Campanhas de Apps Para Engajamento – Conheça a campanha que permite exibir anúncios somente para quem já baixou o app da sua empresa

09/12/2020 by in category Google Ads, Mobile, Remarketing with 0 and 0
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Campanhas de apps para engajamento permitem criar anúncios personalizados voltados para pessoas que já baixaram o aplicativo da empresa. Conheça as estratégias para fazer o melhor uso deste subtipo de campanha.


Os apps já eram uma tendência muito antes da pandemia. Dados apontam que mais de 200 bilhões de downloads foram realizados em 2019.

Durante a quarentena, o número de downloads de aplicativos teve um aumento de 40%.

Portanto, se a sua empresa possui um app, então, estas são boas notícias, não é verdade?

No entanto, você precisa levar em consideração outro dado. Estudos apontam que muitos usuários simplesmente deixam de utilizar alguns apps em seus celulares, chegando ao ponto de nem mesmo se lembrar que possuem o app instalado.

Além disso, talvez você queira incentivar alguém que baixou seu app e realizar uma ação.

Assim, podemos concluir que você tem dois desafios principais:

  1. Convencer o usuário a baixar seu aplicativo.
  2. Incentivar o usuário para que continue utilizando o app ou realize uma ação específica.

Para os dois desafios, o Google Ads oferece soluções de publicidade.

Para o primeiro desafio (convencer a pessoa a baixar o aplicativo), existe uma campanha de download de app do Google. Estamos falando das Campanhas Para Apps voltadas para a meta Instalação de apps.

Agora, com respeito ao segundo desafio (incentivar o usuário a continuar utilizando o app), o Google tem um subtipo de campanha específico.

engajamento no aplicativo

Vamos te apresentar agora as Campanhas de Apps Para Engajamento. Neste artigo, saiba mais o que são estas campanhas, suas vantagens e dicas para tirar o máximo proveito delas.

O que são as campanhas de apps para engajamento

As campanhas de apps para engajamento são definidas como campanhas que te permitem interagir novamente com clientes que já utilizam seu app e exibir anúncios personalizados para incentivá-los a realizar uma ação específica. Por exemplo, você pode lembrar os clientes sobre itens adicionados ao carrinho dentro do aplicativo e ajudá-los a concluir a compra.

Estas campanhas também podem ser usadas com clientes que não usam mais o app e precisam de um lembrete para saber que você ainda existe. E isto inclui aqueles que fizeram o download mas nunca utilizam o app.

Onde os anúncios das campanhas de apps para engajamento aparecem

Os anúncios das campanhas de apps para engajamento podem aparecer nos seguintes lugares:

campanha de apps para engajamento

Observe na imagem acima que os anúncios indicam que o app já está instalado. O usuário é apenas convidado a “abrir o aplicativo”.

Uma excelente estratégia para lembrar os usuários que seu app está lá, no aparelho deles, a um clique do acesso.

Por exemplo: digamos que um usuário se “esquece” que possui um app com uma funcionalidade que ele precisa neste exato momento. Quando ele realiza uma busca no Google por esta funcionalidade, ele vê um anúncio destacando que a solução que ele procura já está instalada em seu celular.

Basta um toque e ele resolve os problemas.

Além disso, estas campanhas são úteis para incentivar os usuários a realizar uma ação, por exemplo, terminar a fase de um jogo ou promover novos conteúdos e ofertas.

Como funciona a criação de anúncios das campanhas para engajamento de apps

Diferentemente do que acontece com as tradicionais Campanhas Para Apps, nas campanhas para engajamento você não cria anúncios individuais.

A tarefa de criação de anúncios é realizada pelo Google e seu aprendizado de máquina.

Tudo o que você precisa fazer é enviar ideias de texto de anúncio (títulos e descrições), imagens e vídeos, além dos materiais dos Detalhes do aplicativo.

criar campanha de apps para engajamento

E claro, você precisa inserir as configurações da campanha, como orçamento, lances, idiomas, segmentação geográfica e assim por diante.

De posse destas informações, o Google Ads cria diversos anúncios em vários formatos para exibir na pesquisa, YouTube, Google Play e rede de aplicativos.

De posse dos resultados, o Google exibe com mais frequência os anúncios com melhor desempenho.

Como entregar o conteúdo mais relevante

Os anúncios das campanhas de apps para engajamento podem aparecer em formatos variados como texto, imagem e vídeo. Portanto, quando você faz bom uso de todos os criativos disponíveis, as chances de impactar seus clientes são muito maiores.

Além disso, outra forma de entregar o conteúdo certo é vinculando suas campanhas com o Merchant Center ou com os Dados da Empresa no Google. Isto se dá porque os feeds ajudam a manter seus anúncios atualizados com o que há de mais recente no seu estoque de produtos e serviços.

E visto que o Google trabalha com o aprendizado de máquina, quanto mais informações ele tiver sobre seu público, mais fácil vai ser encontrar as pessoas e os momentos certos para exibir os anúncios.

E vale destacar uma dica importante sobre lances: defina lances mais altos para estas campanhas. Afinal, ações no aplicativo são mais valiosas para a receita do que novas instalações. Por isso, os lances que você dá em campanhas de engajamento são maiores do que os lances das tradicionais campanhas para apps.

Concluindo

Como deu para perceber, as campanhas de apps para engajamento não estão focadas em leads, mas sim, em clientes.

De fato, é a oportunidade de exibir anúncios personalizados para aqueles que já te conhecem e estão com o app da sua empresa instalado nos celulares.

Portanto, não deixe seus aplicativos caírem na ociosidade, esquecidos no “limbo” dos celulares.

Com as campanhas para engajamento de apps você consegue manter seus clientes envolvidos e garante que eles sempre retornem.