Você conseguiu criar um vídeo atraente que está bem alinhado com seus objetivos de marketing. Agora, no entanto, chega o momento de divulgá-lo no YouTube.
Mas, você não precisa ficar assustado com este desafio. Afinal, com o Google Ads, você consegue divulgar seus vídeos publicitários no momento certo para as pessoas certas. E isto contribui para você atingir suas metas, desde estratégias de branding até visitas ao seu site e conversões.
Mas, para que seus anúncios em vídeos no YouTube funcionem, existem pilares que precisam de atenção especial. Entre estes pilares podemos citar as configurações de segmentação.
Por que isso é tão importante? Porque o cenário digital nos apresenta uma verdade dura: se você fizer anúncios em vídeos fantásticos, mas exibi-los somente para as pessoas erradas, seus esforços e investimentos terão sido em vão.
Portanto, vamos analisar quais são as opções de segmentação disponíveis para anúncios no YouTube. Vamos considerar também quais são as melhores estratégias, especialmente para quem está começando agora a anunciar na plataforma de vídeos.
Quando falamos em segmentar no YouTube, devemos nos lembrar que há dois grupos de configurações que precisam ser preenchidos. Um deles é quem você quer alcançar e o outro é onde você quer exibir os anúncios.
As opções de segmentação do YouTube são as mesmas para quem anuncia na Rede de Display. Confira cada uma destas opções.
Primeiramente, vamos falar sobre as pessoas que você quer alcançar. Para isso, você precisa especificar os Públicos-alvo.
A segmentação de Públicos-alvo inclui pessoas com interesses e intenções específicas. Aqui o Google desempenha um papel muito importante em realizar esta estimativa.
Esta segmentação é dividida em grupos, como Públicos-alvo de afinidade, no mercado, Remarketing, etc.
Portanto, ao criar uma segmentação de Públicos-alvo, levando em consideração seu anúncio e seus objetivos, o Google Ads dá algumas sugestões de quem é o público que você quer alcançar.
A segmentação de Públicos-alvo também tem informações demográficas detalhadas. Com elas, você consegue alcançar usuários segmentando-os de acordo com outros traços, como estudantes universitários ou formandos do nível médio, proprietários de imóveis ou inquilinos, solteiros ou casados, entre outras informações.
Ainda no grupo das pessoas que você quer alcançar, temos as Informações Demográficas.
Aqui é possível selecionar algumas informações sobre o público-alvo, como sexo, idade, status parental e renda familiar.
Este tipo de segmentação é muito importante. E podemos dizer que são dados básicos que você precisa conhecer sobre seu público, como por exemplo, a faixa etária dele.
Chegamos à parte onde você deve especificar “onde” seus anúncios serão exibidos.
A primeira etapa desta seção são as palavras-chave.
Com essa configuração, você especifica quais são as palavras que os vídeos devem conter em seu título e/ou descrição para acionar seus anúncios.
Por exemplo, digamos que você criou um anúncio para sua academia e segmentou a palavra-chave “Academia”.
Assim, quando alguém assistir a um vídeo que contenha a palavra “Academia” no título ou na descrição, seu anúncio poderá ser exibido.
Se precisar de ideias de palavras-chave, você pode utilizar a busca lateral para inserir a URL de um site relacionado ou inserir o nome de um produto ou serviço.
Use também o planejador de palavras-chave do Google Ads.
Aqui você segmenta quem poderá assistir seus vídeos publicitários de acordo com tópicos de interesses.
Como o Google Ads sabe quais são os tópicos de interesse de uma pessoa? Para isso, ele analisa o histórico de pesquisa e vídeos assistidos pelo usuário.
Os anúncios são exibidos para pessoas que assistem com frequência vídeos que se enquadram nas categorias selecionadas por você, na seção Tópicos. Os anúncios também são apresentados nos “vídeos relacionados” quando o vídeo assistido se enquadra nesta característica.
Os canais são locais específicos onde você quer exibir seus vídeos publicitários. Estes locais pode ser tanto um canal do YouTube quanto um vídeo específico.
Assim, você consegue restringir as outras segmentações configuradas para aparecer nos vídeos certos.
Por exemplo, digamos que você tenha configurado Automóveis em tópicos. Isso significa que você vai habilitar seu anúncio para aparecer em todos os vídeos e canais sobre automóveis. Em Canais, porém, você consegue restringir alguns locais específicos onde seus anúncios em vídeo podem ser veiculados. Assim, apenas como exemplo, você pode especificar somente 4 ou 5 canais do YouTube para seus anúncios aparecerem.
De modo geral, a segmentação por canal vai te deixar limitado em termos de alcance.
Lineups dinâmicos são um recurso de segmentação contextual avançada. Eles foram criados com o objetivo de encontrar a combinação ideal entre conteúdo para seu público e sentimento de marca. Os lineups dinâmicos usam aprendizado de máquina para analisar canais e vídeos (incluindo imagens, som, fala e texto) e, em seguida, categorizar os vídeos em listas dinâmicas.
Em outras palavras, podemos definir os lineups dinâmicos como pacotes de canais organizados por tópicos, momentos, relevância e popularidade. Eles incluem eventos sazonais, viagens, esportes, entretenimento, beleza, moda, videogames e muito mais.
No processo de configuração da sua campanha de vídeo, os Lineups dinâmicos aparecem na seção Conteúdo.
Para acessá-los, clique em Canais.
Em seguida, clique em Lineups de vídeo.
Finalmente, você deve escolher os lineups dinâmicos que deseja adicionar à campanha. Note que o Google apresenta conteúdos específicos de cada país. O objetivo é aumentar a relevância local.
Como visto, estes pacotes de segmentos ajudam a encontrar o público certo para suas campanhas.
É verdade que, ao anunciar no YouTube, já é possível escolher grupos de segmentação como “Casa e jardim”. No entanto, com os Lineups Dinâmicos, você consegue ser mais específico e se aprofunda nas categorias, como “Reforma de casas”.
Outro exemplo dado pelo Google é o lineup “Rosto, cabelo, unhas”.
Com estes exemplos dá para você perceber como os Lineups Dinâmicos são realmente a próxima geração da segmentação contextual. Eles mostram de forma mais precisa quais são as reais e imediatas necessidades do seu público, com a escala que você precisa para alcançar excelentes resultados.
Portanto, os lineups dinâmicos combinam alcance e eficiência para quem anuncia no YouTube.
Quando uma empresa anuncia seus vídeos no YouTube, seu investimento está aplicado em duas frentes: na produção do vídeo e nos anúncios para alcançar as pessoas certas.
Por isso, se você exibir seus vídeos para pessoas com pouco ou nenhum interesse na sua oferta, você desperdiçará seu precioso investimento.
Em primeiro lugar, faça uma boa pesquisa para conhecer bem seu público. Descubra quem eles são, quais são seus interesses e o que eles estão pesquisando e assistindo no YouTube.
Além disso, sempre teste. Afinal, com tantas opções de segmentação, é muito fácil selecionar um grupo errado e veicular anúncios para quem não está interessado. Otimize suas campanhas ao passo que analisa os resultados.
Se você está começando agora a anunciar no YouTube, certifique-se de ser o mais específico possível. Não procure atingir um público muito amplo. Foque nas pessoas que estão realmente interessadas em suas ofertas.
Isto vale para todas as segmentações. Ou seja, eu só vou incluir palavras-chave que realmente tenham muito a ver com o meu negócio. Além disso, só vou segmentar opções de público-alvo que representem exatamente quem é meu público, e assim por diante.
Para iniciantes, vale a pena começar focando em palavras-chave, especialmente se você for um novo anunciante. Afinal, este formato dá um grande controle sobre o conteúdo onde seus anúncios em vídeo aparecem e, geralmente, oferecem um alcance de qualidade maior.
Em seguida, ao passo que acompanhar o desempenho dos anúncios e conhecer melhor seu público, explore outras opções de segmentação no YouTube.
Durante a criação das campanhas, o Google Ads oferece opções de exclusão. O objetivo é garantir que seus anúncios não apareçam onde não devem.
Entre as opções de exclusão de conteúdo, existem os Tipos de Inventários. Segundo o Google, com esta configuração, você desativa grupos de conteúdos sensíveis não alinhados com a marca ou a mensagem da campanha. O Google procura impedir que seus anúncios apareçam em conteúdos mais controversos.
E assim como inserir palavras-chave, tópicos e canais pode ampliar o seu alcance de qualidade, excluir o que não se alinha com seu negócio também é valioso.
Agora que já conhece as opções de segmentação da plataforma de vídeos, este é um bom momento para você conferir o guia sobre como anunciar no YouTube.
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