– O ano de 2016 esteve repleto de novidades para os profissionais do marketing de busca. O Google Ads realizou diversas alterações relevantes em seu sistema de publicidade. Novas ferramentas e atualizações integram esta lista, e devem fazer parte da rotina administrativa das agências digitais.
– Em ordem cronológica, aqui estão as principais novidades lançadas pelo Google Ads em 2016.
– Primeiramente o app do Google Ads estava disponível somente para Android. Pouco tempo depois, ele foi disponibilizado para usuários de iOS. Com o Ads para iOS, usuários de iPhone podem monitorar e gerenciar campanhas publicitárias via dispositivo móvel. Isto inclui acompanhar desempenho, atualizar algumas configurações como pausar campanhas, bem como ajustar lances e orçamentos.
– O sistema passou a permitir uso de fórmulas nas colunas personalizadas. Isto significa utilizar cálculos como adição, subtração, divisão e multiplicação. O recurso foi liberado como um menu suspenso onde o analista de Links Patrocinados deve selecionar as métricas, os operadores matemáticos e o tipo de formatação (número, porcentagem ou moeda).
– O nome “portfólio” para as estratégias de lances flexíveis indica que uma estratégia de lance pode ser usada em outras campanhas, grupos de Links Patrocinados e palavras-chave. Assim, o analista não precisa recorrer à Biblioteca Compartilhada para aplicar uma estratégia aos elementos de uma conta ou campanha. Em vez disso, ele pode utilizar o portfólio de estratégias para aplicar novos lances.
– Os Rascunhos e Experiências são proveitosos para analisar alterações e testar mudanças mais eficientes nas campanhas, e foram anunciados em Fevereiro de 2016. Os Rascunhos permitem encenar alterações nas campanhas antes de torná-las efetivas. As Experiências, por sua vez, testam e comparam o desempenho do rascunho com a campanha original. Assim, o consultor de Links Patrocinados consegue vislumbrar um cenário mais claro concernente às mudanças planejadas.
– IDFA é um identificador que auxilia desenvolvedores e empresas a acompanharem a atividade dos clientes para fins de publicidade. O recurso de upload do IDFA para o Google Ads permite que profissionais de mobile marketing possam reengajar usuários de seus aplicativos. Com este recurso, cria-se uma lista de Remarketing para gerar campanhas exclusivas, estimulando o grupo de usuários selecionado.
– Atualização divulgada em Abril permite ver informações sobre usuários da conta gerenciada. O analista de Links Patrocinados consegue ver facilmente quais usuários têm acesso a contas específicas, nível de acesso, data do último login, além da possibilidade de realizar o download do relatório.
– Por meio de um ID adicionado à tag de acompanhamento de conversões, é possível evitar conversões duplicadas a partir do mesmo dispositivo. Com esta novidade do ID exclusivo anunciada em Abril de 2016, o Google Ads não corre o risco de contabilizar eventuais conversões para a mesma ação de compra, no mesmo dispositivo.
– O Firebase é uma ferramenta de análise e um kit de desenvolvimento de aplicativos do Google. Ao vincular o Firebase ao Google Ads, o analista de web marketing acessa ferramentas avançadas para entender como os Links Patrocinados estão gerando instalações e ações no aplicativo. Assim, esta integração ampliou a visão de uma agência digital, oferecendo detalhes sobre como o público-alvo usa os aplicativos, e ajudando a tomar decisões mais inteligentes.
– Anunciantes que utilizam URLs Finais passaram a ter, em Maio, novas colunas de conversão nos relatórios de análise e interação com o público-alvo. O novo recurso tornou-se disponível a partir do acesso à guia Dimensões.
– O Salesforce é um eficiente sistema de CRM. Com ele, a empresa administra a interação de um cliente desde o contato inicial. Com a integração do Salesforce com o Google Ads é possível acompanhar todas as etapas do processo de vendas. Assim, tem-se uma uma análise mais detalhada de como os investimentos publicitários estão gerando valor para a marca.
– Uma pequena atualização na nomenclatura de um formato de anúncio em vídeo. Em Junho de 2016, os Links Patrocinados TrueView in-display passaram a ser chamados de anúncios TrueView Video Discovery.
– O Google Ads divulgou 3 novos relatórios de atribuição neste mês:
– O objetivo da novidade é encontrar maiores detalhes sobre o caminho de conversão dos clientes com a atribuição em dispositivos diferentes.
– Uma das novidades mais impactantes de 2016 foram os anúncios expandidos. Este novo formato foi chamado de “próxima geração dos anúncios de texto”. Ele oferece praticamente 50% a mais de espaço nos Links Patrocinados. Suas principais características são:
– Embora a possibilidade de anunciar em real brasileiro só tenha sido liberada em novembro, as extensões de preços foram lançadas oficialmente em Julho. As Extensões de Preço dão aos anunciantes a oportunidade de exibir valores de produtos e serviços em um mesmo anúncio.
– Foram lançadas 3 novidades relacionadas às estratégias de lances automáticos. Primeiramente, novos alertas que avisam os anunciantes sobre problemas específicos em suas estratégias. O Google Ads também adicionou o status da estratégia de lances às colunas das campanhas e grupos de anúncios. Por fim, foi lançado um relatório de desempenho para estratégias de lances no nível das campanhas.
– O Editor de Relatórios é uma ferramenta intuitiva do Google Ads onde podemos visualizar dados em gráficos e tabelas multidimensionais. Em agosto, a ferramenta foi atualizada e passou a contar com dados sobre campanhas do Google Shopping, vídeos, URLs Finais e rótulos.
– Ao anunciar no Google, as empresas podiam utilizar sitelinks nos níveis da campanha ou grupo de anúncios. Mas, em Agosto, o Google Ads passou a permitir sitelinks adicionados no nível da conta. Objetivo da atualização é economizar tempo, além de ter uma garantia adicional de que os Links Patrocinados exibirão os sitelinks.
– O Google Ads permitiu o Remarketing para o tráfego originado nos parceiros de pesquisa. Com isso, é possível alcançar internautas que já interagiram com o site da empresa a partir de pesquisas iniciadas em outros mecanismos de busca. A atualização possibilita alcançar um maior número de pessoas interessadas nos produtos e serviços divulgados pela empresa.
– Ao criar um grupo de campanhas, o anunciante pode gerar uma Meta de Desempenho. Trata-se de objetivos numéricos aplicados às campanhas que fazem parte deste grupo. Com esta novidade, lançada em setembro, é possível acompanhar o desempenho das campanhas, verificando o que é necessário para atingir as metas publicitárias.
– As extensões de mensagem são exibidas nos Links Patrocinados em dispositivos móveis. Ao clicar no ícone da extensão, o usuário pode entrar em contato com a empresa anunciante por meio de uma mensagem de texto. O Google Ads oferece opção de exibir uma mensagem de texto pré-definida.
– Ao planejar o orçamento e fazer previsões, o Google Ads passou a oferecer um interessante recurso no Planejador de Palavras-chave. Com ele, importa-se automaticamente as palavras-chave de suas campanhas e grupos de anúncios. O anunciante seleciona o nível para o qual deseja obter previsões e adiciona filtros para restringir pesquisa. Após isso, o Planejador apresenta as previsões de desempenho e tendências de volume de pesquisa.
– Lançadas em Julho, as extensões de preço tiveram uma atualização em Novembro. O Google Ads mudou o formato de exibição de lista para cartões deslizantes. Com esta atualização, as extensões se tornam mais interativas e oferecem uma maior quantidade de itens.
– Em Dezembro, o Google Ads passou a oferecer a opção de adicionar Listas de Público-alvo no nível de campanha. Com a atualização, deixa de ser necessário adicionar audiências a todos grupos de anúncios dentro de uma mesma campanha e, consequentemente, ajustar lances em todos estes níveis. O processo otimiza e agiliza gestão das listas de Remarketing.
– Uma maior flexibilidade foi conferida à segmentação do Customer Match por meio de edição das listas de clientes. Com a edição, é possível substituir a lista existente, adicionar ou remover endereços de e-mail de sua lista. Com a utilização deste recurso, o analista de Links Patrocinados garantirá que os públicos-alvo de segmentação por lista de clientes estarão sempre atualizados.
– Este é o princípio seguido pelo Google Ads todos os anos: atualizações que visam otimizar a gestão dos anúncios e garantir a exibição de Links Patrocinados relevantes para usuários cada vez mais exigentes.
– Uma tendência que certamente se repetirá em 2017. Para manter-se a frente dos concorrentes no próximo ano, faz-se necessário estar em dia com todas as novidades lançadas pela plataforma de publicidade do Google.
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