Como Avaliar As Estatísticas de Rastreamento do Seu Site

11/03/2020 by in category SEO with 0 and 0
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O que são as estatísticas de rastreamento? Veja como encontrar estes valores e porque eles são tão importantes.

Toda estratégia de SEO passa pela necessidade de conhecer e melhorar as Estatísticas de Rastreamento (também conhecido como orçamento de rastreamento). Bons posicionamentos nos resultados de pesquisa dependem disso.

Mas, agora, talvez você se pergunte do que isto se trata.

Neste artigo, vamos esclarecer tudo para você. E fique tranquilo: não vamos falar de algo excessivamente técnico. São métodos simples, mas que farão grande diferença nas suas estratégias de SEO.

Confira os tópicos principais:

O Que É Orçamento de Rastreamento?

Em termos simples, orçamento de rastreamento é o número de páginas rastreadas pelo Google em um dia.

Ao analisar estas estatísticas é preciso ter em mente que, quando o Google visita seu site, ele não rastreia todas as páginas. Apenas algumas são analisadas.

Então, digamos que o seu site possua 10.000 páginas. Agora, vamos imaginar que o Google analise 100 páginas por dia. Logo, você concluirá que precisará de 100 dias para que todo o seu site seja visitado. Na verdade, este tempo pode ser maior. Afinal, algumas páginas serão rastreadas mais vezes do que outras.

Para entendermos bem o que isso significa e a importância de ter uma boa estatística de rastreamento, vamos recapitular brevemente como funciona o processo de indexação.

Como Funciona a Indexação

Para que as páginas sejam exibidas nos resultados das buscas, elas precisam ser rastreadas e indexadas. O rastreador do Google é chamado de Googlebot.

O Googlebot identifica, basicamente, dois tipos de páginas em seu site:

  • Páginas novas;
  • Páginas atualizadas.

Ou seja, quando você cria uma nova página, ela só será exibida nas buscas depois do Googlebot rastreá-la.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o conteúdo atualizado de uma página só será apresentado no Google após a sua reindexação.

Quanto tempo levará para o Google rastrear esta página nova ou atualizada?

Isso dependerá de qualidade do seu orçamento de rastreamento.

Uma Boa Estatística de Rastreamento – O Que Isso Significa?

Quando você cria uma nova página ou atualiza um conteúdo, certamente você deseja que isto seja indexado o mais rápido possível.

Mas, quanto tempo isto levará?

Não há um número exato. Na verdade, isto pode levar uma hora ou talvez semanas.

Imagine como esta situação seria ruim: você cria diversas páginas sobre vários novos produtos. No entanto, dias depois, percebe que estas páginas ainda não foram indexadas.

Com isso, você perde visitas e vendas.

No entanto, se sua taxa de rastreamento estiver boa, é bem provável que estas novas páginas sejam indexadas mais rapidamente.

Como Visualizar a Taxa de Rastreamento do Meu Site

Visualizar as estatísticas de rastreamento do seu site é simples. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse as Estatísticas de Rastreamento no Google Search Console.
  2. Caso as estatísticas não sejam exibidas de imediato, você precisará selecionar seu site na lista de propriedades.
  3. Na página seguinte, você verá as atividades do Googlebot nos últimos 90 dias, incluindo a média de páginas rastreadas por dia.

Mas o número apresentado aqui é relativo. Como assim?

Considere este exemplo:

Temos aqui um site com 1.864 páginas rastreadas por dia. Isso é bom ou ruim? Bem, depende do tamanho do site.

Se este site tiver 10.000 páginas, este valor está bom. No entanto, se o número de páginas dele chegar a 100.000, então, há muito o que melhorar.

O Google ainda sugere que você analise o desempenho do gráfico ao longo do tempo – o ideal é que ele seja uniforme, sem quedas significativas entre diferentes semanas.

Para avaliar o tempo médio que o Googlebot leva para indexar seu site, você pode seguir estes passos:

  1. Anote a média de páginas rastreadas por dia.
  2. Divida o total de páginas do seu site por esta média de páginas rastreadas.
  3. O valor obtido é o número de dias para que o Google visite todo seu site.

Claro, você deve se lembrar daquilo que já mencionamos: algumas páginas (como a home) são rastreadas mais vezes do que outras. Portanto, é provável que o Google leve mais tempo do que o número de dias obtido nesta conta para rastrear todo seu conteúdo.

De qualquer forma, se o número for superior a 10, você pode começar a pensar na possibilidade de utilizar algumas técnicas para diminuir este valor, conforme veremos mais a frente.

O Que Causam as Quedas nas Taxas de Rastreamento?

Resumidamente, tudo aquilo que contribui para uma má experiência dos usuários. Se o usuário não gosta, o Google provavelmente não vai gostar.

Mas há também alguns aspectos técnicos que podem ser percebidos somente (ou principalmente) pelo Googlebot.

  • A adição de novas regras no robots.txt que bloqueiam o Googlebot de acessar certos conteúdos, como CSS ou Javascript. Às vezes, o Google precisa ler estes recursos para conseguir compreender o conteúdo de suas páginas.
  • Tipos de mídia incompatíveis.
  • Site respondendo às solicitações de forma muito lenta. Por isso, para não sobrecarregar o servidor, o Googlebot diminui o número de solicitações.

Como Melhorar as Estatísticas de Rastreamento

A primeira coisa que pode ser feita para melhorar suas taxas de rastreamento, é corrigir os problemas mencionados logo acima, se eles forem encontrados em seu site.

Por exemplo, se conseguir deixar seu site rápido, ele vai conseguir lidar melhor com as solicitações do Googlebot e dos usuários, ao mesmo tempo. Isto resultará em uma boa experiência para os usuários, além de aumentar o número de páginas visitadas pelo Googlebot.

Você pode conferir a velocidade do seu site no Pingdom. O ideal é que o tempo de carregamento não chegue aos 3 segundos.

Mas há outras coisas que estão ao seu alcance para melhorar o orçamento de rastreamento.

Atualize Frequentemente

Como já mencionamos, o Googlebot visita seu site em busca de conteúdo fresquinho, seja por meio de páginas novas ou conteúdo atualizado.

Por isso, certifique-se de sempre atualizar seu conteúdo. Um blog atualizado com frequência é uma receita muito boa para conseguir isso.

Mas, ao mesmo tempo que posta conteúdo novo regularmente, esteja muito atento à próxima dica.

Mantenha Páginas de Alto Valor

O Google não busca apenas conteúdo, mas conteúdo de qualidade.

Portanto, se existirem muitas URLs de baixo valor, isto pode impactar o site negativamente. O Google pode diminuir as visitas, levando em consideração que o seu conteúdo é de baixa qualidade.

Além disso, o que também está incluído em páginas de baixo valor?

  • Conteúdo duplicado;
  • Páginas que utilizam black hat SEO;
  • Páginas com espaços infinitos (por exemplo, uma página exibindo um calendário com um link para o próximo mês. Teoricamente, se o Googlebot for seguir estes links, faria isso infinitamente);
  • Páginas com erros.

Portanto, se encontrar páginas de baixo valor, remova-as ou corrija os problemas o mais rápido possível.

Tenha Uma Boa Estratégia de Backlinks

Quanto mais links seu site tiver, especialmente quando originados de fontes de qualidade, melhor será.

Para isso, você precisa de uma boa estratégia de backlinks.

Isto envolve construir o link building interno e também conseguir links de outros sites. Para conseguir estes últimos, você precisa de conteúdo de qualidade. Isto significa cobrir bem todos os tópicos sobre os quais você for abordar. Além disso, sempre mantenha seu conteúdo atualizado.

Concluindo

Portanto, se seu site for pequeno, é muito provável que você não precise se preocupar com as estatísticas de rastreamento.

No entanto, para sites de tamanho médio a grande, é importante manter olhos atentos nestas taxas para verificar como estão.

Assim, aplicando as dicas acima ajudará a melhorar sua taxa de rastreamento, fazendo com que mais páginas sejam indexadas pelo Google, diariamente.

No entanto, se as taxas continuarem baixas, apesar dos seus esforços, talvez você precise de uma ajuda profissional.

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