– Após encerrar um ano, é comum ouvirmos repetidamente o termo “Retrospectiva”. Uma retrospectiva visa destacar o que houve de mais relevante e impactante no mundo.
– Mas, e se nos concentrarmos nos anúncios de Links Patrocinados exibidos por meio do Google Ads? O que houve de significativo e relevante no ano de 2017? Quais foram as novidades mais impactantes para empresas de todos os setores?
– Confira a Retrospectiva Google Ads 2017.
– No início de 2017, o Google Ads adiciona uma nova função ao sistema de publicidade, permitindo que listas de palavras-chave negativas possam ser compartilhadas com outras contas vinculadas à conta de administrador. Desta forma, torna-se desnecessário adicionar manualmente a mesma lista de palavras-chave negativas em diferentes contas ligadas ao administrador.
– Extensões de chamada passam a ser automaticamente adicionadas aos anúncios. Isto acontece quando um número de telefone aparece em destaque na página de destino do anunciante. Isso significa que o Google Ads realiza uma leitura das páginas de destino e ao encontrar um número de telefone em destaque, utiliza o mesmo nos Links Patrocinados.
– São iniciados testes com o recurso “Anúncios Adicionados Pelo Ads”. A ferramenta cria variações de Links Patrocinados já existentes no grupo de anúncios. Para tanto, também leva em consideração as palavras-chave e conteúdo das páginas de destino.
– Os anúncios dinâmicos da rede de pesquisa ganham novos recursos para aumentar sua eficiência. Um deles é utilizar feeds para melhor segmentar os Links Patrocinados. Com este recurso, é possível que os anúncios dinâmicos sejam gerados somente sobre páginas específicas, bem como acompanhar quais itens do feed de página levam a cada clique.
– Outra novidade são os Links Patrocinados de texto expandidos nos anúncios dinâmicos. Isto significa títulos e linhas de descrição mais longos para aumentar o impacto visual dos anúncios.
– As janelas padrão das conversões de visualização são atualizadas, passando de 30 dias para 1 dia. Isto significa que apenas as conversões que ocorrem no prazo de um dia, a partir da impressão do anúncio, são computadas. A atualização justifica-se, uma vez que as visualizações de um anúncio são mais propensas de gerarem conversões no prazo de um dia.
– O Google Ads comunica que as extensões de preço estão disponíveis para todos os dispositivos. Assim, quando as pessoas pesquisam seus produtos em um smartphone, computador ou tablet, elas estão habilitadas a visualizar os preços diretamente nos anúncios.
– A Inteligência Artificial do aprendizado da máquina é utilizado para criar as Campanhas Inteligentes da Rede de Display. Com elas, os anúncios utilizam dados de desempenho para serem otimizados. Assim, são exibidos com maior eficácia levando em consideração dados sobre segmentação, ajustando lances de acordo com potencial de conversão, e ajustando elementos dos anúncios de acordo com sites e dispositivos onde são exibidos.
– Entre os Lances Inteligentes, o Google Ads disponibiliza a opção Maximizar Conversões. Trata-se de uma estratégia de lance que utiliza o aprendizado de máquina para definir o lance de CPC certo, aproveitando melhor o investimento da empresa dentro de cada leilão.
– São lançados relatórios históricos aprimorados nas colunas do Índice de Qualidade. Eles abordam o desempenho histórico das palavras-chave por meio das colunas CTR Esperada (Hist.), Relevância do Anúncio (Hist.), Experiência na Página de Destino (Hist.) e Índice de Qualidade (Hist.).
– Públicos-alvo Semelhantes são estendidos para as listas de Remarketing da rede de pesquisa (RLSA). Com os públicos-alvo semelhantes, o Google Ads consegue encontrar internautas que pesquisaram os mesmos produtos ou serviços que seus clientes adicionados às Listas de Remarketing.
– A Segmentação Público-alvo no Mercado é estendida para a rede de pesquisa. Com isso, sinais de navegação de internautas são utilizados para identificar consumidores que estão mais próximos de realizar uma compra.
– O Relatório da Experiência Com Anúncios fica disponível para propriedades verificadas no Google Search Console. Com este relatório, o Google indica se foram detectadas experiências negativas com os Links Patrocinados apresentados. O teste avalia o website em 3 áreas: Design, Criativo e Abusivo. O padrão utilizado nesta análise é o Better Ads Standards, um consórcio de marcas e plataformas digitais líderes no mercado.
– O Google Ads adiciona um ajuste de lance específico para as chamadas telefônicas. Trata-se das Interações (Ajustes de Chamada). Com esta opção, é possível ajustar o lance para dispositivos móveis com o objetivo de exibir anúncios de interação com maior frequência. O ajuste de interações está disponível somente para campanhas da Rede de Pesquisa, e seu intervalo de ajuste é de 90% até +900%.
– Google anuncia Relatório “Parcela de Impressões Absolutas na Parte Superior”. Ele mostra a frequência com que anúncios aparecem nas posições de maior destaque do Google Shopping. O relatório é liberado tanto para dispositivos móveis quanto em computadores. Com este recurso, é também possível analisar se produtos da loja virtual são exibidos com maior destaque, caso haja um aumento no valor dos lances.
– Apresenta-se a anunciantes de todo mundo, o Relatório de Avaliação de Páginas de Destino. Ele auxilia anunciantes a descobrir páginas de destino individuais que devem ser otimizadas para exibição em dispositivos móveis. O relatório avalia dados de desempenho das páginas de destino a partir de cliques originados na rede de pesquisa, Rede de Display e anúncios em vídeo. O relatório apresenta dados sobre URL da página de destino, CTR de dispositivos móveis e outros dados de desempenho, como cliques, custo e conversões.
– Em Setembro, o Google Ads passou a suportar somente duas opções de rotação de anúncios: Otimizar e Não Otimize (Alternar Indefinidamente). As campanhas até então configuradas como “Otimizar para cliques”, “Otimizar para conversões” e “Alternar uniformemente” foram automaticamente atualizadas para a opção “Otimizar”.
– Anúncios Somente Para Chamadas passam a permitir a exibição de extensões de anúncios. As 3 opções oferecidas são as extensões de local, frases de destaque, e snippets estruturados.
– A Nova Experiência do Google Ads, após ser testada gradativamente, é liberada para anunciantes de todo o globo.
– O Google Ads comunica que, em alguns dias do mês, poderá gastar o dobro do orçamento diário definido pelo anunciante. Objetivo é não perder tráfego de qualidade. Para acalmar os anunciantes, Google enfatiza que a empresa nunca receberá uma cobrança superior ao limite mensal.
– O Remarketing Dinâmico torna-se parte dos anúncios no Gmail. Desta forma, as empresas podem reencontrar pessoas interessadas que visitaram seu site ou utilizaram seu aplicativo, enquanto elas estiverem acessando seus e-mails. No anúncio gerado a partir do Remarketing, o usuário visualiza uma lista de 4 produtos, elegidos de acordo com o interesse do usuário em sua visita prévia ao website da empresa.
– Links Patrocinados exibidos no YouTube ganham suporte às Extensões de Local e Conversões em Visita à Loja. Com isso, usuários que assistem anúncios TrueView In-stream e Bumper podem visualizar informações adicionais como endereço físico, mapa, rotas e horário de atendimento.
– Extensões de Promoção são liberadas na nova experiência do Ads. Com esta ferramenta, promoções, ofertas e descontos podem ser destacadas nos Links Patrocinados da empresa que anuncia no Google. Ofertas relâmpagos, bem como descontos durante períodos sazonais, são exemplos de usos criativos das extensões de promoção.
– Google Ads anuncia Público-alvo de Intenção Personalizada. Recurso vai além das tradicionais categorias de público-alvo. Na verdade, ele cria grupos de segmentação levando em consideração dados da conta e insights dos consumidores durante processo de decisão de compra.
– Os Painéis de Conhecimento exibidos em dispositivos mobile passam a trazer mais informações sobre produtos. Isto inclui imagens, vídeos, avaliações e descrições.
– Diversas funcionalidades são adicionadas à nova experiência do Ads. Entre elas:
– Foram diversas atualizações trazidas pelo sistema de publicidade dos Links Patrocinados no ano de 2017. Isto se dá porque a cada dia temos uma tecnologia mais eficiente, além de aprendermos melhor sobre os hábitos de pesquisa e consumo dos internautas.
– Portanto, para estar a frente dos seus concorrentes e oferecer as melhores experiências para seus clientes, é preciso conhecer e fazer uso das atualizações do Google Ads que afetam diretamente os seus negócios.
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