– Os Links Patrocinados podem ser exibidos nos resultados de pesquisa do Google em três posições: superior, lateral e inferior das páginas. No entanto, somente os anúncios que possuem uma qualificação maior, diretamente influenciada pelo Índice de Qualidade e pelos lances, são exibidos na posição superior da página. Isto se dá porque a aparência dos Links Patrocinados exibidos nos resultados superiores é mais chamativa, incluindo a possibilidade de utilizar e combinar diversas extensões de anúncios. Por esta razão, eles costumam ter uma taxa de cliques (CTR) maior do que dos demais anúncios exibidos na parte lateral e inferior. Trata-se de uma posição cobiçada pelas empresas que anunciam no Google.
– Para auxiliar os anunciantes a identificar como seus lances tem influenciado a exibição dos seus anúncios acima dos resultados orgânicos, o Google Ads oferece uma ferramenta conhecida como Estimativa de Impressões na Parte Superior. O objetivo deste recurso, exibido como uma coluna no Simulador de Lances, é informar o anunciante quanto a como as alterações em seus lances tem interferido na quantidade de impressões dos Links Patrocinados nas posições superiores.
– A Estimativa de Impressões na Parte Superior informa quantas vezes o anúncio foi exibido na posição superior nos últimos sete dias, na rede de pesquisa do Google. Além disso, identifica como estes valores poderiam ter sido diferentes caso o anunciante tivesse utilizado outros lances sobre suas palavras-chave.
– Durante a criação das estratégias de anúncios na internet, a empresa pode determinar que algumas palavras-chave requerem a exibição de Links Patrocinados mais completos, algo que a posição superior do Google pode fornecer. Desta forma, a métrica Estimativa de Impressões na Parte Superior é um recurso de grande utilidade. Outra métrica, como a Posição Média, informa tão somente quanto a posição dos seus anúncios em relação aos demais. No entanto, a Posição Média não informa se os anúncios no Google estão sendo exibidos na parte superior dos resultados ou na parte lateral.
– Convém destacar que esta simulação do Google Ads só estará disponível para campanhas que já possuírem um tráfego suficiente para composição e análise precisa dos dados. Só assim o Google poderá apresentar estimativas válidas para auxiliar o anunciante. Portanto, se existirem palavras-chave específicas para as quais deseja que os Links Patrocinados sejam exibidos de forma diferenciada – e destacada –, esta ferramenta precisa ser utilizada. Desta forma, será possível avaliar que alterações precisam ser feitas nos lances para que o número de impressões na posição superior aumente, consideravelmente.
– Devemos nos lembrar que o Google Ads também oferece 4 métricas sobre posições de anúncios. Estas métricas são muito valiosas para identificar onde exatamente seus anúncios estão aparecendo, não apenas em relação aos outros Links Patrocinados, mas também em relação aos resultados orgânicos.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner