– Quando o Google Maps surgiu em 2005, fronteiras geográficas desapareciam em poucos cliques: com extrema facilidade, já era possível explorar mapas de cidades, bairros e ruas em todo o mundo.
– Sua entrada no cenário online não foi tímida. Em pouco tempo, o Google Maps dominava seu espaço com uma incrível ascensão de número de usuários. Sua relevância se tornou ainda mais destacável nos últimos tempos no ambiente mobile, chegando a ser mais útil para usuários de dispositivos móveis do que a própria pesquisa do Google.
– Empresas, anteriormente “invisíveis”, começavam a ter seu espaço conquistado ao marcar presença nos mapas durante as pesquisas de usuários em todo o mundo.
– Em 2007, foi lançado o Google Street View que permitiu aos internautas explorarem as cidades a partir da perspectiva de uma pessoa caminhando pelas ruas. A revolução consistia em um duro trabalho realizado nos bastidores. A coleta de imagens é apenas o passo inicial. Posteriormente, a equipe do Google precisa alinhar as imagens, transformá-las em um panorâmico 360 graus, para finalmente mostrar a imagem certa para o usuário.
– Em 2011, surgia o Google Business Photo, um antepassado mais próximo do Google Street View Trusted. O sistema, desde seu lançamento, oferecia aos usuários maiores possibilidades de exploração, permitindo que fotos de ambientes fechados fossem visualizadas. Inicialmente, o Google enviava seus próprios fotógrafos para capturar imagens dos ambientes, mas com o tempo viu a necessidade de treinar outras pessoas para esta tarefa, fazendo com que viesse à luz o programa de certificação para fotógrafos.
– O cenário estava preparado para o lançamento, em 2014, do Google Business View. Conforme indicado pelo próprio nome, o sistema permitia que os usuários explorassem o interior de empresas, em passeios panorâmicos 360 graus semelhantes aos realizados nas ruas com o Street View. A plataforma revolucionou a forma como as empresas marcam sua presença na internet.
– No entanto, a empresa também possuía um programa para fotógrafos amadores, conhecido como Google Views. Possuir dois programas tão diferentes (um para profissionais e outro para amadores) e com nomes tão semelhantes poderia confundir usuários e resultar em problemas.
– Por esta razão, após intensas pesquisas e consultas internas, no dia 3 setembro de 2015 foi decidido rebatizar o programa de passeios virtuais dentro das empresas como Google Street View Trusted. Este foi o nome escolhido, uma vez que o passeio panorâmico se trata de uma expansão do Street View (das ruas para dentro das empresas). O último termo, “Trusted” (confiança), distingue o serviço como sendo algo profissional, e não baseado em capturas amadoras de imagens onde não existe qualquer monitoramento por parte do Google.
– Hoje, o Street View Trusted permite que as empresas destaquem seu diferencial a partir dos resultados de busca. Muitas destas empresas, como hotéis e restaurantes, investem pesado em decoração para tornar seu ambiente mais agradável para hóspedes e clientes. Com o Street View Trusted, este diferencial fica disponível para ser prontamente visualizado por internautas que estiverem fazendo suas pesquisas.
– A plataforma tem dado passos ousados nos últimos anos. O que provavelmente aponta para uma única direção: o serviço continuará a evoluir nos tempos a frente. Melhor para a experiência de exploração dos usuários, e também para as empresas que querem promover seus passeios virtuais 360 graus na internet.
<<Saiba mais sobre o STREET VIEW TRUSTED>>
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner