Quando falamos em maturidade digital de uma população, estamos falando sobre a competência das pessoas em dominar as tecnologias disponíveis.
Neste respeito, se você é uma empresa com presença digital (seja por meio de sites, aplicativos, perfis em redes sociais, ou anúncios nos Links Patrocinados do Google Ads), este assunto é do seu interesse. Afinal, “desde a Revolução Industrial, investimentos em ciência e tecnologia provaram ser motores confiáveis de crescimento econômico”.
Assim, surge a pergunta: como anda a maturidade digital dos brasileiros?
Portanto, para descobrir a resposta, acompanhe o que um estudo do Google revela sobre isso.
Para avaliar a maturidade digital dos brasileiros, o Google avaliou 5 dimensões:
O público entrevistado está na faixa etária entre 15 e 60 anos, em 12 estados brasileiros.
Para cada dimensão, de acordo com os dados obtidos, o Google aplicou uma nota. Portanto, confira agora os resultados da pesquisa.
A vocação digital dos brasileiros é percebida nos números a seguir:
E por falar em vídeos, é bom destacar que o consumo de vídeos online no Brasil cresceu 135% em apenas 4 anos. Não é à toa que muitas empresas estão investindo pesadamente em vídeos publicitários criativos, vídeos esses que são exibidos nos momentos certos por meio do Google Ads.
A média geral obtida é 3,5. Os aspectos positivos nesta nota estão relacionados com a habilidade dos entrevistados em ligar, configurar e conectar aparelhos eletrônicos.
No entanto, com respeito a atividades que exigem um conhecimento um pouco mais avançado, como uso de programas com comandos de voz e configuração de softwares, as notas são baixas.
No entanto, no tocante à maturidade digital, outro aspecto que precisa ser avaliado é como as pessoas fazem uso das tecnologias.
O estudo revela que o Brasil é a quarta maior potência em termos de população online. No entanto, quando se trata de consumo online, o país fica na 8ª posição.
As transações online e uso do armazenamento de dados em nuvem figuram como um aspecto negativo.
Assim sendo, avaliando estes aspectos, a média geral é de 3,4.
Com “Segurança”, o Google se refere a:
O internauta brasileiro demonstra conhecer os métodos de se manter seguros no ambiente online. Afinal, isto é percebido no tocante a cuidar de seus dados pessoais.
No entanto, o brasileiro ganha pontos negativos quanto à dificuldade em diferenciar sites com conteúdo verdadeiro daqueles que promovem notícias falsas.
O que o Google entende por “cultura digital”?
Neste respeito, como anda a maturidade digital dos brasileiros? A média geral é 3,0.
A evolução da cultura digital brasileira mostra que a população se dispõe a aprender por meio da experimentação e por acompanhar reviews de lançamento.
A dimensão Criação foi a que recebeu a menor nota (1.8), de acordo com a avaliação. Mas, o que o Google entende por “Criação”? Esta dimensão se refere ao:
A baixa nota se deve ao pouco conhecimento do aprendizado de máquina (machine learning) e suas aplicações. A dificuldade no uso de sistema de dados também figura como ponto negativo.
No entanto, o conhecimento das técnicas para edição de vídeos e o desenvolvimento de apresentações aparecem como aspectos positivos.
Quando as habilidades mencionadas são combinadas e aproveitadas, há um efeito direto sobre a renda dos brasileiros. O impacto positivo é de até R$ 380 na renda mensal, valor correspondente a 40% do atual salário mínimo.
O potencial oferecido é um aumento de US$ 70 bilhões ao PIB. Segundo o Google, “o upskilling pode gerar um aumento de cerca de 0,4 p.p. ao ano, o que representa um incremento de mais de 15% no crescimento projetado para o PIB brasileiro nos próximos anos”.
Portanto, o domínio das tecnologias digitais e o desenvolvimento de atividades neste âmbito são responsáveis direto pelo impacto econômico e social.
O ambiente digital oferece diversas oportunidades para empresas de todos os setores.
No entanto, em muitos casos, é preciso reconsiderar velhos conceitos. Apenas como exemplo: para aproximadamente 70% das empresas brasileiras, os idosos não conseguem acompanhar as transformações tecnológicas. Isto pode fazer com que a publicidade digital esteja voltada exclusivamente para os mais jovens. E com isso, oportunidades são perdidas. Assim, para saber mais detalhes sobre os mais velhos no Brasil, e obter dicas publicitárias para esta faixa etária, leia sobre como criar campanhas de marketing para idosos.
Estudos como esses ajudam a conhecer melhor o seu público-alvo. A partir daí, é possível desenvolver as estratégias e esforços para alcançar seus futuros clientes. Portanto, se precisar de ajuda para construir uma publicidade realmente eficiente na internet, devidamente voltada para seu público-alvo, contate uma agência Google Partner.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2492) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2567) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2567) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)