Como ranquear vídeos na primeira página do Google

09/09/2022 by in category Vídeo Marketing with 0 and 0
Home > Blog > Vídeo Marketing > Como ranquear vídeos na primeira página do Google

Neste artigo, confira as principais dicas para colocar seus vídeos na primeira página do Google.

A página de resultados do Google é bastante variada. Assim, dependendo do termo pesquisado, ela pode incluir anúncios, trechos em destaque, imagens e vídeos.

Portanto, este é um assunto de grande interesse para quem faz ou quer fazer video marketing.

E este é o ponto que queremos destacar: como ranquear vídeos na primeira página do Google.

Em alguns casos, o site de uma empresa não aparece na primeira página do Google para alguns termos de busca. No entanto, talvez vídeos desta empresa apareçam para estes mesmos termos.

Desta forma, consegue ver como o video marketing pode ser utilizado para colocar sua marca em destaque na pesquisa orgânica do Google?

como posicionar vídeos no Google

É verdade que a maioria das visualizações dos vídeos vem do próprio YouTube. Mas se você conseguir posicionar seus vídeos na primeira página do Google, o número de views pode aumentar incrivelmente. Sim, em alguns casos, é possível obter de 2 a 5 vezes mais visualizações.

Portanto, neste artigo, vamos ver algumas dicas para ajudá-lo a colocar seus vídeos em destaque na pesquisa do Google. Embora as dicas mencionadas aqui melhorem o ranqueamento no YouTube, o foco deste artigo é o posicionamento no Google.

No entanto, se quiser ver algumas dicas voltadas exclusivamente para o YouTube, leia o artigo SEO no YouTube – Como otimizar seus vídeos.

Antes de começar, lembre-se disso

Nem todos os termos pesquisados disparam resultados em vídeos no Google, mesmo que algo a respeito já tenha sido gravado e upado na internet.

Para saber se o Google “gosta” de apresentar resultados em vídeos para determinada palavra-chave, faça um teste. Vá agora mesmo no Google e pesquise o termo do seu interesse. Se não aparecerem vídeos, pode ser que o buscador ache irrelevante este tipo de resultado para este termo, em especial.

Mas, ainda que você otimize os vídeos para aparecer no Google e isto não aconteça, o trabalho não é perdido. Afinal, seus vídeos continuam disponíveis no YouTube e podem gerar milhares ou até milhões de visualizações ali.

Outro detalhe: nem todos os vídeos que aparecem no Google.com estão hospedados no YouTube. O buscador também extrai resultados em vídeos de outras plataformas, bem como dos sites das empresas.

Assim, após destacar estes aspectos, podemos passar para as dicas práticas.

Escolha bem as palavras-chave

Sabemos que as palavras-chave são essenciais em diversos segmentos do marketing digital, por exemplo: anúncios de Links Patrocinados e estratégias de SEO.

Mas, as palavras-chave também são personagens principais quando o assunto é video marketing.

Assim, quando as pessoas pesquisarem por termos relacionadas ao seu negócio, o ideal é seus vídeos apareçam na primeira página.

Você pode utilizar o planejador do Google ou outras ferramentas gratuitas para encontras novas palavras-chave.

Desta forma, você consegue encontrar tanto a palavra-chave principal bem como algumas secundárias. Isto lhe dará um norte para escrever o título e a descrição dos vídeos.

No entanto, priorize palavras-chave com um bom volume de pesquisas. É bom focar naquelas que tenham, pelo menos, centenas de buscas mensais. Do contrário, talvez você tenha o trabalho de gravar um vídeo para obter não mais do que 10 ou 20 visualizações por mês.

Fique de olho nos Trending Topics

Pode ser que os trending topics desta semana tenham pouco a ver com o seu ramo de negócio. Mas, eventualmente, isto pode mudar. Talvez surjam temas quentes que estejam diretamente relacionados com sua empresa.

Esta é uma boa oportunidade para gravar vídeos sobre estes temas.

Afinal, quando o buscador percebe que um termo de pesquisa está em alta no YouTube, é provável que vídeos relacionados apareçam em destaque na primeira página do Google.

Portanto, na hora de procurar ideias para temas de vídeos, dê uma pesquisada nos trending topics do dia. Você pode encontrar não apenas um bom tema, mas a ideia perfeita para colocar seus vídeos na primeira página do Google.

Fazer mais vídeos para o YouTube

O YouTube pertence ao Google e é o segundo maior buscador do planeta. Logo, ele é visto como um site de grande autoridade pelo Google.

Portanto, quando faz o upload de vídeos para o YouTube você está habilitado para aparecer na busca do Google em questão de minutos.

E visto que o Google gosta de conteúdo novo em folha, as primeiras horas são cruciais para promover seus vídeos no buscador.

postar mais vídeos no youtube

Portanto, quanto mais vídeos você publicar no Youtube, maiores serão suas chances de aparecer em destaque nas buscas orgânicas do Google.

Assim, se possível, envie um video novo por dia.

Ajude a melhorar a classificação do vídeo

Depois de gravar e fazer upload dos vídeos, chega o momento de aplicar algumas técnicas que ajudam a classificá-los na primeira página do Google.

Um dos fatores que o Google analisa são os backlinks. Estes podem aparecer como os tradicionais links com texto âncora. Mas backlinks de vídeos vão além. Eles também incluem a ação de incorporar ou embedar vídeos em diferentes sites.

Portanto, uma das primeiras coisas que você deve fazer logo após o upload no YouTube é publicar os vídeos em seu site.

Uma dica interessante é criar um blog post sobre o tema e embedar o vídeo na página. Faça com que esta página tenha valor adicionando um texto de qualidade com pelo menos 500 palavras, além de incluir as palavras-chave no H1, H2 e no corpo do artigo.

Outro sinal que é de ajuda para classificar os vídeos no Google é o compartilhamento em redes sociais. Faça bom uso dos seus perfis e páginas em mídias sociais para promover este conteúdo em vídeo.

Crie vídeos mais longos sem perder a qualidade

Um dos fatores para posicionar um artigo no Google é o tamanho do post, ou seja, a quantidade de palavras. Claro que diversos outros fatores estão envolvidos, mas o tamanho do texto desempenha um papel importante.

Podemos dizer o mesmo sobre os vídeos. O Google costuma priorizar vídeos mais longos, desde que tenham qualidade, claro.

Portanto, procure fazer vídeos com pelo menos 2 ou 3 minutos de duração. Se os vídeos puderem ser mais longos, 5 ou 10 minutos, melhor ainda.

Mas claro que você não deve estender os vídeos de qualquer maneira, apenas para aumentar a duração deles. Afinal, isto afeta a qualidade e diminui a retenção. E vídeos com baixa retenção enviam uma mensagem ruim para o Google.

Faça a transcrição dos vídeos

Note que não estamos falando da descrição, mas sim, da transcrição dos vídeos.

A transcrição é uma fantástica ajuda para o Google contextualizar o conteúdo dos vídeos. Assim, o buscador não fica dependente apenas do título e da descrição, mas tem à disposição o inteiro conteúdo em forma de texto.

Além disso, a transcrição pode até mesmo ser utilizada como base para escrever artigos em seu site onde os vídeos do YouTube são embedados.

Concluindo

Portanto, seguindo as dicas mencionadas acima, fica mais fácil rankear os vídeos na primeira página do Google.

E esta é a receita para elevar o número de visualizações e oportunidades de negócios.

Para aprender mais sobre técnicas de videomarketing, confira nosso guia sobre como anunciar no YouTube.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso