As regras de conteúdo concernentes às URLs de visualização no Google Ads são bastante claras, objetivando dar o máximo de informação ao internauta que busca por um determinado produto ou serviço, sem que o mesmo seja redirecionado a páginas que fujam de sua área de interesse. O Google Ads espera que o usuário, ao clicar sobre um Link Patrocinado, tenha condições de saber exatamente para qual domínio será redirecionado. E para esta finalidade criou uma política de publicidade denominada URL de Visualização.
A proposta básica desta diretriz de conteúdo é: o domínio raiz das URLs de visualização precisam obrigatoriamente coincidir com o domínio das URLs de destino. Como exemplo, vamos propor que o anunciante utilize como URL de visualização o endereço http://www.meusite.com.br nos links patrocinados. Para qual endereço o usuário deve ser redirecionado ao clicar sobre este anúncio? Para a URL http://www.meusite.com.br ou ainda páginas relacionadas, dentro do mesmo domínio, como por exemplo, http://www.meusite.com.br/exemplo, http://www.meusite.com.br/pagina, etc. Note que as possibilidades são quase infinitas, desde que se preserve o domínio raiz na URL de visualização como forma de orientação para o internauta. Dica: não utilize encurtadores, tão comuns em sites como o Twitter. Um encurtador irá esconder o domínio de destino, o que dará ao Google Ads motivos suficientes para reprovar seus Links Patrocinados.
É interessante você utilizar a palavra-chave que chama seu anúncio em sua URL de visualização. Assim, suponha que compre a palavra-chave “celular” para anunciar seu e-commerce que oferece diversos produtos, incluindo relacionados a telefonia móvel. A Página de Destino para a qual você direcionará seus usuários será http://www.ecommerce.com/produtos/promocoes/telefonia. Bem, se a palavra-chave utilizada para chamar esse anúncio é “celular” seria muito interessante você criar como URL de visualização algo como http://www.ecommerce.com/celular. Assim, você ganhará mais destaque aos olhos de quem realiza a pesquisa – não somente pelo uso da palavra-chave, mas também pelo fato do Google Ads destacar as mesmas com negrito, quando encontradas no texto do Link Patrocinado.
Embora estejamos usando como exemplo URLs de visualização precedidas por http://, tenha em mente que elas não são obrigatórias. Utilizando o último exemplo citado, o anunciante poderia exibir a URL como www.ecommerce.com/celular ou ecommerce.com/celular. Outro detalhe importante é que a URL de visualização poderá ter, no máximo, 35 caracteres. No caso de Links Patrocinados para dispositivos móveis, a limitação é menor: 20 caracteres.
O anunciante também precisa estar atento à extensão de seu website. Se esta for “.com.br” a URL de visualização não poderá ser somente “.com”, nem tampouco “.net”, “.org”, etc. Em relação aos domínios de blogs, como o blogspot, e websites que hospedam ou sublocam outras páginas como Ning ou Webnode, estes devem estar com as URLs de visualização completas, como meusite.webnode.com.br.
Também não são permitidos endereços IP no campo do URL de visualização. Isto visa proteger a experiência dos usuários.
Você sabia que URLs de navegação também podem ser utilizadas no título do anúncio? O Google Ads exibe automaticamente domínios da URL de visualização no título de alguns anúncios que ocupam a posição superior do resultado das pesquisas. Para maiores detalhes, acesse o artigo correspondente no blog do Google Ads.
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