Personalizar Anúncios em Vídeo Em Escala – O Que Significa?

24/04/2019 by in category Vídeo Marketing, YouTube with 0 and 1
Home > Blog > Vídeo Marketing > Personalizar Anúncios em Vídeo Em Escala – O Que Significa?

Veja como personalizar anúncios em escala ajuda a melhorar a recordação dos anúncios e aumentar o interesse do público-alvo.

 

Em nossa era, uma publicidade eficaz envolve personalizar o marketing. Isto é algo que os clientes esperam – publicidade interessante, criativa e adaptada de acordo com suas personalidades e interesses.

Portanto, este é o grande desafio para as empresas que anunciam nos Links Patrocinados do Google Ads. Em vez de criar uma mensagem padrão para todos os clientes, é necessário desenvolver estratégias para um marketing personalizado, adaptado para cada grupo de pessoas.

Estudo de Caso – Abreva

 
O Google Ads divulgou um estudo de caso da empresa Abreva. O produto anunciado pela empresa é uma medicação para aliviar as dores de quem tem herpes labial.

Deve-se destacar que esta campanha tinha seus próprios desafios. Afinal, as pessoas se sentem um pouco desconfortáveis para falar sobre o assunto. Assim, como a empresa conseguiu personalizar seus anúncios em vídeo?

Para isso, foi necessário usar a criatividade e tecnologia de ponta. A empresa criou diversos vídeos publicitários, cada qual personalizado de acordo com interesses diferentes.

Por exemplo, quando a pessoa escolhe um vídeo sobre fofocas envolvendo celebridades, é impactada por um vídeo publicitário personalizado. No vídeo, o texto diz que a pessoa não consegue se livrar das fofocas das celebridades, mas que pode se livrar das feridas labiais.

Personalizar Anúncios em Vídeo Em Escala

No entanto, e se a pessoa abrir um vídeo sobre beleza? Bem, neste caso, o anúncio em vídeo da Abreva é outro:

Personalizar Anúncios em Vídeo Em Escala

Tecnologia Utilizada

 
A empresa iniciou esta campanha com apenas 4 vídeos básicos. No entanto, para personalizar os anúncios em um nível superior, foi utilizado o Director Mix para criar variações. No final, a campanha tinha mais de 110 versões de anúncios, cada qual personalizado de acordo com as características e interesses de cada público-alvo. Lembrando que o Director Mix permite criar versões de um mesmo anúncio, somente alterando algumas características e elementos presentes no vídeo.

A campanha focou em vídeos curtos, de 6 segundos ou menos, conhecidos como Bumpers. Eles são exibidos antes dos vídeos escolhidos pelos usuários e não possuem a opção de Pular o Anúncio.

Evidentemente, para adequar tantas versões de anúncios de acordo com diferentes interesses, foi essencial o uso do aprendizado de máquina do Google.

Com a abordagem personalizada, em escala, os resultados foram bastante animadores. A Abreva teve um aumento de 41% na recordação dos anúncios, e um crescimento de 342% no interesse de pesquisa no Google e YouTube.

O Que as Campanhas da Abreva Ensinam Para os Anunciantes

 
Após considerar este estudo de caso, a que conclusão nós chegamos?

Não Se Limite à Segmentação Demográfica

 
Campanhas de sucesso no Google Ads precisam estar adaptadas de acordo com o interesse do público-alvo. Anúncios padrões (sejam em texto, banners ou vídeos) não são tão eficientes quanto anúncios personalizados.

Como visto, a campanha da Abreva adaptou os anúncios de acordo com os anúncios que os clientes assistiriam: notícias de celebridades, tutoriais de beleza, novidades sobre mídias sociais, etc.

Usando as ferramentas certas do Google Ads, é possível identificar os interesses do público-alvo e adaptar as campanhas de Links Patrocinados.

Não Se Destoe da Experiência de Visualização dos Clientes

 
Quando um anúncio está totalmente fora do contexto de interesse dos clientes, a tendência é que a pessoa se sinta incomodada. Afinal, é como se o anúncio estivesse tentando desviar a atenção da pessoa para outro assunto completamente diferente.

Mas, graças ao aprendizado de máquina e ferramentas de personalização, como o Director Mix, é possível criar campanhas em larga escala que sejam relevantes no nível individual.

E os resultados alcançados por empresas que investem neste tipo de publicidade mostram que a personalização, sem sombra de dúvidas, aumenta os lucros.

Os Testes São Essenciais

 
Como mencionado, a Abreva fez uso de mais de 100 vídeos publicitários. Uma estratégia eficiente envolveria acompanhar o desempenho dos melhores vídeos de acordo com o contexto em que foram exibidos. E, com a ajuda do aprendizado de máquina do Google, os “campeões” apareceram. Foi possível identificar também em que circunstâncias tais vídeos tiveram os melhores desempenhos.

Portanto, personalização escala não permite “achismo”. Os melhores anúncios precisam ser identificados e exibidos contextualmente.

Concluindo

 
Por isso, está na hora de elevar suas campanhas em vídeo do Google Ads para um nível superior. Assim, com a personalização em escala, você ajudará sua marca a atingir o público-alvo com a mensagem certa, na hora certa.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso