Em 2005, o Google Ads introduziu o índice de qualidade de modo a garantir links patrocinados criativos e eficazes, permitindo aos usuários encontrar o que realmente estão procurando. Logo depois, o Google adicionou uma pontuação para a página de destino, avaliando sua qualidade e relevância. Diversos quesitos foram estabelecidos, e os anunciantes precisaram se adaptar a esta nova política.
Uma das reivindicações do Google Ads, estabelecidas com estas mudanças, é que as páginas de destino não mais poderiam usar “armadilhas” para segurar o usuário. Como assim?
Um dos critérios utilizados pelo Google Ads para avaliar o índice de qualidade de um anúncio, é a chamada taxa de rejeição. Esta taxa representa a porcentagem de visitantes em uma página que, talvez ao perceber que o site não oferece o que procuram, não continuam a navegação, mas abandonam o site. Quanto mais alta for esta taxa, maior será a convicção do Google Ads de que tal página não oferece conteúdo de qualidade e por isso, a derruba em seu índice.
Tentando driblar isto, anos atrás, alguns sites “desabilitavam” o botão Voltar, fazendo com que o usuário permanecesse na página, ou acabasse sendo redirecionado para outra do mesmo domínio (o que daria a entender ao Google Ads que o visitante estaria navegando pelo site). Pensando neste problema, foi criado uma política de publicidade específica: para um anúncio ser aprovado: o botão Voltar do browser, na landing page, precisa funcionar perfeitamente. Se houver a necessidade de dois ou mais cliques para a pessoa sair da página caracteriza-se violação desta política. O anúncio não será aprovado.
Como você se certificará de que seu site está respeitando este requisito? A melhor maneira é testar, testar e testar. Sim, a ênfase aqui foi proposital. Não se contente em realizar um teste em seu navegador e se dar por satisfeito. É necessário fazer testes em diversos navegadores. Há casos de páginas que, devido às tecnologias empregadas, voltam para o Google com apenas um clique no navegador Firefox, mas que precisam de dois cliques quando usado o Internet Explorer. Se isto acontecer com sua página, consulte seu programador e web-designer para avaliar o que precisará ser modificado para resolver este problema.
Para melhorar seu índice de qualidade junto ao Google Ads, você precisa “segurar” seus visitantes em seu site. Mas deve fazer isso, não utilizando armadilhas, mas sim, através de um conteúdo completo, original e de qualidade.
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