Um rival do Pinterest movido por Inteligência Artificial. Esta é a proposta da rede social Keen, do Google. Veja o que difere o Keen do Pinterest e como começar a utilizar esta plataforma, hoje mesmo.
Nos primeiros anos de existência do Pinterest, a plataforma que servia para compartilhar interesse por meio de imagens teve um começo humilde. No entanto com o tempo, ela cresceu e se tornou em um mecanismo de descoberta visual e passou a ter grande relevância no e-commerce.
O Pinterest apresentava assim uma receita do que significa conteúdo visualmente relevante. E o Google sempre esteve de olho nesta receita, procurando oportunidades de desenvolver serviços com igual relevância.
E eis que surge o Keen!
A Área 120 é uma incubadora do Google que desenvolve produtos e projetos experimentais. E foi justamente nesta oficina de criação que nasceu o Keen, um concorrente do Pinterest que utiliza aprendizado de máquina para identificar tópicos de interesses dos usuários.
O Keen é uma rede social nos moldes do Pinterest. Nesta plataforma, o usuário cria coleções, reunindo ali links, imagens, vídeos, artigos, pesquisas e muito mais. Você gosta de temas específicos como por exemplo culinária, móveis, carros ou animais? No Keen, basta criar uma coleção e começar a reunir o conteúdo relacionado.
Pensando desta forma, a plataforma serve como um índice pessoal de conteúdo, onde é possível organizar o que lhe interessa e que pode ser consultado posteriormente.
Segundo a incubadora, o Keen aproveita o índice de Pesquisa do Google, combinado com o feedback do usuário para fornecer recomendações personalizadas que melhoram com o tempo e ajudam você a expandir seus interesses.
Ou seja, quanto mais você utiliza o Keen, mais a ferramenta consegue dar sugestões precisas de conteúdo que lhe interessa.
Além disso, a plataforma permite a colaboração. Assim, você pode convidar amigos para colaborar, compartilhar ideias e criar uma comunidade.
Pensando no design, o Pinterest é visualmente mais atraente do que o Keen. Então que vantagens há em utilizar esta rede social?
Podemos dizer que o principal diferencial em relação ao Pinterest é a inteligência artificial. É verdade que o Pinterest também utiliza IA. No entanto, é inegável que o Google é uma potência quando o assunto é aprendizado de máquina.
Assim, o Google utiliza o aprendizado em diversas frentes. Pesquisas no Google e dentro do próprio Keen são indicativos do que interessa ao usuário. A partir daí, as sugestões de conteúdo se tornam cada vez mais precisas.
Mas o Keen talvez ainda dê passos adicionais para criar diferenciais em relação ao Pinterest. Do contrário, não conseguirá responder confortavelmente à pergunta inevitável: “Eu já tenho o Pinterest. Por que preciso do Keen?”
Ficou interessado em conhecer esta plataforma? Para começar a usar o Keen hoje mesmo você só precisa de uma conta Google, como um endereço do Gmail.
Em seguida, acesse o site do Keen ou instale o app na Play Store.
Assim que acessar a plataforma, comece a criar seu primeiro keen (ou sua primeira coleção). Para isso, pesquise seus temas favoritos na guia Explorar ou clique no botão de + para digitar seus interesses.
Clique em Próximo.
Em seguida, o Keen apresenta sugestões relacionadas à sua primeira pesquisa.
A partir daí, você já pode começar a adicionar suas gemas à coleção recém-criada. Estas joias são as imagens, vídeos, links e pesquisas na web.
Com relação à privacidade do conteúdo reunido, você define se suas coleções ou keens serão públicas ou privadas.
O Google já teve alguns fracassos ao longo dos anos quando seguiu o caminho das redes sociais. O Orkut e o Google+ são exemplos clássicos disso.
O Keen também surge como uma rede social. No entanto, não se trata de uma plataforma que dependa exclusivamente de compartilhamentos e interações sociais. Ele pode funcionar perfeitamente bem por usuários de forma isolada.
Dados sociais e preferências dos usuários. Estas informações são compartilhadas no Keen e é possível que o Google venha a utilizar estes dados para segmentar anúncios com maior precisão em toda a internet.
Além disso, se a rede social crescer apesar da forte concorrência existente, a própria plataforma pode ser um canal perfeito para exibição de anúncios gráficos, de texto e de vídeo.
Ou seja, mais um canal de relevância para quem quer investir em Social Media.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner