Gerenciador de Anúncios do Facebook – Como Utilizar Esta Ferramenta de Social Ads

13/04/2020 by in category Social Ads with 0 and 0
Home > Blog > Social Ads > Gerenciador de Anúncios do Facebook – Como Utilizar Esta Ferramenta de Social Ads

Neste artigo, veja como o Gerenciador de Anúncios do Facebook permite criar, editar e acompanhar resultados das campanhas publicitárias veiculadas na rede social.

Se você deseja anunciar na maior rede social do planeta, você precisa conhecer e dominar o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Afinal, o Gerenciador de Anúncios é a solução para criar, editar e acompanhar resultados das campanhas publicitárias veiculadas na rede social.

Neste artigo, conheça o Gerenciador e veja como utilizá-lo nas suas campanhas de social ads.

Para Que Serve o Gerenciador de Anúncios do Facebook

Depois de acessar a ferramenta, é possível realizar todas as ações necessárias para quem deseja fazer publicidade no Facebook, no Messenger ou anunciar no Instagram.

Podemos destacar 3 ações principais que podemos realizar no Gerenciador de Anúncios.

  1. Nele, você cria as suas campanhas de anúncios. A vantagem é que o Gerenciador te acompanha ao longo de todo o processo passo a passo, de forma bastante intuitiva.
  1. A ferramenta serve para editar anúncios e configurações. Por exemplo, você pode criar e alterar configurações relacionadas a orçamento, públicos-alvo, posicionamentos e segmentação. Além disso, pode também alterar ativos e mídias utilizadas nos anúncios.
  1. Por fim, com esta ferramenta você acompanha resultados e reports detalhados. Diversas métricas são disponibilizadas, permitindo uma visão holística do desempenho das suas campanhas de social ads.

Agora, vamos te levar em um guia apresentando cada uma destas ações, individualmente.

Antes disso, porém, você deve estar se perguntando:

Como Acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Para acessar esta poderosa ferramenta e começar a criar suas primeiras campanhas, basta você entrar em:

www.facebook.com/adsmanager/manage.

Você também pode baixar o aplicativo para realizar todo este gerenciamento a partir do seu dispositivo móvel.

Com o aplicativo, você é informado sobre o desempenho dos anúncios e também recebe dicas importantes para otimizar as campanhas.

1. Criar Anúncios no Gerenciador

Antes de criar seus primeiros anúncios, responda: você é um anunciante experiente no Facebook ou tem pouca familiaridade com os anúncios da rede social?

Esta pergunta é importante porque o Face oferece dois tipos de fluxos de criação de anúncios: criação rápida e guiada. O que significa cada uma delas?

  • Criação Rápida: solução para quem é experiente em anúncios na rede social. Ela permite que você configure a campanha e crie os anúncios posteriormente.
  • Criação Guiada: solução para quem tem pouca experiência. Ela dá instruções passo a passo para criar a campanha completa.

Note que, quando você criar sua primeira campanha, a opção escolhida se tornará padrão.

No entanto, o Gerenciador de Anúncios do Facebook oferece a opção de reverter o fluxo de criação a qualquer momento.

gerenciador de anúncios do facebook

Neste exemplo da imagem acima, portanto, vemos que a opção padrão é a Criação Guiada. Vamos ver como criar anúncios no Facebook com esta opção.

Configurar Campanhas Com a Criação Guiada

Para criar anúncios com a criação guiada, siga os passos abaixo:

  1. Escolha o seu objetivo de marketing, dentre as opções de Reconhecimento, Consideração e Conversão.
  2. Dê um nome para sua campanha.
  3. Especifique se deseja criar um teste A/B e ativar a otimização de orçamento de campanha.
gerenciador de anúncios do facebook

Em seguida, você deve clicar no botão Configurar conta de anúncios.

Na próxima tela, informe país, moeda e fuso horário da sua conta. Clique em Continuar.

Em seguida, chegamos à configuração do nosso conjunto de anúncios. Dependendo do objetivo de marketing selecionado, você verá pequenas variações nas opções apresentadas. Os passos para concluir esta etapa são os seguintes:

  1. Primeiramente, dê um nome para o conjunto de anúncios.
  2. Como escolhemos o objetivo de marketing Tráfego, o Gerenciador de Anúncios do Facebook deseja saber para onde queremos direcionar o tráfego obtido com os anúncios: site da empresa, aplicativo, Messenger ou WhatsApp.
  3. Se desejar, ative a opção Criativo Dinâmico. Ela permite que você envie ativos individuais, como texto e imagens, e gere automaticamente combinações otimizadas para seu público.
  4. Escolha seu público, informando idade, localização, interesses e outros detalhes.
  5. Se desejar, você pode selecionar Conexões. Isto permite alcançar pessoas que tenham um tipo de conexão específico com sua página, app ou evento.
  6. Selecione os Posicionamentos automáticos ou manuais. Eles representam o local em que os anúncios serão veiculados no Face, no Instagram ou no Audience Network.
  7. No Controles de gasto e otimização, você pode especificar quanto deseja gastar e quando gostaria que seus anúncios fossem exibidos.
  8. A Otimização para veiculação de anúncio permite escolher como os anúncios serão veiculados. Por exemplo: escolhendo Cliques no Link, os anúncios serão exibidos para pessoas com maior probabilidade de clicar neles.

Clique em Continuar.

Criar Anúncios Com a Criação Guiada

Para criar seus primeiros anúncios, você deve fazer o seguinte:

  1. Dê um nome para seu anúncio.
  2. Escolha sua Página do Facebook ou conta do Instagram. Isto é um requisito para anunciar na rede social.
  3. Selecione o formato do anúncio: Carrossel, Imagem ou vídeo único ou Coleção.
  4. Em seguida, você deve selecionar os criativos e mídias que farão parte do seu anúncio.
  5. Adicione o texto do anúncio. Isto inclui:
  • Texto principal: aparece na maioria dos posicionamentos. É recomendado utilizar até 125 caracteres.
  • Título (opcional): aparece na maioria dos posicionamentos. É recomendado utilizar no máximo 40 caracteres.
  • Descrição (opcional): aparece em poucos posicionamentos. É veiculado somente se for potencialmente relevante para a pessoa que visualizar o anúncio.

Lembrando que você pode adicionar outras opções de texto principal, título e descrição. De posse destas variações, o Face testará diferentes combinações e mostrará aquelas com maior probabilidade de gerar engajamento com o público-alvo.

gerenciador para criação campanhas publicitárias no facebook

Depois disto, você deve configurar o destino, seja um site ou um evento. No caso de um site, você deve inserir a URL de destino e opcionalmente pode inserir uma URL de exibição mais curta.

Selecione qual será o botão de chamada à ação de acordo com sua meta, como Reservar Agora, Fale Conosco, Saiba Mais, Obter Oferta, Obter Cotação e muitas outras.

Antes de publicar seu anúncio, faça uma pré-visualização de como ele ficará.

prévia criação de anuncios no Face

Assim, se tudo estiver ok, clique em Confirmar.

2. Editar Anúncios no Gerenciador de Anúncios do Facebook

Não há dúvidas: campanhas de sucesso precisam ser otimizadas continuamente.

Portanto, não dá para criar anúncios na rede social e simplesmente esquecer.

Afinal, o marketing inteligente exige que você acompanhe os resultados e realize ajustes sempre que necessário. Isto inclui editar as campanhas, os conjuntos de anúncios e as peças criativas.

No entanto, tenha em mente que sempre que realizar alterações, você terá duas opções:

  • Publicar as alterações imediatamente;
  • Salvá-las para publicação futura.

Como mencionado, antes de realizar alterações, você precisa entender o desempenho dos anúncios. E isto nos leva para o terceiro aspecto do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

3. Entender o Desempenho dos Anúncios

Com os relatórios do Gerenciador de Anúncios, é possível analisar os resultados das campanhas. De quebra, isto ainda permite conhecer melhor seus clientes.

Para começar a analisar o desempenho, faça o seguinte:

visão geral da conta
  1. No Gerenciador de Anúncios, clique em Visão geral da conta.
  2. Na parte superior direita, escolha o período que deseja analisar. Clicando em Comparar você poderá selecionar diferentes datas para comparar o desempenho entre elas.
  3. Na tela principal, você verá as métricas relacionadas ao alcance, impressões, valor gasto e cliques no link.

Mas, convém destacar que estas métricas principais podem ser alteradas. Para isso, basta clicar na seta para baixo.

alterar métricas no gerenciador de anúncios do facebook

Nos painéis localizados abaixo nesta página, você ainda consegue ver outras informações sobre o desempenho da sua conta. São diversas métricas específicas de acordo com idade, gênero, hora e localização.

Além disso, selecionando as guias Campanhas, Conjuntos de anúncios e Anúncios, você pode se aprofundar nos resultados.

Ou seja, não tem porque ficar no escuro, perdendo tempo e dinheiro. Tendo um conhecimento aprofundado do Gerenciador de Anúncios permitirá que você crie campanhas de sucesso no Facebook.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso