Ao anunciar no YouTube, a empresa pode procurar gerar um maior envolvimento com seu público-alvo, permitindo que este crie conteúdo que é posteriormente utilizado nos Links Patrocinados no formato de vídeo. Este tipo de estratégia de marketing digital pode ser eficiente, levando a uma interação mais próxima entre usuários e a marca, e fazendo com que os internautas se sintam parte integrante da empresa.
Algumas marcas criam promoções, permitindo que os usuários enviem seus vídeos que são, parcial ou integralmente, utilizados pela empresa ao anunciar no YT. Além disso, outras empresas utilizam aplicativos de terceiros incorporados em seus anúncios.
Se alguma destas práticas integrar as estratégias de marketing online das empresas é necessário estar atento às políticas de publicidade do YT . As diretrizes pertinentes são denominadas Conteúdo Gerado Por Usuários em Anúncios bem como Aplicativos de Terceiros.
Segundo estas diretrizes publicitárias, para qualquer vídeo enviado por usuários e que seja total ou parcialmente publicado pela marca no YouTube, exige-se a obtenção de uma autorização explícita do proprietário do conteúdo.
No entanto, a empresa não poderá veicular este conteúdo no mastheads da página inicial, onde conteúdos gerados por usuários em anúncios é integralmente proibido. A marca poderá utilizar o conteúdo criado por usuários em seu brand channel utilizando as funções do canal, o que inclui a criação de listas de reproduções ou mesmo a adição do vídeo aos seus favoritos.
Se o anunciante utilizar aplicativos que não sejam de sua propriedade em suas campanhas de Links Patrocinados no YouTube, deve estar atento às diretrizes para Aplicativos de Terceiros. As políticas de publicidade do YouTube determinam que os aplicativos de terceiros utilizados nas campanhas de vídeo devem ser controlados pelo anunciante. Também é possível utilizar a API do Google.
Se os anúncios no YouTube incorporarem aplicativos ou APIs de terceiros, ou mesmo do próprio Google, o anunciante deve estar atento para que os termos e condições dos respectivos aplicativos sejam respeitados. Além disso, nenhum dado do terceiro deve passar pelos servidores do YouTube.
Conhecer e respeitar as normas e regras do YouTube relacionadas ao Conteúdo Gerado Por Usuários e ao uso de Aplicativos de Terceiros estão entre as obrigações daqueles que utilizam estas estratégias e tecnologias ao anunciar no YouTube.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner