Os Links Patrocinados da Rede de Display combinam elementos de texto, imagem e vídeo para oferecer anúncios envolventes. Eles são apresentados para pessoas que estão navegando em sites com temática relacionada ao produto ou serviço que você está anunciando. Ou seja, é um marketing contextualizado, que aumenta a eficácia dos anúncios apresentados.
Mas, há muita informação na internet. Como garantir que seus anúncios serão vistos e, principalmente, inspirarão as pessoas?
Para isso, é preciso combinar a mensagem certa com escolhas visuais inteligentes. Isto propicia um maior estímulo para o clique e posterior conversão, bem como causar uma impressão mais duradoura na mente do público-alvo.
Quais são alguns cuidados que o profissional de marketing digital deve ter ao criar as campanhas na Rede de Display? Como aumentar a eficácia dos anúncios gráficos?
Para iniciar estratégias de otimização, é necessário que você compreenda o desempenho dos seus anúncios gráficos, detalhadamente. Isto inclui saber se eles foram realmente visualizados.
O Media Rating Council (MRC) criou um padrão para entender se um anúncio foi visualizado: pelo menos 50% do anúncio precisa estar no campo visual do usuário por, no mínimo, um segundo. Se for um anúncio em vídeo, ele precisa permanecer no campo de visão do usuário por 2 segundos.
Você precisa compreender exatamente se seus anúncios estão sendo visualizados. Afinal, isto faz toda a diferença nos resultados alcançados ao anunciar na Rede de Display.
Um anúncio na Rede de Display não precisa ser clicado para ser eficiente. Mas se você estiver com metas de marketing que vão além do clique, é preciso compreender e calcular as conversões após a visualização do anúncio.
O que acontece se a análise incluir as conversões de Links Patrocinados que não foram visualizados? Você vai supervalorizar as conversões relacionadas a impressões não visualizadas. E isto certamente levará a cálculos incorretos do CPA (custo por aquisição).
Além de compreender o desempenho dos anúncios, você precisa otimizá-los.
O Google Ads tem recolhido dados sobre a interação dos internautas com os anúncios online, permitindo ter uma visão clara do que tem dado resultados reais. Seguem algumas dicas:
– Ao configurar o design dos anúncios, é recomendável utilizar diversos formatos. O Google Ads sugere os mais eficientes:
A finalidade desta variação é garantir que os anúncios gráficos sejam exibidos de forma correta, independentemente da tela utilizada pelo usuário (computador, tablet ou smartphone). O Google faz o redimensionamento automático considerando a tela onde os Links Patrocinados gráficos são exibidos.
Confira uma lista completa com os melhores tamanhos e formatos de anúncios gráficos.
Quais são as imagens mais impactantes para serem usadas nos anúncios?
Ao criar seus anúncios na Rede de Display, priorize imagens de pessoas em experiências reais.
Segundo pesquisas de hábitos de navegação do Google Ads, Links Patrocinados com imagens de pessoas reais tem um impacto maior sobre o público-alvo do que simplesmente exibir imagens de produtos.
Pode parecer tentador exibir os anúncios para o maior número possível de pessoas. No entanto, esta estratégia está muito longe de ser eficiente.
Entre os procedimentos para otimizar os anúncios gráficos está refinar os critérios de segmentação. Com o passar do tempo, você certamente conhece melhor seu público-alvo. Por isso, utilize as opções de segmentação da Rede de Display para otimizar seus anúncios gráficos.
As palavras-chave, dados demográficos, localização geográfica, além dos interesses pessoais, estão entre as opções para melhorar a eficácia dos anúncios gráficos. Isto permitirá lucrar mais exibindo menos anúncios.
Os anúncios nativos têm uma característica interessante: eles se misturam à experiência do usuário no site que está navegando. É uma publicidade que assume um aspecto mais natural, como se já fizesse parte da página onde é inserida.
Seu público-alvo talvez ignore um banner publicitário. Mas é mais propenso a dar atenção aos anúncios nativos por se apresentar naturalmente, junto ao conteúdo.
Estudos mostram que as pessoas chegam a visualizar os anúncios nativos em uma frequência 52% maior do que os banners tradicionais. E são responsáveis por aumentar em 18% a intenção de compra em comparação com os banners gráficos corriqueiros.
O Remarketing trabalha utilizando sinais históricos de pesquisa e navegação para exibir o anúncio certo para as pessoas certas.
Para que seu anúncio gráfico seja mais relevante, utilize o Remarketing. Com o histórico de navegação dos usuários em seu site, você passa a conhecer melhor seu prospectivo cliente, e descobre o que realmente interessa a ele. Assim, da próxima vez que exibir um anúncio gráfico na Rede de Display, seu Link Patrocinado será personalizado para aquele usuário específico.
Por exemplo, você pode criar uma lista chamada “Pessoas que abandonaram carrinho de compras”. Assim, todas as pessoas que adicionaram produtos ao carrinho, mas não concluíram a transação, farão parte desta lista. Depois, somente estas pessoas serão impactadas pelos Links Patrocinados criados especialmente para elas.
Com o Remarketing, seus anúncios personalizados podem ser exibidos em qualquer um dos milhões de sites da Rede de Display, ou mesmo quando seu cliente em potencial estiver assistindo a um vídeo no YouTube.
Estudos mostram que a taxa de conversão de anúncios de Remarketing são muito superiores aos anúncios gráficos tradicionais.
As máquinas do Google Ads estão cada vez mais inteligentes. O aprendizado de máquina recolhe dados compartilhados pelos usuários em tempo real. E isso permite criar campanhas mais personalizadas e eficientes.
Portanto, o aprendizado de máquina ajusta os anúncios aos clientes, trabalhando de forma automática com informações previamente fornecidas por você (como fotos, títulos, textos, etc).
Além disso, o aprendizado de máquina é útil nos leilões. Isto é feito por meio dos lances automáticos. São lances alterados dinamicamente quando a probabilidade de conversão é maior ou menor para sua empresa.
Assim, o Google analisa diversos sinais contextuais para descobrir os leilões mais valiosos para sua empresa, e ajusta dinamicamente os lances para que você consiga exibir seus anúncios nos momentos mais importantes para seu negócio.
Além destas, outras sugestões eficientes para melhorar o desempenho dos anúncios gráficos são as seguintes:
Portanto, não basta criar um anúncio gráfico e achar que o trabalho está concluído. Por meio da análise criteriosa de relatórios de desempenho, é preciso verificar como o anúncio está se saindo.
Assim, isto permitirá descobrir oportunidades para melhorar o desempenho dos seus anúncios gráficos. Depois, é preciso arregaçar as mangas e fazer com que aquele anúncio, que já era bom, fique ainda melhor.
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