Assim que os anúncios começam a ser exibidos, o Google Ads disponibiliza relatórios de desempenho. São várias e várias métricas exibidas, e todas elas apresentando números precisos.
Você pode avaliar se os resultados estão de acordo com suas expectativas e o que deve ser feito para melhorar.
São diversos relatórios para conferir o desempenho e não te deixar no escuro. Todos eles dão uma visão detalhada de como as pessoas estão interagindo com suas campanhas publicitárias e páginas de destino.
Com os relatórios do Google Ads você consegue descobrir:
Os relatórios permitem comparar diferentes tipos de anúncios para ver qual deles tem o melhor desempenho. Assim, você sempre fica por dentro do que está funcionando e o que pode ser melhorado.
Neste artigo, vamos te apresentar quais são os relatórios do Google Ads e quais os benefícios de usar cada um deles.
Para ver dados de toda a conta de forma rápida, o Google Ads tem um relatório de visão geral.
Para acessar estes dados resumidos, você deve seguir estes passos:
Com este relatório, você descobre novos termos que pode usar em suas campanhas ou excluí-los para não gerar despesas desnecessárias.
Termos de pesquisa é o nome usado para o conjunto exato de palavras que as pessoas utilizam nas pesquisas no Google.
Você vai perceber que alguns destes termos possuem alto potencial e devem ser adicionados às listas de palavras-chave.
No entanto, se um termo não é relevante para suas campanhas, ele deve ser adicionado como palavra-chave negativa.
Com a ajuda deste relatório, você consegue ver com que frequência suas páginas estão aparecendo nos Links Patrocinados e nos resultados orgânicos. Além disso, este relatório mostra quais termos foram responsáveis pela exibição destas páginas nestes resultados.
O interessante deste relatório é que você consegue ver como os resultados patrocinados e orgânicos trabalham em equipe. Assim, você pode utilizar este relatório para ver em quais destas áreas é necessário otimizar suas páginas para cada termo diretamente relacionado ao seu negócio.
Com o relatório Informações do leilão você compara o seu desempenho com o dos concorrentes que estão participando do mesmo leilão. É possível segmentar o relatório por tempo e dispositivo.
São diversas estatísticas disponíveis, como parcela de impressões, taxa de sobreposição, entre outras.
Estes dados servem de guia para você otimizar suas estratégias de lances e orçamento.
Este é um relatório disponível somente para anunciantes que utilizam o acompanhamento de conversão.
O relatório de atribuição mostra quais foram os caminhos seguidos pelo cliente na internet até concluir uma conversão (por exemplo, a compra de um produto).
Assim, você consegue ver como cada item da publicidade influenciou o cliente na jornada da compra. Por exemplo, ele pode ter tido contato com sua empresa depois de pesquisar uma palavra-chave no Google. No entanto, a conversão aconteceu depois de visualizar um vídeo publicitário no YouTube. Com o relatório de atribuição, você vê como cada um destes passos foram importantes para a conversão final.
Aqui são apresentados dados de desempenho dos anúncios em diferentes locais.
O relatório mostra o desempenho levando em consideração os locais geográficos onde os anúncios foram exibidos. Desta forma, você consegue ver quais são as regiões que estão trazendo mais lucros para seu negócio.
Além disso, o relatório também informa a distância entre onde seu anúncio foi clicado e a sede da sua empresa ou filial mais próxima.
O objetivo do índice de qualidade é dar um indicativo da qualidade dos seus anúncios e páginas de destino.
Esta pontuação está disponível no relatório de índice de qualidade em 4 métricas:
Será que os usuários que clicam nos seus anúncios encontram exatamente o que estão procurando?
Bem, o relatório de Experiência na página de destino mostra isso. Se a correspondência entre o que as pessoas estão procurando e o que a página de destino oferece for boa, então, você está com uma boa experiência na página de destino.
Para visualizar estes dados, clique em Palavras-chave no Menu de Páginas. Em seguida, na coluna Status, passe o cursor sobre o status da cada palavra-chave. Assim, você verá o desempenho de cada uma delas.
Além disso, na guia Páginas de Destino existem duas métricas voltadas para o desempenho em relação aos dispositivos móveis: a “Taxa de cliques em páginas otimizadas para dispositivos móveis” e “Taxa de cliques em páginas AMP válidas”.
Quando seus anúncios são veiculados na internet, eles são vistos por diferentes pessoas. E isto inclui diferentes faixas etárias e outros segmentos demográficos.
Mas, pensando em melhorar as estratégias de marketing, qual público específico tem sido mais atraído por seus anúncios?
Digamos que você anuncie uma pasta masculina, será que a maioria dos cliques vem de homens entre 18 e 44 anos ou entre 45 e 64? E quanto às outras faixas etárias? Além disso, qual a porcentagem de homens e suas respectivas faixas etárias que clicam nestes anúncios de pasta masculina?
O relatório de desempenho demográfico ajuda a responder estas perguntas. Com ele, você descobre quais são os grupos demográficos que estão mais envolvidos com sua publicidade.
Os canais são locais da Rede de Display e YouTube onde os anúncios são exibidos.
Os relatórios de desempenho de canais ajudam a descobrir como cada site tem impactado o desempenho geral das campanhas.
Estas informações são úteis porque ajudam você a refinar os sites onde os anúncios são exibidos, além de ajustar os lances.
Além de todos os relatórios, o Google oferece o Editor de relatórios – uma ferramenta com uma interface muito simples que ajuda anunciantes a encontrar rapidamente os dados que precisam.
Portanto, as informações mais importantes de uma campanha são facilmente encontradas.
Com o Editor, você consegue filtrar e classificar os dados, e visualizá-los em diversos gráficos personalizados como tabela, gráfico de pizza, barra ou linhas.
Agora que você já conhece os principais relatórios de desempenho, este é um bom momento para conferir o manual do Google Ads.
Add comment