Se você deseja anunciar na maior rede social do planeta, você precisa conhecer e dominar o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Afinal, o Gerenciador de Anúncios é a solução para criar, editar e acompanhar resultados das campanhas publicitárias veiculadas na rede social.
Neste artigo, conheça o Gerenciador e veja como utilizá-lo nas suas campanhas de social ads.
Depois de acessar a ferramenta, é possível realizar todas as ações necessárias para quem deseja fazer publicidade no Facebook, no Messenger ou anunciar no Instagram.
Podemos destacar 3 ações principais que podemos realizar no Gerenciador de Anúncios.
Agora, vamos te levar em um guia apresentando cada uma destas ações, individualmente.
Antes disso, porém, você deve estar se perguntando:
Para acessar esta poderosa ferramenta e começar a criar suas primeiras campanhas, basta você entrar em:
www.facebook.com/adsmanager/manage.
Você também pode baixar o aplicativo para realizar todo este gerenciamento a partir do seu dispositivo móvel.
Com o aplicativo, você é informado sobre o desempenho dos anúncios e também recebe dicas importantes para otimizar as campanhas.
Antes de criar seus primeiros anúncios, responda: você é um anunciante experiente no Facebook ou tem pouca familiaridade com os anúncios da rede social?
Esta pergunta é importante porque o Face oferece dois tipos de fluxos de criação de anúncios: criação rápida e guiada. O que significa cada uma delas?
Note que, quando você criar sua primeira campanha, a opção escolhida se tornará padrão.
No entanto, o Gerenciador de Anúncios do Facebook oferece a opção de reverter o fluxo de criação a qualquer momento.
Neste exemplo da imagem acima, portanto, vemos que a opção padrão é a Criação Guiada. Vamos ver como criar anúncios no Facebook com esta opção.
Para criar anúncios com a criação guiada, siga os passos abaixo:
Em seguida, você deve clicar no botão Configurar conta de anúncios.
Na próxima tela, informe país, moeda e fuso horário da sua conta. Clique em Continuar.
Em seguida, chegamos à configuração do nosso conjunto de anúncios. Dependendo do objetivo de marketing selecionado, você verá pequenas variações nas opções apresentadas. Os passos para concluir esta etapa são os seguintes:
Clique em Continuar.
Para criar seus primeiros anúncios, você deve fazer o seguinte:
Lembrando que você pode adicionar outras opções de texto principal, título e descrição. De posse destas variações, o Face testará diferentes combinações e mostrará aquelas com maior probabilidade de gerar engajamento com o público-alvo.
Depois disto, você deve configurar o destino, seja um site ou um evento. No caso de um site, você deve inserir a URL de destino e opcionalmente pode inserir uma URL de exibição mais curta.
Selecione qual será o botão de chamada à ação de acordo com sua meta, como Reservar Agora, Fale Conosco, Saiba Mais, Obter Oferta, Obter Cotação e muitas outras.
Antes de publicar seu anúncio, faça uma pré-visualização de como ele ficará.
Assim, se tudo estiver ok, clique em Confirmar.
Não há dúvidas: campanhas de sucesso precisam ser otimizadas continuamente.
Portanto, não dá para criar anúncios na rede social e simplesmente esquecer.
Afinal, o marketing inteligente exige que você acompanhe os resultados e realize ajustes sempre que necessário. Isto inclui editar as campanhas, os conjuntos de anúncios e as peças criativas.
No entanto, tenha em mente que sempre que realizar alterações, você terá duas opções:
Como mencionado, antes de realizar alterações, você precisa entender o desempenho dos anúncios. E isto nos leva para o terceiro aspecto do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Com os relatórios do Gerenciador de Anúncios, é possível analisar os resultados das campanhas. De quebra, isto ainda permite conhecer melhor seus clientes.
Para começar a analisar o desempenho, faça o seguinte:
Mas, convém destacar que estas métricas principais podem ser alteradas. Para isso, basta clicar na seta para baixo.
Nos painéis localizados abaixo nesta página, você ainda consegue ver outras informações sobre o desempenho da sua conta. São diversas métricas específicas de acordo com idade, gênero, hora e localização.
Além disso, selecionando as guias Campanhas, Conjuntos de anúncios e Anúncios, você pode se aprofundar nos resultados.
Ou seja, não tem porque ficar no escuro, perdendo tempo e dinheiro. Tendo um conhecimento aprofundado do Gerenciador de Anúncios permitirá que você crie campanhas de sucesso no Facebook.
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