqueles que consomem bebidas alcoólicas, mas também pelos profissionais na hora de anunciá-las.
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