Retrospectiva Google Ads 2019

09/01/2020 by in category Retrospectiva with 0 and 0
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Acompanhe, em ordem cronológica, as principais novidades do marketing digital no ano de 2019.

O ano de 2019 trouxe muitas novidades para o cenário do marketing digital. Profissionais do ramo e empresas de todos os setores devem se interessar por isso. Afinal, em nossos dias, bons negócios dependem de uma presença digital relevante.

Por isso, estamos apresentando em ordem cronológica as principais novidades, lançamentos e atualizações do Google Ads no ano de 2019.

Confira a nossa Retrospectiva 2019.

Janeiro

O ano começou trazendo o Pagamento Por Conversões nas campanhas da Rede de Display. Trata-se de um formato de custos oferecido para empresas que anunciam por meio das campanhas inteligentes e padrão da Rede de Display. Ao escolher esta opção, a empresa só paga quando o cliente atinge a ação definida como conversão. Desta forma, impressões e cliques não são cobrados.

O Google Manufacturer Center tornou-se mais poderoso com o lançamento de novos recursos em Janeiro. Estes incluem a seção “Do Fabricante” que traz mais detalhes do produto, sem a necessidade de visitar o site do fabricante. Além disso, novas métricas foram disponibilizadas, como um relatório de termos utilizados nas pesquisas que resultaram na exibição de anúncios e novas visitas.

Em meados de janeiro, a Clinks lançou o Calendário Comercial de Eventos que traz todas as datas populares e de nicho relevantes para o comércio eletrônico. Além disso, o calendário tem links para artigos com dicas específicas para aumentar suas vendas nas principais datas comerciais.

Para aqueles que anunciam no YouTube, foram lançados os anúncios de 15 segundos não-puláveis. Neste formato, o vídeo não apresenta a opção “Pular Anúncio”.

Você conhece muito bem os anúncios de texto de sobreposição – aqueles exibidos enquanto o vídeo está sendo executado. Mas, para finalizar o mês, foi divulgado que agora anúncios de texto estão disponíveis nos resultados da pesquisa do YouTube, em dispositivos móveis.

Fevereiro

Fevereiro começou com o anúncio de que a estratégia de lances Maximizar Conversões nos vídeos TrueView For Action. Visto que a estratégia Maximizar Conversões utiliza o aprendizado de máquina do Google, você consegue aproveitar melhor seu investimento para aumentar as conversões com a ajuda deste formato de vídeo publicitário.

A parcela de cliques, que está disponível desde 2015 nas campanhas do Shopping, foi expandida para a rede de pesquisa. Esta métrica aponta a parcela estimada de todos os cliques possíveis em seus anúncios. A fórmula utilizada é: (N° de cliques recebidos / N° máximo de cliques estimados) * 100.

A tecnologia do Acompanhamento Paralelo foi inicialmente oferecida para campanhas na rede de pesquisa e no Google Shopping. Em Fevereiro, porém, a tecnologia foi expandida para anúncios na Rede de Display e também campanhas de vídeo.

Os anúncios do Google Shopping sempre foram caracterizados pelo visual atraente. Neste mês, eles se tornaram ainda mais atrativos com novos recursos. Estamos falando dos botões com informações adicionais: “Detalhes”, “Comentários” e “Lojas”. Por meio destes botões, os clientes conseguem obter mais informações sobre os produtos que você está anunciando na internet.

Ainda em Fevereiro, o Google Ads passou a oferecer relatórios com pontuação de velocidade para páginas de destino em dispositivos móveis. Com os dados deste relatório, você identifica quais são as páginas do seu site que estão carregando rapidamente. Ao mesmo tempo, identifica as páginas mais lentas que precisam de ajustes.

Foram lançados três novos recursos para anúncios gráficos responsivos. São eles: a opção de incluir vídeos neste tipo de anúncio, o Relatório de Combinações que exibe qual combinação de ativos oferece melhor desempenho, além da ferramenta Força do Anúncio que aponta a relevância dos ativos utilizados nos anúncios.

Anúncios somente para chamadas ficaram maiores neste mês. Com a atualização, estes anúncios passam a ter 2 cabeçalhos em vez de 1, além de linhas de descrição que permitem até 90 caracteres. Com mais espaço, as empresas conseguem apresentar o que tem a oferecer de forma mais clara.

Março

Março esteve cheio de novidades. Neste mês, foi lançada a primeira versão da API do Google Ads. Esta API chegou para substituir a anterior API AdWords. Com a API, o desenvolvedor consegue fazer a gestão automatizada de diversos aspectos das contas, como relatórios, Links Patrocinados e lances. Também é possível criar programas que interagem com a interface desde o nível da conta até o nível das palavras-chave.

Neste mês, o Google intensificou a exibição dos anúncios gráficos no Google Imagens. O objetivo é que usuários que buscam fotos de produtos e/ou inspiração possam ser impactados pelos Links Patrocinados. Uma imagem patrocinada pode apresentar diversos itens, cada qual com seu respectivo preço.

Foi apresentado o Planejador de Orçamentos que exibe uma previsão de gastos. Ele foi desenvolvido para ajudar os consultores web marketing a criar um plano de orçamento. O Planejador permite inserir métricas das suas metas. Isto, por sua vez, ajudará a determinar quanto será preciso gastar no futuro para atingir seus objetivos de marketing.

Reforçando seu compromisso em ajudar os anunciantes a estarem em conformidade com as políticas de anúncios, o Google Ads lançou o Gerenciador de Políticas. Trata-se de um lugar centralizado para monitorar quaisquer restrições que tenham sido aplicadas em todos os níveis: anúncios, palavras-chave e extensões de anúncios. Além de dar detalhes sobre as reprovações, o Gerenciador de Políticas dá dicas para corrigir as violações.

Para ajudar empresas e desenvolvedores a expandir seus negócios com jogos para dispositivos móveis, o Google Ads lançou os anúncios pré-registro. É um formato de anúncio voltado para a fase pré-lançamento dos apps. Os anúncios exibem um botão “Pré-registro” e uma opção para que os usuários sejam notificados assim que o aplicativo for lançado.

Existem muitas colunas para escolher no Google Ads. Escolher quais delas você vai adicionar às suas campanhas pode ser desafiador. Por isso, o Google lançou as Colunas Recomendadas. São colunas sugeridas para o anunciante que levam em consideração suas configurações de conta e campanha.

O Planejador de Palavras-chave ganhou novos recursos em Março. Entre elas: mais palavras sementes, ideias agrupadas, nova coluna sobre concorrência e sugestões de orçamento diário.

Abril

Para começar Abril, vamos destacar a atualização no design dos anúncios exibidos Google Assistente. Entre as novidades destaca-se o novo visual dos Links Patrocinados, além de exibir anúncios de texto iguais aos disponíveis na rede de pesquisa.

Além dos tradicionais sinais utilizados pelos lances inteligentes, em Abril, o Google divulgou mais três. Os novos sinais são os seguintes: Classificações de App Para Dispositivos Móveis, Competitividade de Preços e Periodicidade.

Maio

A estratégia de lances ROAS Desejado está disponível ao anunciar aplicativos. O objetivo é que a receita compense os valores investidos nos anúncios. Isto é possível já que, com o ROAS Desejado, você define quanto quer receber de lucro, em média, para cada real investido em suas campanhas.

Quando o app Google Ads foi lançado, as principais funções disponíveis no aplicativo diziam respeito à área do gerenciamento. Em Maio, porém, novos recursos foram adicionados ao app. Isto inclui a possibilidade de criar e editar anúncios de pesquisa responsivos, definir lances, além de obter recomendações de palavras-chave e visualizar palavras-chave com desempenho abaixo do esperado.

Nos dias 14 e 15 de Maio, em San Francisco, tivemos o tão esperado Google Marketing Live 2019. O evento apresentou diversas novas soluções do Google. Algumas foram imediatamente lançadas, ao passo que outras foram anunciadas para os próximos meses. Entre as novidades estão os anúncios do Discover, as campanhas locais, os anúncios de galeria e muito, muito mais. Todas as novidades lançadas nestes dois dias de evento você pode conferir aqui.

Na sequência do GML foram lançados os anúncios showcase (ou anúncios de demonstração), exibidos na plataforma do Google Shopping. Os anúncios Showcase funcionam como uma vitrine virtual dos produtos disponíveis no e-commerce. E são visualizados diretamente no Google com as imagens escolhidas pelo anunciante.

Neste mês tivemos o início do lançamento gradual dos Anúncios Vinculados a Aplicativos Instalados. Com estes anúncios, você consegue direcionar os clientes diretamente para as páginas certas dos apps. Ou seja, as páginas de destino não são mais apenas páginas de sites, mas também incluem seções de aplicativos. Claro que, para ser redirecionado para o aplicativo, o cliente precisa ter o app instalado.

O Google Shopping foi redesenhado em Maio. Entre as novidades está a página inicial personalizada de acordo com anteriores experiências de compra dos usuários. Além disso, a ferramenta apresentou novos recursos como as “Campanhas Com Parceiros” que permitem que as marcas usem seu orçamento para ajudar os varejistas a promover seus principais produtos. Além disso, a empresa começou a oferecer as compras online e locais.

Junho

Duas estratégias de lances foram aposentadas em Junho. São elas: Definir posição na página de pesquisa e Parcela de superação desejada.

Neste mês, o Google começou a permitir que conversões fossem definidas no nível das campanhas. Esta opção deve ser usada em uma situação específica: quando suas campanhas tiverem como objetivo capturar diferentes tipos de conversão. As conversões no nível das campanhas estão disponíveis para a rede de pesquisa (Search) e Rede de Display.

O Google Station é uma rede de internet pública. A fim de monetizar os provedores, o Google Station passou a integrar um inventário de publicidade premium às redes Wi-Fi públicas.

A interatividade 3D ganhou novos espaços. Isto pode ser percebido com os Anúncios 3D Interativos. O novo formato de anúncio gráfico, chamado Swirl, permite aos usuários interagir com objetos 3D, girando-o em todas as direções. Estes anúncios interativos estão disponíveis por meio do Display & Video 360.

E por falar em 3D, novidades chegaram no campo da realidade aumentada. Com os anúncios em realidade aumentada no YouTube, as marcas oferecem uma experiência altamente envolvente para seu público-alvo. A experiência permite que os usuários “experimentem” os produtos anunciados como se estivessem presentes na loja física.

Julho

Julho começou com o anúncio de que as campanhas para apps serão exibidas em mais pesquisas em navegadores do iOS, em dispositivos móveis. Isto significa alcançar mais pessoas com a publicidade do Google, afinal, somente no Brasil, mais de 13% dos aparelhos móveis utilizam o sistema operacional iOS.

Neste mês, um filtro do Chrome começou a bloquear Links Patrocinados considerados invasivos, segundo padrões da coalizão Better Ads. No total, 12 formatos de anúncios integram a lista negra, incluindo pop-ups e vídeos publicitários com som e com reprodução automática.

Google Shopping elevou as avaliações para um novo patamar: a exibição de fotos de clientes nas avaliações de produto. Após receber o produto, o cliente pode fazer upload de uma foto em que está usando o produto adquirido. Esta imagem, no entanto, deve ser encaminhada ao Google, e não ao anunciante.

Foram introduzidos novos públicos-alvo na Pesquisa. Nas novas configurações de segmentação da rede de pesquisa, duas novas opções foram apresentadas: Públicos-alvo no Mercado e Informações Demográficas Detalhadas. A união destes critérios de segmentação mostram como o histórico de navegação está sendo usado para proporcionar experiências mais relevantes para os usuários na pesquisa do Google.

A fim de gerar mais conversões, o TrueView For Action tornou-se disponível nos parceiros de vídeo – sites de editores e apps onde é possível exibir anúncios em vídeo para o público-alvo. Para aproveitar esta rede, não há necessidade de realizar qualquer configuração. Afinal, os parceiros de vídeo já estão selecionados por padrão.

O lance de CPM está disponível para anúncios Masthead no YouTube.

Em 31 de julho de 2019, o acompanhamento paralelo tornou-se obrigatório para anúncios gráficos.

Agosto

Agosto começou com o anúncio de que o Google ampliou correspondências que utilizam variações aproximadas, ou seja, palavras diferentes mas com a mesma intenção de pesquisa. A partir deste mês, as variações aproximadas estão disponíveis para Correspondência de frase e para os Modificadores de correspondência ampla.

Google Discover, YouTube e Rede de Display ganham espaço para exibição de Links Patrocinados das campanhas para apps. Com os 3 novos locais para exibir anúncios de apps, as empresas podem expandir seus negócios no ambiente mobile.

Gerenciar diversas contas tornou-se mais fácil com o Mapa da Conta, lançado em Agosto. A ferramenta permite visualizar a estrutura e desempenho de cada conta, além de navegar entre diferentes contas. Em vez de navegar em diversas páginas e tabelas, o Mapa mantém a conta de administrador e as subcontas em um único local.

O Analytics apresenta o App + Web. Trata-se de um recurso desenvolvido para fornecer dados e insights da jornada multiplataforma dos clientes até a conversão. Ou seja, os dados de acesso de aplicativos e websites são unificados em um único relatório.

A Pontuação de Otimização é uma métrica que mostra o potencial de melhorias das campanhas. Inicialmente disponível na rede de pesquisa, a pontuação de otimização passou a ser oferecida para campanhas do Shopping, no mês de Agosto. Assim, se os anúncios do seu e-commerce não estão atingindo todo o potencial, o Google dará dicas para melhorar seu desempenho.

Para quem usa os lances automáticos, uma nova estratégia tornou-se disponível para os lances inteligentes: maximizar o valor da conversão. Este tipo de estratégia define os lances de forma automática, tendo como objetivo gerar o maior valor de conversão para suas campanhas sem exceder seu orçamento.

No final de Agosto, tivemos a introdução dos ajustes periódicos dos Lances inteligentes. Isto é especialmente útil quando você consegue prever mudanças significativas na taxa de conversão, por exemplo, ao aplicar determinadas promoções. Com este recurso, você consegue ajustar a taxa de conversão em determinados períodos do ano, visando atingir seu CPA Desejado.

Setembro

Em setembro, a pontuação de otimização se tornou acessível via app do Google Ads. Assim, os analistas de Links Patrocinados podem acompanhar a pontuação de otimização do Shopping, Search e Display diretamente no aplicativo do Google Ads. Além disso, a pontuação de otimização passou a incluir recomendações de palavras-chave.

Visto que as pessoas transitam naturalmente entre online e offline, é necessário recursos que nos ajudem a tirar o máximo proveito deste comportamento. Foi pensando nisso que o Google lançou os Lances Inteligentes para Visitas à Loja. Assim sendo, é possível otimizar para visitas à loja utilizando as mesmas estratégias de lances das conversões online.

Outubro

Outubro começou trazendo novidades para o Search Ads 360. O Search Ads 360, que é uma plataforma de gerenciamento de campanhas de marketing em mecanismos de busca, passou a fazer uso dos Lances Inteligentes. Com isso, os profissionais de marketing podem aproveitar o aprendizado de máquina para otimizar os lances de suas campanhas.

O Google comunicou que atualizou os modelos das campanhas para apps. Visto que estas campanhas combinam diversos elementos, como imagens e vídeos, com o novo modelo é possível atribuir o tráfego a cada um dos materiais do criativo. Assim, o aprendizado de máquina consegue selecionar as melhores combinações visando otimizar suas conversões.

Para finalizar Outubro, foi divulgado o lançamento em fase beta das extensões de formulário de lead. Com esta extensão, é mais fácil para você conseguir novos leads a partir de suas campanhas publicitárias. Em vez de requerer o acesso a uma página de destino para preencher um formulário, isto pode ser feito diretamente no Link Patrocinado.

Novembro

E por falar em extensões, Novembro também trouxe novidades neste respeito. As campanhas de vídeo no YouTube contam com extensões que tornam os anúncios mais informativos. Dentre os recursos oferecidos por estas extensões estão os formulários de interesse, local da loja e chamadas à ação adicionais.

O masthead do YouTube passou a integrar o time da publicidade na TV. Os anunciantes conseguem exibir seus anúncios em compra única para a TV ou por meio de compra para várias telas, o que inclui computadores e dispositivos móveis.

O Relatório de estratégias de lances passou a oferecer insights e dados de performance dos Lances Inteligentes. Isto significa mostrar quais indicadores (como tipo de dispositivo, local, palavra-chave) estão afetando o desempenho das campanhas publicitárias.

Dezembro

No último mês do ano, o Google trouxe novos recursos do Planejador de Palavras-chave, assim como já havia feito em meses anteriores. Desta vez, tornou-se possível criar, salvar e compartilhar os planos com outras pessoas diretamente no Planejador. Portanto, não há mais necessidade de fazer o download dos planos e compartilhá-los por e-mail.

Como vimos, no mês de agosto, a Pontuação de Otimização passou a estar disponível para as campanhas do Shopping. Em Dezembro, ela foi estendida para campanhas da Rede de Display. Isto permite verificar quais de suas campanhas estão aproveitando todo o seu potencial e quais precisam de alguns ajustes.

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