Qual o Índice de Maturidade Digital dos Brasileiros?

12/04/2019 by in category Segmentos do Mercado with 0 and 0
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Estudo do Google destaca como anda a maturidade digital dos brasileiros, com respeito a acesso, uso, segurança, criação e cultura digital.

 

Quando falamos em maturidade digital de uma população, estamos falando sobre a competência das pessoas em dominar as tecnologias disponíveis.

Neste respeito, se você é uma empresa com presença digital (seja por meio de sites, aplicativos, perfis em redes sociais, ou anúncios nos Links Patrocinados do Google Ads), este assunto é do seu interesse. Afinal, “desde a Revolução Industrial, investimentos em ciência e tecnologia provaram ser motores confiáveis de crescimento econômico”.

Assim, surge a pergunta: como anda a maturidade digital dos brasileiros?

Portanto, para descobrir a resposta, acompanhe o que um estudo do Google revela sobre isso.

Dimensões Avaliadas no Estudo

 
Para avaliar a maturidade digital dos brasileiros, o Google avaliou 5 dimensões:

  • Acesso
  • Uso
  • Segurança
  • Cultura Digital
  • Criação

O público entrevistado está na faixa etária entre 15 e 60 anos, em 12 estados brasileiros.

Para cada dimensão, de acordo com os dados obtidos, o Google aplicou uma nota. Portanto, confira agora os resultados da pesquisa.

Acesso

 
A vocação digital dos brasileiros é percebida nos números a seguir:

  • De cada 10 brasileiros, 7 estão conectados;
  • Em média, os brasileiros passam conectados mais de 9 horas por dia;
  • A média de brasileiros em redes sociais é 45% maior do que a média mundial;
  • 86% dos conectados assistem a vídeos online.

vocação digital dos brasileiros

E por falar em vídeos, é bom destacar que o consumo de vídeos online no Brasil cresceu 135% em apenas 4 anos. Não é à toa que muitas empresas estão investindo pesadamente em vídeos publicitários criativos, vídeos esses que são exibidos nos momentos certos por meio do Google Ads.

A média geral obtida é 3,5. Os aspectos positivos nesta nota estão relacionados com a habilidade dos entrevistados em ligar, configurar e conectar aparelhos eletrônicos.

Acesso - maturidade digital dos brasileirosNo entanto, com respeito a atividades que exigem um conhecimento um pouco mais avançado, como uso de programas com comandos de voz e configuração de softwares, as notas são baixas.

Uso

 
No entanto, no tocante à maturidade digital, outro aspecto que precisa ser avaliado é como as pessoas fazem uso das tecnologias.

O estudo revela que o Brasil é a quarta maior potência em termos de população online. No entanto, quando se trata de consumo online, o país fica na 8ª posição.

Uso de tecnologias pelos brasileirosAs transações online e uso do armazenamento de dados em nuvem figuram como um aspecto negativo.

Assim sendo, avaliando estes aspectos, a média geral é de 3,4.
Uso de tecnologias - Maturidade digital dos brasileiros

Segurança

 
Com “Segurança”, o Google se refere a:

  • Capacidade de reconhecer operações inapropriadas e/ou ilegais;
  • Conhecimento sobre formas de proteger dados pessoais;
  • Capacidade de avaliar a confiabilidade de sites e fontes de informação.

O internauta brasileiro demonstra conhecer os métodos de se manter seguros no ambiente online. Afinal, isto é percebido no tocante a cuidar de seus dados pessoais.

Segurança - maturidade digital dos brasileirosNo entanto, o brasileiro ganha pontos negativos quanto à dificuldade em diferenciar sites com conteúdo verdadeiro daqueles que promovem notícias falsas.

Cultura Digital

 
O que o Google entende por “cultura digital”?

  • Possuir curiosidade e empenhar-se em estudo para descobrir novas soluções;
  • Atualizar-se constantemente em relação às novas tecnologias;
  • Acompanhar atualizações de softwares, hardwares e aplicativos.

Neste respeito, como anda a maturidade digital dos brasileiros? A média geral é 3,0.

Cultura digital - maturidade digital dos brasileirosA evolução da cultura digital brasileira mostra que a população se dispõe a aprender por meio da experimentação e por acompanhar reviews de lançamento.

Criação

 
A dimensão Criação foi a que recebeu a menor nota (1.8), de acordo com a avaliação. Mas, o que o Google entende por “Criação”? Esta dimensão se refere ao:

  • Conhecimento de ferramentas para gerenciar publicidade online, tais como os Links Patrocinados do Google Ads;
  • Uso de ferramentas para promoção de conteúdo;
  • Uso de diferentes linguagens para programar e desenvolver sistemas.

Criação - Maturidade digital dos brasileirosA baixa nota se deve ao pouco conhecimento do aprendizado de máquina (machine learning) e suas aplicações. A dificuldade no uso de sistema de dados também figura como ponto negativo.

No entanto, o conhecimento das técnicas para edição de vídeos e o desenvolvimento de apresentações aparecem como aspectos positivos.

Habilidades Combinadas

 
Quando as habilidades mencionadas são combinadas e aproveitadas, há um efeito direto sobre a renda dos brasileiros. O impacto positivo é de até R$ 380 na renda mensal, valor correspondente a 40% do atual salário mínimo.

O potencial oferecido é um aumento de US$ 70 bilhões ao PIB. Segundo o Google, “o upskilling pode gerar um aumento de cerca de 0,4 p.p. ao ano, o que representa um incremento de mais de 15% no crescimento projetado para o PIB brasileiro nos próximos anos”.

Desenvolvimento das capacidades digitaisPortanto, o domínio das tecnologias digitais e o desenvolvimento de atividades neste âmbito são responsáveis direto pelo impacto econômico e social.

Por Que Isso Interessa Empresas Que Anunciam no Google

 
O ambiente digital oferece diversas oportunidades para empresas de todos os setores.

No entanto, em muitos casos, é preciso reconsiderar velhos conceitos. Apenas como exemplo: para aproximadamente 70% das empresas brasileiras, os idosos não conseguem acompanhar as transformações tecnológicas. Isto pode fazer com que a publicidade digital esteja voltada exclusivamente para os mais jovens. E com isso, oportunidades são perdidas. Assim, para saber mais detalhes sobre os mais velhos no Brasil, e obter dicas publicitárias para esta faixa etária, leia sobre como criar campanhas de marketing para idosos.

Estudos como esses ajudam a conhecer melhor o seu público-alvo. A partir daí, é possível desenvolver as estratégias e esforços para alcançar seus futuros clientes. Portanto, se precisar de ajuda para construir uma publicidade realmente eficiente na internet, devidamente voltada para seu público-alvo, contate uma agência Google Partner.

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