– Um banner é um formato de publicidade digital amplamente utilizado na internet, entregue por servidores de anúncios, tais como o Google Ads. Este formato de publicidade implica na incorporação de Links Patrocinados nas páginas da web. No caso do Google Ads, os anúncios em banners são exibidos somente nos sites parceiros, a chamada Rede de Display.
– Há muito debate quanto a eficiência deste tipo de publicidade. Por que alguns não demonstram qualquer tipo de simpatia pelos banners na internet?
– Quando comparados com os Links Patrocinados exibidos na rede de pesquisa, a taxa de cliques (CTR) dos banners da Rede de Display é menor. Outros formatos (que não fazem parte do Google Ads) são extremamente invasivos e maçantes, tais como os pop-ups que bloqueiam o artigo que estamos lendo. Estes fatores fazem com que alguns encarem a publicidade dos banners como devidamente caída em descrédito.
– No entanto, algo que precisamos ter em mente é que o valor de um método de marketing digital não pode ser somente medido por seu CTR. Isto se dá porque, no ambiente digital, as impressões também oferecem grande valor para as empresas que anunciam na internet. Muitas empresas possuem uma estratégia de criar banners essencialmente para serem vistos, e não necessariamente clicados. É o trabalho de branding.
– Outra acusação sofrida pelos banners na internet é que eles são, em sua vasta maioria, ignorados pelos internautas. No entanto, ignorar banners bem projetados é uma tarefa mais complexa do que se parece. O ser humano não possui uma habilidade tão notável de se fazer cego diante de uma publicidade digital que salta aos seus olhos. Ainda que ocorra apenas um breve relance sobre o anúncio, com o passar dos dias e meses, aquela mensagem poderá ter um efeito positivo sobre o internauta: ao pensar na solução para um determinado problema, o nome da empresa divulgada no banner poderá ser a primeira a vir à mente do consumidor.
– Portanto, não se pode avaliar o impacto de Links Patrocinados em banners somente por meio de cliques. Estes, sem dúvida, precisam ser cuidadosamente avaliados. Mas na equação geral, não podemos ignorar a persuasão que a impressão de anúncios cuidadosamente elaborados podem causar nos internautas, em decisões de compra futuras.
– A maior vantagem existente na publicidade digital dos banners é o Remarketing do Google Ads. O funcionamento desta poderosa ferramenta foi diversas vezes destacado neste blog. Quando um usuário visita uma página da empresa que está configurada para o Remarketing, um cookie se instala no navegador. Se o usuário não realizar uma conversão (diversos critérios podem ser estabelecidos aqui), ele será posteriormente impactado por banners de anúncios na Rede de Display, tentando convencê-lo a voltar à página e realizar a conversão. De modo que o Remarketing são anúncios personalizados, exibidos somente para quem já conhece sua empresa e interagiu com determinadas páginas do seu site. Não se trata de uma mesma mensagem sendo entregue uniformemente para todos internautas, mas é oferecida uma experiência de publicidade personalizada, orientada, com base na intenção de cada usuário.
– O poder de impacto desta forma de anúncios em banners é maior. A taxa de conversão obtida por este tipo de marketing é surpreendentemente alta.
– A decisão para uma empresa que deseja manter seu nome na mente do seu público-alvo é investir em Links Patrocinados, tanto na rede de pesquisa quanto na Rede de Display. Os benefícios alcançados com esta estratégia de marketing digital estão diretamente relacionados com o profissionalismo com que as campanhas são gerenciadas, além de trabalhar a relevância e a qualidade do que está sendo oferecido. Esta qualidade exige: textos chamativos e impactantes, conteúdo e imagens pertinentes, uma poderosa chamada a ação, além de cuidar do tamanho dos anúncios. O Google Ads oferece ferramentas e recursos para ajudar os anunciantes a criar banners com eficiência. São diversos designs, dos mais variados tamanhos, para o anunciante analisar e utilizar.
– O poder das imagens está implícito nos hábitos de consumo dos internautas. Redes sociais como Pinterest e Instagram são testemunhas desta realidade. Além disso, outras redes sociais, como o Facebook, também são essencialmente visuais. Por isto, os banners na internet, junto a esta nova geração de banners personalizados, tem muito a oferecer para empresas antenadas que apostam neste segmento do marketing digital.
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