Retrospectiva Google Ads 2015

23/12/2015 by in category Retrospectiva with 0 and 0
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Quais foram as grandes novidades lançadas pelo Google Ads no ano de 2015? Confira os principais lançamentos e atualizações do sistema de publicidade online em nossa Retrospectiva 2015.

Retrospectiva google ads 2015– 2015 foi um ano repleto de novidades para os profissionais do marketing de busca. O Google Ads realizou diversas alterações em seu sistema de publicidade que podem ser englobadas em três principais grupos:

  • Lançamentos de novas ferramentas
  • Adição de novos recursos às configurações já existentes
  • Atualizações para corrigir problemas

– O que de principal aconteceu no universo dos Links Patrocinados durante este ano? Acompanhe-nos na Retrospectiva Google Ads 2015 da CLINKS.

Compare Termos de Pesquisa Com Líderes de Mercado

– O Planejador de Palavras-chave recebeu novas atualizações, permitindo que a ferramenta possa ser usada para comparar a empresa anunciante com a concorrência, e com os 5 principais líderes do mercado. Por meio desta ferramenta, o consultor do Google Ads tem acesso a dados de referência sobre o ramo de atuação da empresa anunciante.

Fim do CPM

– O Google anunciou que o sistema de licitação dos Custos por Mil Impressões deixa de ser utilizado, sendo substituído pelo CPM Visível (vCPM) na Rede de Display. Os dados apontam que as taxas de conversão são superiores quando utilizado o vCPM. Todas as campanhas de Links Patrocinados que utilizavam o CPM são migradas para o CPM Visível. Em outras palavras, agora, as impressões são 100% visíveis.

– O Limite de Frequência (recurso que limita a quantidade de vezes que os anúncios são exibidos para o mesmo usuário na Rede de Display) passou a ser contabilizado apenas com as impressões visíveis.

Anúncios visíveis vcpm

Criação de Contas em Massa

– O Google Ads permite a realização de diversas tarefas por meio de sua ferramenta de upload em massa, ao anunciar na internet. Uma delas, lançada em 2015, permite que diversas contas do Google Ads ou do Ads Express sejam criadas em massa, usando a conta de administrador.

Campanhas Universais de Aplicativos

– Para aqueles que promovem seus apps na internet, o ano de 2015 trouxe novidades. O Google Ads lançou as Campanhas Universais de Aplicativos para empresas e desenvolvedores de aplicativos mobile. Estas campanhas permitem que os Links Patrocinados cheguem automaticamente a todas as redes do Google no ambiente mobile, incluindo rede de pesquisa, AdMob, Rede de Display, YouTube e Google Play. Trata-se de uma única campanha centralizando todos os anúncios exibidos nestas diferentes redes.

Categorias Recomendadas em Anúncios Dinâmicos

– Ao criar Links Patrocinados Dinâmicos para a rede de pesquisa, o consultor de web marketing pode segmentar somente categorias, refletindo de forma mais próxima a estrutura do website e a segmentação da campanha. Ao anunciar na internet, o consultor define, com base nas estratégias, quais serão as categorias selecionadas para geração dos anúncios. Este formato de anúncio é muito utilizado como complemento para outras campanhas.

Categorias recomendadas em anúncios dinâmicos

Certificação do Google Partner em Publicidade Mobile e Google Shopping

– Agências de Links Patrocinados e profissionais de marketing de busca se animaram em 2015 com os novos certificados do Google Partner: Google Shopping e Publicidade Móvel. A certificação nestes programas mostra que a agência é reconhecida pelo Google Ads como sendo proficiente na criação, gestão, avaliação e otimização de campanhas publicitárias de produtos do Shopping e anúncios exibidos em dispositivos móveis.

Guia Resumo na Rede de Display

– Uma nova visualização do desempenho da segmentação dos anúncios na Rede de Display foi disponibilizada. Trata-se da guia Resumo. Este recurso permite que o consultor de web marketing acompanhe os métodos de segmentação mais importantes em apenas um lugar. As estatísticas são reunidas e apresentadas por meio de cartões de segmentação, como por exemplo, cartões de informações demográficas.

Simulador de CPA Desejado

– O CPA Desejado define os lances de forma automática, visando o aumento das conversões. Com o lançamento do Simulador do CPA Desejado é possível ver quais serão os resultados sobre o número de conversões caso seja realizado um ajuste no CPA. Assim, o consultor de marketing de busca analisa o impacto das alterações no CPA Desejado sobre as campanhas.

Snippets Estruturados

– Os anúncios na rede de pesquisa podem ser enriquecidos com linhas de informações adicionais sobre a natureza e variedade da empresa. Trata-se de um recurso que torna os Links Patrocinados mais completos, auxiliando internautas a terem uma prévia mais detalhada do que eles encontrarão ao visitar seu website.

Snnipets estruturados

Objetivos de Marketing na Rede de Display

– A Rede de Display oferece diversos recursos para a empresa anunciante. Para facilitar a escolha de opções, o Google Ads passou a oferecer em 2015 os Objetivos de Marketing. Ao selecionar as metas de negócio, o anunciante é direcionado para recursos específicos que funcionam melhor de acordo com o objetivo de marketing escolhido. Os objetivos são:

  • Promover o reconhecimento
  • Influenciar a consideração
  • Promover uma ação

Personalizadores de Anúncios de Acordo Com Local

– O objetivo desta ferramenta é personalizar os anúncios na internet com atualizações em tempo real, de acordo com o contexto da pesquisa. Isto inclui a localização onde os internautas se encontram. Assim, o anunciante não entrega uma mensagem padrão para todos os internautas. Em vez disso, é possível personalizar o texto dos anúncios de acordo com a localização geográfica de cada cliente, ou no local que ele tem interesse.

Personalizadores de anúncios de acordo com local

Editor de Relatórios

– Uma melhoria lançada em 2015 para a gestão dos anúncios online é o Editor de Relatórios. Por meio dele, os relatórios do Google Ads podem ser rapidamente personalizados com o recurso “arrastar e soltar”, otimizando o tempo dedicado na gestão das campanhas. Além disso, os dados podem ser visualizados em diversos formatos gráficos e tabelas multidimensionais.

Colunas de Interação

– As Colunas de Interação foram adicionadas ao painel do Google Ads para que o consultor de Links Patrocinados avalie e compare as interações ocorridas entre diversas campanhas. Por exemplo, a coluna “Interações” apresenta o número cliques ocorridos na pesquisa do Google e o número de exibições de um vídeo na Rede de Display. Desta forma, o analista de web marketing consegue comparar as principais métricas em cada tipo de campanha.

TrueView Integrado à Interface do Google Ads

– Anteriormente, os dados das campanhas de vídeos TrueView precisavam ser acessados em uma seção exclusiva do Ads. Em 2015, as campanhas TrueView foram unificadas às campanhas da Rede de Pesquisa, Rede de Display e Google Shopping – tudo isso na interface principal do Google Ads. Com esta atualização, o potencial do TrueView passou a ser explorado de forma mais rápida e dinâmica em um Ads unificado.

Anúncios trueview integrado ao Ads

Lista de E-mails Para Anúncios Personalizados

– O Google Ads lançou neste ano uma incrível ferramenta para a publicidade personalizada para anunciar na internet: o upload de listas de e-mail de clientes das empresas anunciantes. O objetivo é potencializar a segmentação das campanhas, gerando anúncios mais relevantes e públicos-alvo mais específicos. Os anúncios personalizados podem ser exibidos para a lista de clientes na rede de pesquisa, no YouTube ou no Gmail.

TrueView Para o Google Shopping

– Links Patrocinados em formato de vídeo estão disponíveis para campanhas no Shopping. Este tipo de campanha acrescenta interatividade à publicidade, conectando os internautas diretamente aos produtos divulgados. Os anúncios TrueView para o Shopping foram desenvolvidos para serem exibidos em todas as telas: desktops, tablets e smartphones.

Trueview para google shopping

Simulador de Ajuste de Lance Para Mobile

– Com esta nova ferramenta, o consultor de Links Patrocinados consegue visualizar como os ajustes de lances no ambiente mobile afetam o desempenho nas campanhas, incluindo custo, impressões, cliques e conversões. O simulador está disponível para campanhas de Links Patrocinados veiculadas na rede de pesquisa do Google e no Google Shopping.

Conclusão

– Como visto, o Google Ads está sempre atualizando seu sistema e lançando novas ferramentas. O objetivo é facilitar a criação, gestão e otimização dos Links Patrocinados, além de aumentar a relevância dos anúncios apresentados para o público-alvo.

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