Quando falamos em maturidade digital de uma população, estamos falando sobre a competência das pessoas em dominar as tecnologias disponíveis.
Neste respeito, se você é uma empresa com presença digital (seja por meio de sites, aplicativos, perfis em redes sociais, ou anúncios nos Links Patrocinados do Google Ads), este assunto é do seu interesse. Afinal, “desde a Revolução Industrial, investimentos em ciência e tecnologia provaram ser motores confiáveis de crescimento econômico”.
Assim, surge a pergunta: como anda a maturidade digital dos brasileiros?
Portanto, para descobrir a resposta, acompanhe o que um estudo do Google revela sobre isso.
Para avaliar a maturidade digital dos brasileiros, o Google avaliou 5 dimensões:
O público entrevistado está na faixa etária entre 15 e 60 anos, em 12 estados brasileiros.
Para cada dimensão, de acordo com os dados obtidos, o Google aplicou uma nota. Portanto, confira agora os resultados da pesquisa.
A vocação digital dos brasileiros é percebida nos números a seguir:
E por falar em vídeos, é bom destacar que o consumo de vídeos online no Brasil cresceu 135% em apenas 4 anos. Não é à toa que muitas empresas estão investindo pesadamente em vídeos publicitários criativos, vídeos esses que são exibidos nos momentos certos por meio do Google Ads.
A média geral obtida é 3,5. Os aspectos positivos nesta nota estão relacionados com a habilidade dos entrevistados em ligar, configurar e conectar aparelhos eletrônicos.
No entanto, com respeito a atividades que exigem um conhecimento um pouco mais avançado, como uso de programas com comandos de voz e configuração de softwares, as notas são baixas.
No entanto, no tocante à maturidade digital, outro aspecto que precisa ser avaliado é como as pessoas fazem uso das tecnologias.
O estudo revela que o Brasil é a quarta maior potência em termos de população online. No entanto, quando se trata de consumo online, o país fica na 8ª posição.
As transações online e uso do armazenamento de dados em nuvem figuram como um aspecto negativo.
Assim sendo, avaliando estes aspectos, a média geral é de 3,4.
Com “Segurança”, o Google se refere a:
O internauta brasileiro demonstra conhecer os métodos de se manter seguros no ambiente online. Afinal, isto é percebido no tocante a cuidar de seus dados pessoais.
No entanto, o brasileiro ganha pontos negativos quanto à dificuldade em diferenciar sites com conteúdo verdadeiro daqueles que promovem notícias falsas.
O que o Google entende por “cultura digital”?
Neste respeito, como anda a maturidade digital dos brasileiros? A média geral é 3,0.
A evolução da cultura digital brasileira mostra que a população se dispõe a aprender por meio da experimentação e por acompanhar reviews de lançamento.
A dimensão Criação foi a que recebeu a menor nota (1.8), de acordo com a avaliação. Mas, o que o Google entende por “Criação”? Esta dimensão se refere ao:
A baixa nota se deve ao pouco conhecimento do aprendizado de máquina (machine learning) e suas aplicações. A dificuldade no uso de sistema de dados também figura como ponto negativo.
No entanto, o conhecimento das técnicas para edição de vídeos e o desenvolvimento de apresentações aparecem como aspectos positivos.
Quando as habilidades mencionadas são combinadas e aproveitadas, há um efeito direto sobre a renda dos brasileiros. O impacto positivo é de até R$ 380 na renda mensal, valor correspondente a 40% do atual salário mínimo.
O potencial oferecido é um aumento de US$ 70 bilhões ao PIB. Segundo o Google, “o upskilling pode gerar um aumento de cerca de 0,4 p.p. ao ano, o que representa um incremento de mais de 15% no crescimento projetado para o PIB brasileiro nos próximos anos”.
Portanto, o domínio das tecnologias digitais e o desenvolvimento de atividades neste âmbito são responsáveis direto pelo impacto econômico e social.
O ambiente digital oferece diversas oportunidades para empresas de todos os setores.
No entanto, em muitos casos, é preciso reconsiderar velhos conceitos. Apenas como exemplo: para aproximadamente 70% das empresas brasileiras, os idosos não conseguem acompanhar as transformações tecnológicas. Isto pode fazer com que a publicidade digital esteja voltada exclusivamente para os mais jovens. E com isso, oportunidades são perdidas. Assim, para saber mais detalhes sobre os mais velhos no Brasil, e obter dicas publicitárias para esta faixa etária, leia sobre como criar campanhas de marketing para idosos.
Estudos como esses ajudam a conhecer melhor o seu público-alvo. A partir daí, é possível desenvolver as estratégias e esforços para alcançar seus futuros clientes. Portanto, se precisar de ajuda para construir uma publicidade realmente eficiente na internet, devidamente voltada para seu público-alvo, contate uma agência Google Partner.
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