Públicos-alvo semelhantes: Como esta segmentação ajuda na prospecção dinâmica de clientes?

11/05/2022 by in category Remarketing, Segmentação with 0 and 2
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A segmentação semelhante permite exibir anúncios para consumidores com comportamento parecido aos da sua lista de clientes e Remarketing.

Se está realizando a prospecção dinâmica de clientes, o Google oferece as ferramentas certas para isso. Estamos falando de um tipo de segmentação conhecido como Públicos-alvo semelhantes.

Neste artigo, entenda o que são os públicos-alvo semelhantes e qual a importância desta segmentação para quem anuncia na internet.

públicos-alvo semelhantes do Google Ads

O que são os públicos-alvo semelhantes?

Públicos-alvo semelhantes (também conhecido como Segmentos Semelhantes) é uma opção de segmentação do Google Ads para ajudar as empresas a alcançar um grupo de consumidores com comportamento similar aos integrantes das suas listas de Remarketing (Seus Dados) ou Segmentação por lista de clientes.

Assim, com os Segmentos Semelhantes, você exibe anúncios apenas para pessoas “parecidas” com clientes atuais ou com aqueles que costumam visitar seu site/aplicativo.

Esta opção está disponível para campanhas da rede de pesquisa, Rede de Display, Discovery, Vídeo e App.

Como funcionam os Segmentos Semelhantes?

Os públicos-alvo semelhantes realizam a prospecção dinâmica de clientes. Isto significa que o Google utiliza aprendizado de máquina avançado para analisar o histórico de desempenho de feeds e o comportamento agregado de milhões de pessoas na internet, levando em consideração intenção de pesquisa e dados demográficos.

Desta forma, o Google Ads consegue prever aquelas com maior probabilidade de visitar seu site e comprar de você.

Por exemplo, uma pessoa A visita diversos sites, incluindo o site da sua empresa, e compra de você. Após isso, uma pessoa B visita os mesmos sites, exceto o de sua empresa.

Por causa das similaridades, o Google Ads identifica B como sendo um potencial cliente para sua empresa, sendo apenas necessário que ele tenha a oportunidade para isso.

Assim, com base no aprendizado de máquina dos Segmentos Semelhantes, o Google Ads exibe um anúncio para B.

Políticas sobre públicos-alvo semelhantes

Ao usar a segmentação por lista de clientes para gerar os Públicos-alvo semelhantes, usa-se e-mail, endereços e/ou números de telefone que os clientes concordaram em compartilhar com a empresa.

No entanto, o Google não usa outras informações confidenciais para gerar estas listas. Além disso, qualquer pessoa pode impedir de aparecer nos Públicos-alvo semelhantes desativando esta opção nas Configurações de anúncios de sua conta no Google.

Mas, vale destacar que, se a lista aparecer como “incompatível” na Biblioteca Compartilhada, significa que ela não possui dados suficientes para o Google gerar uma lista semelhante.

Quando usar os públicos-alvo semelhantes

Esta segmentação é ideal para exibir anúncios para potenciais clientes que nunca ouviram falar da sua empresa.

Além disso, se você é uma empresa nova e deseja ampliar o alcance da sua publicidade, bem como aumentar o número de clientes, a segmentação Públicos-alvo Semelhantes pode ser de grande ajuda.

Como adicionar Públicos-alvo Semelhantes às suas campanhas

Veja abaixo o passo a passo para configurar os segmentos semelhantes:

  • No Google Ads, acesse a campanha onde deseja utilizar os segmentos semelhantes.
  • Em seguida, na guia lateral, clique em Públicos-alvo.
  • Depois disso, clique em Editar segmentos de público-alvo.
  • Na janela seguinte, selecione o grupo de anúncios.
  • Em seguida, na guia Procurar, clique em Como eles interagiram com sua empresa > Segmentos semelhantes.
  • Finalmente, selecione a lista de pessoas que será usada como critério para encontrar um público semelhante.

Personalize as estratégias para os segmentos semelhantes

Em geral, as taxas de cliques e conversões dos Públicos-alvo Semelhantes são menores do que a lista padrão de Remarketing e Lista de Clientes. Por isso, é preciso usar orçamentos e lances direcionados para este público.

Além disso, grande parte deste público talvez nunca tenha ouvido falar na sua empresa. Desta forma, é interessante exibir anúncios específicos para ele.

Portanto, personalize seu marketing digital para tirar o melhor proveito deste tipo de segmentação.

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