A forma como as pessoas pesquisam e compram é diretamente impactada pelas novas tecnologias. Com isso, novos hábitos surgem. E o que as marcas precisam fazer nesta hora? Adaptar-se.
Pense, por exemplo, na época em que vivemos. O poder dos vídeos é gigantesco. As pessoas recorrem ao YouTube para obter informações especialmente sobre produtos e serviços.
Os vídeos geraram assim uma forma diferente dos consumidores realizarem suas pesquisas, antes de efetuar uma compra.
Isto pode ser visto no crescimento de uma espécie de test-drive online. Ou seja, os consumidores experimentam as ofertas que têm interesse sob a ótica de produtores de conteúdo testando produtos no YouTube.
As resenhas são muito poderosas. Por quê? Por meio delas, um consumidor indeciso visualiza avaliações ou lê informações sobre quem já experimentou o produto.
Por exemplo, empresas que querem divulgar seus produtos no Google Ads podem recorrer à ajuda do Google Avaliações do Consumidor. O número de estrelas ajuda os clientes a ver a classificação obtida pela empresa e produtos anunciados.
Mas, como mencionado, os vídeos trouxeram novas formas das pessoas realizarem suas buscas, avaliando produtos antes da decisão da compra. De que forma isso tem acontecido?
Segundo o Google Ads, as pessoas recorrem cada vez mais ao YouTube para obter informações sobre um produto, antes de comprá-lo.
Isto acontece pela própria natureza criativa do vídeo. Com sua riqueza visual, os consumidores conseguem enxergar aquilo que desejam adquirir. Este tipo de experiência oferece cores, formas e sons. Sim, estamos falando de uma espécie de test-drive virtual.
Por exemplo, um consumidor está interessado em comprar um carro novo, mas está em dúvida entre dois modelos. Antes de ir até uma concessionária, ele assiste a vídeos mostrando pessoas reais testando os dois modelos de carro. O visual rico, detalhado, junto com as avaliações do criador de conteúdo contribuem para a tomada de decisão.
Há ainda outro formato: criadores de conteúdo indo às lojas para comprar os produtos. Segundo o Google Ads, o tempo de exibição deste formato de vídeos chegou a crescer 1.000% em apenas 2 anos.
Com isso, vemos que este formato de vídeo ajuda os consumidores a avaliarem se o produto que estão interessados realmente servem para eles.
Como mencionado, uma das vantagens deste formato é a possibilidade dos usuários “visualizarem” o produto de seu interesse, na prática.
Outra vantagem é a sinceridade dos criadores de conteúdo. Os clientes querem ouvir a verdade sobre o produto testado, e estes vídeos oferecem exatamente isso.
É verdade que as marcas também oferecem informações valiosas sobre os produtos que estão oferecendo. Mas os usuários conseguem obter visão mais completa por meio das avaliações, seja ela expressa em uma extensão de anúncio em um Link Patrocinado ou por meio destes vídeos no YouTube.
Já que esta é uma necessidade dos consumidores, as empresas podem dar passos para ajudá-los nesta jornada de conversão.
Por exemplo, pense no já mencionado crescimento de vídeos onde os espectadores “acompanham” os criadores de conteúdo até lojas.
Portanto, se você possui uma loja física e quer oferecer esta experiência, o que pode fazer? Vídeos publicitários que oferecem, de forma criativa (e talvez, até divertida), passeios pela loja é uma opção. Adicionalmente, se ainda não o fez, considere a possibilidade de aliar a isso, os passeios virtuais em 360° do Street View Trusted.
Vídeos publicitários que mostram pessoas comuns utilizando os produtos de sua empresa também são vantajosos. Afinal, esta é uma forma de dar aos clientes uma apresentação mais clara e realista dos produtos que interessam a eles.
Os seus clientes estão procurando por um conteúdo diferenciado, onde seus produtos são testados e avaliados. Portanto, certifique-se de aliar seus esforços de marketing a esta realidade comportamental.
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