Como adaptar estratégias de SEO ao período da pandemia

25/05/2020 by in category SEO with 0 and 0
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Como as marcas podem adaptar suas estratégias de SEO diante do impacto do coronavírus? Neste artigo, veja dicas práticas que fazem toda a diferença.

Em uma iniciativa para auxiliar empresas de todos os tamanhos, criamos um guia sobre como adaptar sua publicidade digital durante o período da pandemia do coronavírus. Confira as dicas mencionadas neste guia de publicidade durante a COVID-19.

Ali você encontrará orientações sobre como adaptar anúncios do Google Ads, do Google Shopping e do YouTube a este período de incertezas que estamos atravessando.

Neste artigo, porém, vamos auxiliar as empresas que dependem do tráfego orgânico do Google para fazer bons negócios.

Em uma pesquisa recente, 1 em cada 3 consumidores admitiram que a pandemia mudou seu comportamento de compra.

Portanto, esta realidade abre oportunidades para empresas ajustarem seu marketing, criando conteúdo para gerar mais vendas agora e fortalecer sua marca no longo prazo.

Portanto, como adaptar suas estratégias de SEO diante do impacto do coronavírus? Continue com a gente e veja dicas práticas que fazem toda a diferença.

Mantenha os clientes informados durante a pandemia

Você possui uma loja física com atendimento ao público? Neste caso, suas lojas devem ter sofrido alterações no horário de funcionamento nos últimos tempos. Medidas implantadas pela administração pública pode fazer com que você feche as portas durante dias inteiros ou talvez em horários específicos.

A questão é: se seu cliente fizer uma busca no Google, o horário de funcionamento está atualizado?

Os resultados do Google podem utilizar dados do Google Meu Negócio para apresentar detalhes sobre o atendimento, incluindo o horário de funcionamento.

resultados google meu negócio

Outros resultados do Google como quadros de mapas também trazem informações assim.

horário funcionamento google seo covid-19

O que você precisa fazer

Sempre que acontecer qualquer alteração no horário de funcionamento por causa dos impactos do coronavírus, atualize imediatamente seu site e sua página no Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio permite que você adicione um Horário Especial. Este horário é utilizado para funcionamentos fora do comum, como festas, eventos ou outras circunstâncias, como a medida de enfrentamento ao COVID-19.

Assim, digamos que durante uma semana haverá uma mudança no horário de funcionamento da sua empresa. Neste caso, você precisa adicionar um Horário Especial.

No entanto, lembre-se que para adicionar um horário especial é necessário existir um horário normal.

Para adicionar um horário normal:

  1. Após acessar o Google Meu Negócio, clique em Informações.
  2. Clique em Horário ao lado de Adicionar horário.
  3. Marque os dias da semana em que sua empresa está aberta.
  4. Em cada um desses dias, clique em Abre às e defina o horário de abertura do seu negócio.
  5. Da mesma forma, ao lado de cada dia, clique em Fecha às e selecione o horário de fechamento.
  6. Finalmente, clique em Aplicar.

Para adicionar um horário especial (somente após criar um horário normal):

  1. Clique em Informações e depois em Horário de funcionamento especial.
  2. Ao lado do período de pandemia que terá um horário especial, clique em Confirmar horário de funcionamento.
  3. Adicione os horários de abertura e fechamento do seu negócio.
  4. Clique em Aplicar.

Assim, os horários especiais são exibidos para os clientes no Google apenas nos dias indicados.

Monitore o interesse dos clientes durante a pandemia

O interesse das pessoas muda de acordo com as circunstâncias. Produtos e serviços encarados como não essenciais antes da pandemia passam a ser “essenciais” nos nossos dias, e vice-versa.

E não é apenas o interesse que muda, mas também a forma como as pessoas pesquisam pelos produtos e serviços.

O que você precisa fazer

Para gerenciar o SEO durante a pandemia, é preciso manter olhos atentos nas ferramentas do marketing digital. Para isso, você precisa das seguintes ferramentas:

  • Google Trends para monitorar os interesses;
  • Google Search Console e Analytics para entender as alterações nas palavras-chave utilizadas pelas pessoas quando chegam até seu site.

Acompanhe quais são as palavras-chave que estão gerando conversões. São as mesmas palavras mais rentáveis antes da pandemia? Ou você notou diferença?

Portanto, analisar estes relatórios é importante para investir nas palavras-chave mais rentáveis durante a COVID-19.

Adapte o conteúdo ao interesse das pessoas

Fazer SEO envolve produzir conteúdo que interesse ao público-alvo. Assim, é preciso monitorar os novos interesses que a pandemia tem gerado – e que tenham relação com seu negócio. Depois disso, basta fazer os ajustes necessários.

O que você precisa fazer

Claro, você pode continuar produzindo o conteúdo tradicional. Mas, como mencionado, novos conteúdos devem ser feitos pensando nos novos interesses.

Os vídeos estão entre o conteúdo mais consumido durante o isolamento social. Portanto, vale a pena os esforços para produzir mais vídeos em seu site e no YouTube.

Marcas e empresas de todos os tamanhos estão conscientizando as pessoas dos perigos do coronavírus. Para fortalecer suas estratégias de SEO, ao mesmo tempo em que contribui para a sociedade, considere a possibilidade de criar conteúdo voltado para a necessidade de isolamento social e higienização.

Aumentar a segurança durante a pandemia

Os golpes digitais cresceram com o surgimento do coronavírus. Afinal, hackers têm se aproveitado desta situação, aumentando a sensação de insegurança das pessoas em transações digitais.

O que você precisa fazer

O que precisa ser feito aqui é o dever de casa.

Monitoramento de arquivos de erro, acompanhamento de alertas de segurança no Google Search Console, implementação da autenticação única de SSO e do certificado digital SSL – tudo isto é vital para aumentar a confiança das pessoas no seu negócio. E, claro, manter site e plugins sempre atualizados.

Preparar-se para o fim da pandemia

Embora este artigo esteja focado em adaptar as estratégias de SEO ao período de incertezas que atravessamos, é necessário se preparar para quando tudo isso passar.

Portanto, é preciso tomar iniciativas visando o longo prazo quando a economia adquirir novo fôlego.

O que você precisa fazer

Iniciativas de marketing digital podem trazer benefícios não apenas neste período, mas também no futuro próximo.

Portanto, foque as palavras-chave mais relevantes para seu negócio e trabalhe cada uma delas pensando no longo prazo. Assim, quando a pandemia passar, seu site estará bem posicionado nas pesquisas mais lucrativas para sua empresa.

Concluindo

Assim, não há dúvidas de que SEO é um investimento inteligente para negócios de todos os tamanhos. E pode ser rentável em períodos de forte economia, bem como em épocas de incertezas.

Portanto, continue criando conteúdo focado em SEO, lembrando que estratégias assim são eficientes no curto, médio e longo prazo.

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