Planejador de Alcance – Como personalizar estratégias de mídia na TV e no YouTube

13/11/2020 by in category Vídeo Marketing, YouTube with 0 and 0
Home > Blog > Vídeo Marketing > Planejador de Alcance – Como personalizar estratégias de mídia na TV e no YouTube

Neste artigo, entenda como o Planejador de Alcance do Google pode ajudar as marcas a personalizar seu mix de produtos, além de prever o alcance de suas estratégias de mídia na TV e no YouTube.

Planejamento é uma ferramenta administrativa que faz parte de qualquer estratégia publicitária e isto inclui todos os formatos de anúncios veiculados no Google Ads. Assim, é fácil chegarmos à seguinte conclusão: planejamento também é essencial em campanhas de vídeo que pretendem alcançar os clientes certos e gerar impacto nos negócios.

É por este motivo que o Google Ads oferece o Planejador de Alcance.

Neste artigo, você vai conhecer detalhes sobre esta ferramenta e ver como ela pode ajudá-lo a planejar campanhas de marketing na TV e no YouTube.

O que é Planejador de Alcance do Google

O Planejador de Alcance é uma ferramenta desenvolvida para ajudar os planejadores de mídia a estimar o alcance comercial das campanhas publicitárias no YouTube, sites e aplicativos de vídeo parceiros do Google e TV. Com ele, você pode avaliar os pontos de contato de sua audiência e calcular o custo em cada um deles. Portanto, estamos falando em como investir seu precioso dinheiro de forma inteligente em anúncios em vídeo.

Como ele faz isso?

O Planejador de Alcance ajuda a personalizar seu público-alvo para que você consiga encontrar as pessoas certas para exibir os anúncios.

Portanto, o Planejador não é utilizado para otimizar o desempenho das campanhas, mas sim para estimar seu alcance.

Planejador de Alcance – Como acessar

Para utilizar a ferramenta, você deve acessar o Google Ads e clicar em Ferramentas.

Na guia Planejamento, clique em Planejador de Alcance.

Planejador de alcance do Google Ads

A primeira coisa que você vai fazer é escolher o seu público de acordo com alguns critérios, como idade, status parental, padrões de consumo, eventos importantes e interesses.

Em seguida, você deve especificar o orçamento do seu plano.

Outra configuração necessária é o plano de mídia. Aqui você escolhe o período em que a campanha estará ativa, os dispositivos e redes onde os anúncios serão veiculados.

Em seguida, o Planejador de Alcance recomenda a combinação ideal de anúncios de acordo com suas metas e orçamento publicitário.

Em seguida, você escolhe os anúncios e produtos dentre a variedade de opções oferecidas pelo Google Ads. As opções são as seguintes:

  • TrueView in-stream
  • Discovery TrueView
  • Anúncios bumper
  • Outstream
  • Google Preferred
  • Anúncios bumper do Google Preferred
  • Masthead

Selecione o mix de produtos certo, com base nos formatos de anúncios disponíveis e no orçamento do seu plano.

E então a mágica acontece: você consegue ver a curva de alcance estimada para seus anúncios. Além dessa, também você vê outras métricas importantes para seus objetivos, como frequência. Você pode fazer pequenos ajustes nas configurações e ver, em tempo real, como o alcance é alterado.

Assim, a curva de alcance sempre é atualizada quando você faz ajustes nas configurações.

Por exemplo, você pode clicar em Editar para adicionar novos anúncios e produtos ao seu plano. Depois, basta clicar em Concluído. Em seguida, você consegue atualizar a curva de alcance.

Para ter acesso ao Planejador de Alcance, você precisa entrar em contato com um representante do Google Ads.

TV no Planejador de alcance

A TV no Planejador de alcance é um recurso integrado à ferramenta de planejamento que ajuda você a descobrir qual mix de marketing é melhor para seus negócios. Esta ferramenta ajuda a descobrir a combinação ideal de TV, YouTube e parceiros de vídeo do Google. Assim como é marca registrada do Planejador de Alcance, esta solução voltada para TV também encontra oportunidades para maximizar e otimizar o alcance das suas campanhas de vídeo.

Com a TV no Planejador de Alcance você estima a frequência das suas campanhas publicitárias. Além disso, é possível ver como as diferentes distribuições de gastos na TV e no YouTube podem afetar o alcance. A comparação do alcance da TV e do YouTube está disponível desde a etapa de planejamento até a publicação de relatórios da campanha.

Para que as estimativas sejam ainda mais precisas, você ainda pode adicionar seu histórico de alcance e frequência ao plano de mídia.

Este recurso oferece possibilidades de configurações bem abrangentes. Afinal, a TV no Planejador de Alcance inclui todos os formatos de anúncio de reconhecimento do YouTube.

O Google comunica que a TV no Planejador de Alcance está disponível nos Estados Unidos, Japão e Vietnã. No entanto, o Google vai disponibilizar a ferramenta para outros países, em breve.

Portanto, para mais detalhes sobre o Planejador de Alcance, confira o vídeo abaixo (em inglês):