– O Google desenvolveu um projeto altamente ambicioso quando trouxe a tecnologia do Street View para dentro das empresas, lojas e escritórios. Estes passeios virtuais em 360 graus foram batizados como Google Street View Trusted. Empresas em todo o mundo tem investido neste tipo de marketing online e relatado um aumento no número de visitas presenciais e vendas.
– Esta enorme exposição, no entanto, pode atrair olhares mal-intencionados. Ao criar os passeios virtuais no Google Street View Trusted, a empresa deve adotar precauções para que não fique exposta a ladrões que podem realizar uma vigilância pré-roubo a partir da internet.
– Quais são algumas medidas de segurança a serem adotadas ao criar uma visita panorâmica para sua empresa?
– Ao definir o passeio 360 graus, pergunte-se primeiramente o que seus clientes costumam ver em sua loja, quando estão presencialmente ali. Você costuma apresentar-lhes a localização e o tamanho do cofre de sua loja? Tem o hábito de levar os clientes para que conheçam a sala onde ficam os computadores do monitoramento de segurança?
– Certamente que não. Da mesma forma, tais áreas não deveriam ficar expostas para os visitantes virtuais que estiverem realizando um passeio em sua empresa por meio do Google Street View Trusted. Assim, ao realizar a captação de imagens, tais ambientes reservados devem ficar fora do passeio. Isto evitará dar aos ladrões um conhecimento que nem mesmo seus clientes habituais possuem.
– Algumas empresas também adotam o seguinte padrão: se houver uma placa “Proibido a Entrada de Pessoas Não Autorizadas” tal área não será capturada para o Google Street View Trusted.
– É evidente que existem bastidores que não oferecem maiores riscos para a exposição online. Por exemplo, um restaurante talvez se sinta à vontade em disponibilizar uma visita panorâmica à sua cozinha. Outras áreas restritas, porém, devem ser cuidadosamente avaliadas para verificar se é sábio capturá-las para os passeios virtuais ou não.
– Uma outra medida de precaução é utilizar o software de edição das imagens capturadas para borrar câmeras de segurança, sensores de movimento e botões de pânico existentes na empresa. As Agências de Confiança do Google Street View Trusted utilizam esta ferramenta para ocultar rostos de clientes e funcionários, bem como algumas placas. No entanto, este recurso pode ser utilizado para esconder qualquer detalhe que a empresa deseja manter como confidencial. Isto impedirá que ladrões identifiquem o sistema de segurança e procurem meios de burlá-lo.
– Finalmente, caso sua empresa mantenha homens como seguranças, não seria interessante revelar ao mundo quais são suas posições dentro da loja.
– Quando realizados com profissionalismo e orientados pelos princípios básicos da segurança, os passeios virtuais não exporão a loja a maiores riscos. Deixando as informações confidenciais longe dos olhos dos internautas (incluindo pontos fortes e falhas de segurança), manterá o Google Street View Trusted como uma excelente ferramenta para aumentar o número de vendas em sua empresa.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner