Uma das mais significativas áreas do marketing digital é o SEO, responsável pelo bom posicionamento de um site na pesquisa orgânica dos buscadores. Para otimizar a classificação de um website no Google, alguns fazem trabalhos de SEO aliados a campanhas no Google Ads. No entanto, existem práticas de SEO que, quando não bem aplicadas, podem não só prejudicar o posicionamento do site na pesquisa natural, como fazer com que uma página seja punida pelo Google Ads, impedindo que links patrocinados direcionados a ela sejam aprovados.
Esses princípios estão classificados nas Diretrizes para Webmasters. Tratam de técnicas utilizadas para aumentar o tráfego do site, de forma artificial. Uma destas técnicas é chamada de spam de palavras-chave. Consiste em utilizar palavras-chave em excesso, já que as páginas são rankeadas e exibidas com base nas palavras pesquisadas pelos usuários. Este tipo de prática acaba gerando conteúdo de baixa qualidade, o que é passível de punição segundo as políticas de publicidade do Google Ads.
Quantas palavras-chave deve ter seu website? Não existe um número fixo para isso, até porque o tamanho de páginas e artigos são variáveis. É preciso, acima de tudo, lembrar-se que você está gerando conteúdo para pessoas, e não para robôs. No entanto, se precisar de uma base para não correr o risco de exagerar, talvez queira considerar uma fórmula empregada por Martha Gabriel no livro “SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca”. Ela utiliza a seguinte fórmula:
F = K / T
Segundo a autora, um número ideal é entre 3% e 8%. É preciso avaliar, no entanto, se a quantidade de palavras-chave dispostas não prejudica a fluidez e navegabilidade do seu website.
O Google também não permite cloaking. Esta técnica envolve apresentar conteúdo diferente para usuários e para os robôs do Google. As políticas de publicidade do Google Ads chama esta técnica de Atividade de Ocultação. Se esta prática for utilizada, isto constituirá violação das normas, e os links patrocinados do site não serão aprovados.
Páginas de Entrada não são permitidas segundo as condições do Google. Estas também visam exclusivamente os mecanismos de pesquisas, não oferecendo nenhum conteúdo relevante aos visitantes. Trata-se de um conjunto de páginas de baixa qualidade, onde cada uma delas é otimizada para uma palavra-chave. E todas elas redirecionam os usuários para a página principal. Se um website se utilizar desta técnica, seu posicionamento no Google será prejudicado, e não será possível anunciar nos links patrocinados do Google Ads.
Estas Diretrizes para Webmasters do Google Ads devem ser levadas em conta não somente como regra para ter os anúncios aprovados, mas também para não ser punido e perder posições nas buscas orgânicas. Vise sempre um conteúdo relevante e de qualidade. Seus usuários e o Google Ads agradecem.
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