5 dicas para arrasar na hora de fazer Remarketing no Facebook

19/06/2020 by in category Social Ads with 0 and 0
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Com o Remarketing no Facebook você pode exibir anúncios personalizados para pessoas que já visitaram seu site. Estes anúncios são exibidos apenas na rede social. Neste artigo, conheça as principais vantagens de utilizar este tipo de anúncio e como você pode começar hoje mesmo a fazer Remarketing no Facebook.


O abandono do carrinho de compras é o suplício do e-commerce. Nada mais frustrante do que ver um grande número de pessoas passando por todo o funil de compras e, no grand finale, abandonar o processo.

Isto talvez lhe soe bastante familiar.

Mas existe uma solução de marketing que pode diminuir consideravelmente estas “vendas perdidas”.

Estamos falando do Remarketing – uma estratégia utilizada por profissionais de marketing que tem como objetivo recuperar aquele tráfego perdido e convencê-lo a comprar.

Neste artigo, você será apresentado ao Remarketing no Facebook.

Conheça detalhes sobre esta estratégia e veja como ela pode ajudá-lo a vender para aqueles que abandonaram seu site sem converter.

O que é Remarketing no Facebook?

A seguinte situação deve ser familiar para você.

Você visita um site e analisa determinado produto ou serviço. Pouco tempo depois, ao acessar o Facebook, você vê o mesmo produto ou serviço aparecendo no seu feed de notícias no formato de anúncio.

remarketing no facebook exemplo

Bem, isto nada mais é do que o Remarketing no Facebook.

Re-marketing significa exibir um anúncio personalizado para aqueles que realizaram alguma ação em seu site.

Por exemplo: você exibe anúncios direcionados para todas as pessoas que simplesmente visitaram a página de um produto. Por outro lado, é possível exibir anúncios somente para aqueles que realizaram uma ação específica no seu site – como adicionar um produto ao carrinho de compras, mas sair da página sem concluir a compra.

Ou seja, quando o cliente realiza determinada ação ele é automaticamente adicionado à lista de Remarketing no Facebook. A partir daí, é possível exibir anúncios personalizados somente para ele.

E é você quem decide qual ação vai fazer com que uma pessoa entre nesta lista.

Achou interessante? Então continue lendo este artigo que vamos lhe mostrar como colocar esta estratégia em prática.

Para começar, precisamos entender o conceito e funcionamento do pixel desta rede social.

Para que serve o pixel no Remarketing no Facebook?

O pixel do Facebook são linhas de código da rede social que são incluídas no seu site, geralmente no cabeçalho. Com isso, todas as páginas do site são monitoradas pela rede social.

Portanto, com este código instalado, é possível filtrar as ações que os usuários realizaram em seu site. São essas ações que determinam quem vai visualizar seus anúncios de Remarketing na rede social.

O Face captura não somente a ação em si, mas também informações sobre os visitantes, como dados demográficos e dispositivos utilizados.

pixel do facebook

Após configurado, o pixel é acionado sempre que um usuário realizar a ação especificada por você. É como se o cliente fosse “marcado”. Desta forma, quando ele visitar a rede social novamente, vai conseguir ver os anúncios personalizados do Remarketing.

E claro, quem não realizou a ação, não vai ver estes anúncios.

As ações dos clientes podem ser visualizadas no Facebook, no Gerenciador de Eventos.

Como criar uma lista de Remarketing no Facebook

Para criar sua primeira campanha de remarketing no Facebook, você deve seguir as seguintes etapas:

  1. Acesse o Gerenciador de Anúncios e escolha a opção Criar um público personalizado.
  2. Na janela seguinte, selecione a fonte. Neste momento, escolha a opção “Site”.
  3. Dê um nome para seu pixel e, em seguida, clique em Continuar.
  4. Em seguida, escolha os critérios que as pessoas devem atender para integrar sua lista de remarketing.

Os critérios disponíveis são:

  • Todas as pessoas que visitaram seu site;
  • Pessoas que visitaram páginas específicas do seu site;
  • Pessoas que passaram mais tempo no site.

Você também pode usar os mesmos critérios para excluir grupos de visitantes.

Por exemplo, digamos que você inclua todas as pessoas que visitaram seu site. Porém, ao mesmo tempo, você pode excluir pessoas que visitaram páginas específicas, como aqueles que acessaram a página de “Contato”.

configurando remarketing no facebook

No exemplo que estamos dando, vamos habilitar os anúncios de Remarketing no Facebook para serem exibidos para todas as pessoas que acessarem as páginas do “carrinho”.

configurando remarketing no facebook

Em seguida, dê um nome para este público e clique em Criar Público.

A partir daí, o Facebook começa a preencher a lista com pessoas que atendam aos critérios de público.

Vantagens do Remarketing no Facebook

Uma das vantagens de anunciar no Facebook é que a plataforma conta com bilhões de usuários. Ou seja, seus clientes estão ali. Além disso, em média, os usuários passam uma hora por dia na rede social.

Portanto, vale a pena direcionar algum investimento para esta estratégia de Social Ads.

Outra vantagem está no fato de que é muito mais fácil converter uma pessoa que já visitou o seu site (e talvez até adicionou seu produto ao carrinho) do que um usuário que nunca teve contato com sua marca.

E como vimos, a rede social tem uma poderosa ferramenta de segmentação que permite que você exiba os anúncios certos para as pessoas certas.

Outro aspecto importante: é muito fácil de ver os anúncios no Facebook. Quando você anuncia no remarketing, você coloca seus anúncios em destaque no feed da rede social.

Portanto, se os anúncios forem criados com inteligência e segmentados de forma estratégica, você pode ver suas taxas de conversão aumentarem muito.

Apesar de todas as vantagens apresentadas, isto não significa investir cegamente na plataforma. É preciso cautela. Afinal, talvez leve um tempo até que você consiga ajustar as configurações e segmentação do seu público para extrair o máximo dos anúncios de remarketing no Face.

5 dicas para arrasar na hora de fazer remarketing no Facebook

Agora que você conhece as vantagens de fazer remarketing no Facebook, vamos te passar algumas dicas para arrasar na hora de criar suas campanhas.

1. Explore o poder de segmentação da rede social

O nível de segmentação do Facebook é fantástico! Se você conhece detalhes sobre seu público-alvo, vai acertar em cheio!

A rede social permite que você vá fundo nos critérios, escolhendo dados demográficos, níveis de estudo, gostos, preferências pessoais e muito mais.

Portanto, em vez de escolher grandes grupos de pessoas, procure ser específico nos detalhes.

Saiba mais detalhes sobre segmentação no Facebook.

2. Escolha as páginas certas

Ao escolher quais páginas visitadas acionarão os anúncios de Remarketing no Facebook, seja cauteloso. Por exemplo: não adianta criar anúncios para quem visitou a página inicial do site, afinal, não dá para saber o produto ou serviço que ele demonstrou interesse.

Portanto, nesta hora, é preciso ser bem específico. Escolha páginas específicas para exibir anúncios personalizados.

3. Evite a fadiga de anúncios

Fadiga de anúncios acontece quando as pessoas ficam familiarizadas demais com seus anúncios. Isto é ruim pelo seguinte:

  • As pessoas ficam entendiadas com os anúncios.
  • As pessoas deixam de prestar atenção nos anúncios.
  • O ROI das campanhas é prejudicado porque a publicidade se torna ineficaz.

Agora a questão de um milhão de dólares: como evitar a fadiga de anúncios ao fazer Remarketing no Facebook?

Para isso, você deve programar as campanhas – sim, uma data para começar e outra para terminar.

No caso de campanhas com ofertas especiais e limitadas, seja agressivo durante o curto período de promoções.

No entanto, no caso de campanhas mais longas, você pode alterar os anúncios, mudando textos, imagens e vídeos. Isto é o suficiente para evitar a fadiga de anúncios.

4. Mantenha os anúncios atualizados

Esta é uma situação bastante desagradável: o cliente vê um anúncio no Facebook com a oferta de um produto por R$ 100,00. Ao clicar no anúncio e chegar na página de destino, ele percebe que a promoção acabou: o produto agora custa R$ 150,00.

Você talvez já tenha passado por algo parecido. No mínimo, deve ter ficado frustrado.

Portanto, fique atento aos valores e disponibilidade de estoque dos produtos anunciados no Remarketing no Facebook.

Para evitar surpresas negativas, aproveite o recurso de agendamento mencionado no tópico anterior. Assim, quando a promoção acabar, você garante que seus anúncios sejam desativados automaticamente.

5. Use públicos semelhantes no Remarketing no Facebook

Estes públicos são chamados de semelhantes porque são parecidos com o público-alvo que visita seu site. Assim, quando você escolhe públicos semelhantes, o Facebook começa a procurar outras pessoas que tenham o mesmo perfil e os mesmos interesses.

Assim, você não fica limitado ao público que já visita seu site, mas dá um passo além, alcançando pessoas parecidas. E isto vale a pena. Afinal, se o público é semelhante, provavelmente, ele vai se interessar pelos produtos e serviços que você oferece.

Outra vantagem interessante deste passo é que você encurta a jornada de compra. Afinal, a pessoa não precisa visitar seu site para somente depois começar a ver os anúncios.

Concluindo

Você provavelmente já viu um anúncio no Facebook que parece ter sido feito sob medida para você.

Em um dia, você navega em uma loja virtual. No dia seguinte, você visualiza um post patrocinado na rede social com os produtos que você demonstrou interesse.

Este é exatamente o poder desta publicidade: anúncios tão personalizados que parecem mágica.

No entanto, a eficiência do Remarketing no Facebook depende em grande parte do tempo que você dedica a configurar seus públicos personalizados.

Este é o passo básico para conseguir exibir os anúncios certos para as pessoas certas.

Mas, você sabia que Remarketing não é exclusividade do Facebook? Você também pode utilizar esta estratégia na mais famosa rede profissional. Convidamos você a conhecer agora o Remarketing no LinkedIn.

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