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Como Gerar Leads Qualificados Com o YouTube

Você sabia que é possível gerar novos leads para sua empresa no YouTube? Conheça o TrueView for Action Form Ads.

Não há como falar em conquistar novos clientes para uma empresa sem destacar a necessidade de gerar leads qualificados.

De fato, empresas de sucesso utilizam diversas frentes do seu marketing digital para atingir este objetivo: conquistar novos leads.

Mas, você sabia que o YouTube possui recursos para gerar leads qualificados?

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre isso.

YouTube – Muito Mais do Que Branding

O YouTube sempre foi visto como uma plataforma ideal para o branding, fortalecendo o reconhecimento e lembrança das marcas.

No entanto, o formato em vídeo evoluiu; os recursos oferecidos pelo YouTube, também.

O Google Ads mantém o YouTube em um estado de constante evolução. Por isso, quando você menos espera, novidades aparecem na plataforma para quem anuncia nos Links Patrocinados.

É por isso que podemos dizer que, independentemente de quais sejam suas metas, a plataforma de vídeos do Google tem um recurso feito para você.

Mas, aí você pergunta: como o YouTube pode me ajudar a gerar novos leads para meu negócio?

Anúncios de Formulário no YouTube

Como você consegue transformar um visitante ocasional, até então um estranho, em um lead?

Uma forma de fazer isso é coletar alguns dados sobre ele, mesmo que seja apenas seu nome e e-mail.

E é exatamente este o objetivo dos anúncios de formulário no YouTube.

Este recurso faz parte dos anúncios TrueView For Action.

Quando um anúncio em vídeo é veiculado no YouTube com este recurso ativado, um campo é exibido, solicitando que a pessoa insira seus dados pessoais.

Anúncios de formulário no YouTube

Um aspecto importante é que o formulário é exibido abaixo do vídeo, ou seja, ele não interrompe a experiência do usuário.

Também o formulário está incorporado na plataforma, não sendo necessário que o usuário realize todo aquele trabalho de clicar em um link, visitar um site, para somente então inserir os dados.

Apenas depois de aceitar a solicitação (clicando no botão) é que o formulário é aberto. A parte legal é que o vídeo continua sendo exibido normalmente, sem interrupção. O usuário agradece.

Anúncios de formulário no YouTube

Você ainda pode exibir um link para seu site junto com a mensagem de agradecimento.

Assim, de forma rápida e fácil, você pode conquistar um novo lead e usar estas informações para dar passos adicionais nas suas estratégias de Inbound Marketing.

Seu carregamento rápido e sem abandonar o YouTube permite que seu custo por lead seja bem menor do que em páginas de destino.

E a estratégia dá resultados. O Google Ads divulgou um case da Chili’s Grill & Bar, onde a empresa conquistou nada mais nada menos do que 7800 leads – tudo isso a partir dos anúncios de formulário no YouTube.

Campos Disponíveis nos Formulários

Não são muitos os campos disponibilizados pelo Google Ads para estes formulários. Basicamente, você conseguirá obter alguns dados básicos como nome, e-mail, telefone, país e CEP.

O Google Ads, até o momento, não oferece muitas oportunidades de personalização. Na prática, o que isso significa?

Digamos que, para a construção de suas personas, você esteja recolhendo diversos dados dos seus leads (por exemplo, renda mensal, escolaridade, interesses, entre outras coisas).

Neste caso, as extensões de formulário exibidas em anúncios de vídeo não são a solução ideal para você (pelo menos, não neste momento).

Se esta é sua necessidade, então, ainda convém direcionar os espectadores dos seus anúncios para uma página de destino preparada com um formulário maior. Neste caso, sugerimos a leitura do artigo Como Otimizar Formulários e Gerar Mais Leads.

No entanto, se os dados básicos mencionados sejam tudo o que você precisa, este recurso é a solução certa para você.

Os Desafios

Agora você talvez se pergunte: para onde vão os dados das pessoas após submeterem o formulário?

As informações dos seus leads ficam armazenadas na interface do Google. E isto nos leva a destacar duas coisas:

  • Os dados precisam ser extraídos manualmente.
  • Os dados ficam disponíveis por até 30 dias.

Ou seja, aquela automação com as quais as empresas estão acostumadas, por enquanto, não está disponível para esta solução.

A alternativa é utilizar sistemas de sincronização com o seu CRM, como o DriftRock. Assim, com soluções como essa, você consegue obter os dados dos seus leads de forma automática e em tempo real.

Concluindo

O alcance do YouTube é gigantesco.

Sabemos que um único vídeo pode ter um alcance incrível, especialmente quando ele é viralizado.

Agora pense em quantas pessoas assistem aos seus vídeos publicitários das quais você pode obter importantes dados pessoais!

Com o TrueView for Action Form Ads isto se torna uma realidade.

Nota: Os anúncios de formulário para vídeos no YouTube estão sendo progressivamente liberados para anunciantes em todo o mundo.