Como anunciar supermercados e mercearias no Google?

02/02/2023 by in category Segmentos do Mercado with 0 and 1
Home > Blog > Segmentos do Mercado > Como anunciar supermercados e mercearias no Google?

Como o setor dos supermercados e mercearias pode aproveitar o digital para atrair mais clientes e vender mais? Neste artigo, você vai descobrir como anunciar supermercados no Google.

O digital influencia o consumo em diversos setores. Por isso, supermercados e mercearias precisam de estratégias para aparecer para os clientes quando eles estiverem na internet procurando produtos.

Pensando no marketing digital para supermercados, uma das melhores soluções é o Google Ads.

Neste artigo, veja como usar o Google para divulgar um supermercado na internet.

A importância do omnichannel para supermercados

Omnichannel é uma estratégia de marketing que procura utilizar diversos canais para alcançar seu público-alvo. Ou seja, em vez de apenas entregar panfletos na vizinhança, usar carro de som nas ruas do bairro e cartazes de promoção em frente à loja, os supermercados aproveitam a internet para influenciar a compra dos clientes.

Como fazer marketing de um supermercado?

A melhor forma de fazer marketing para supermercados é anunciar no Google. Isto se dá porque as pessoas fazem cada vez mais pesquisas de preços no buscador.

Assim, você tem diante de si duas estratégias de marketing para supermercados:

Anunciar produtos individuais quando as pessoas pesquisarem por eles. Neste caso, é melhor anunciar produtos em que haja uma margem de lucro maior para compensar o gasto com publicidade.

exemplo de anúncios de produtos de supermercado

Anunciar supermercado ou mercearia quando as pessoas procurarem por estes estabelecimentos na região.

exemplo de anúncios de supermercado no Google

O Google possui um recurso de segmentação local. Assim, você escolhe as regiões geográficas onde os anúncios devem aparecer.

Por exemplo, você pode exibir os anúncios em um raio de alguns quilômetros ao redor do seu supermercado. Ou pode exibir anúncios em toda a cidade.

No entanto, se você tem uma loja virtual, você pode exibir anúncios em outras cidades, estados e até mesmo em todo o país.

Portanto, é você quem decide onde os anúncios devem aparecer.

Dúvidas sobre como anunciar supermercados no Google

1. Quando os anúncios do meu supermercado vão aparecer?

No Google, os anúncios aparecem quando as pessoas pesquisam por supermercados e pelos produtos que você escolhe anunciar.

Isto é possível por meio das listas de palavras-chave. Assim, você cria uma lista de palavras que vão, por assim dizer, acionar os anúncios. Sempre que as pessoas digitarem estas palavras, seus anúncios podem aparecer.

Em outras palavras, você aparece para as pessoas certas na hora certa!

As campanhas inteligentes utilizam aprendizado de máquina avançado para saber quando um anúncio deve aparecer. O Google cruza diversos fatores como termo da consulta, localização do usuário, distância até o mercado e dispositivo do usuário para identificar o momento certo de exibir sua publicidade.

Além disso, você pode programar as campanhas para os anúncios aparecerem somente em dias e horários específicos. Por exemplo, apenas durante o horário comercial.

2. Os anúncios de supermercado aparecem somente na rede de pesquisa (Google.com)?

Isto é algo que você decide, levando em consideração suas estratégias de marketing e orçamento.

Ao anunciar um supermercado na internet, você pode exibir anúncios na rede de pesquisa e em sites parceiros do Google. Além disso, você pode exibir anúncios no YouTube para fortalecer sua marca.

Finalmente, você pode aparecer no Google Maps, afinal, muitos utilizam esta plataforma para encontrar supermercados na localidade.

3. Em que consiste um anúncio no Google?

Os anúncios de texto possuem título, URL, telefone, descrição e, em alguns casos, extensões de anúncios.

anúncio de supermercado na internet

Existem diversas extensões disponíveis. Por exemplo, as extensões de local ajudam os clientes a chegar até o supermercado, pois exibem um mapa, endereço ou a distância até o local.

Se você possui um supermercado com compras online, é possível integrá-lo com o Google Shopping. Isto permite exibir as fotos e os preços dos produtos diretamente no anúncio.

4. Quanto custa divulgar um supermercado ou mercearia no Google?

Usando o Google para fazer o marketing do seu supermercado, você paga apenas quando clicarem no seu anúncio.

Este é o sistema de custo por clique.

E é você quem define quanto quer pagar por clique. Este valor é chamado de lance.

Visto que o Google Ads funciona como um leilão, ele usa os lances para determinar a posição dos anúncios, ou seja, quem vai aparecer em primeiro lugar, em segundo e assim por diante.

5. Como faço para o anúncio do meu mercado aparecer acima dos concorrentes?

Como vimos, ao anunciar seu supermercado no Google você precisa dar lances. E o Google usa este valor como critério para determinar o posicionamento dos anúncios.

Mas pensando na boa experiência dos usuários, o Google também utiliza o índice de qualidade. Este índice é uma nota de 0 a 10 que o Google dá de acordo com a qualidade das suas campanhas.

Assim, supermercados com um bom índice de qualidade podem aparecer em 1º lugar, mesmo com um lance menor do que o segundo colocado.

6. Como começar a anunciar no Google?

Você pode começar a anunciar na internet com a consultoria de uma agência certificada pelo Google. Nós somos uma agência certificada Google Partners, o que significa que temos o conhecimento e experiência necessários para que você extraia o máximo das suas campanhas.

Lembre-se que campanhas com qualidade gastam menos e alcançam os melhores resultados.

Dicas para fazer um bom marketing digital para supermercados

As pessoas usam os canais digitais para encontrar informação e inspiração em suas compras no supermercado. Por isso, muitos pesquisam na internet antes de ir às compras.

Portanto, para fazer um bom marketing, não basta aparecer no momento certo. É preciso também oferecer informações e ferramentas que facilitam o processo de compra, e que o ajudem a se manter em contato com os clientes.

Por exemplo:

  • Opção para clientes criarem lista de compras online.
  • Sistema de assistência por voz.
  • Opção para clientes receberem promoções por e-mail e WhatsApp.
  • Experiência online que corresponda ao que está no mercado físico, por exemplo, estoque e preços consistentes.

Comece a anunciar seu mercado no Google hoje mesmo

O Google pode ajudá-lo a aumentar o tráfego em seu comércio eletrônico, bem como gerar mais visitas e vendas presenciais em seu supermercado ou mercearia.

Assim, cada dia que você não aparece no Google, seu supermercado perde oportunidades de novas vendas.

Portanto, entre em contato com a gente e vamos explicar em detalhes como começar a anunciar seu supermercado na internet hoje mesmo.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso