Saiba por que você está pagando mais no clique do Google Ads

16/09/2020 by in category Google Ads tagged as with 0 and 0

Como Funciona o Leilão do Google Ads?

Pense em como ocorre um leilão tradicional. Primeiramente, é apresentado um produto para os compradores e temos um lance mínimo. A partir daí, os interessados começam a dar lances. Aquele que der o lance maior, leva o produto.

No Google Ads acontece algo parecido: o anunciante dá um lance sobre as palavras-chave selecionadas.

Em cada pesquisa realizada no Google, um leilão acontece. Isto ocorre para determinar:

 

  • Se haverá anúncios ou não;
  • Quais anúncios serão exibidos;
  • Qual a ordem de exibição deles.

Para descobrir isto, o Google realiza 3 passos instantâneos:

 

  • Avalia os termos digitados pelo usuário e avalia se existem anunciantes dando lance sobre tais palavras-chave.
  • Remove do leilão os anúncios que não se qualificam, por exemplo, aqueles que estão segmentados para serem exibidos em outra região geográfica.
  • Considera os anúncios restantes analisando o lance, a qualidade do anúncio e outros fatores, como o contexto da pesquisa.

Assim como em um leilão, é você quem determina qual o valor máximo que está disposto a dar em seus lances. Como visto acima, diferentemente de um leilão tradicional, onde apenas o valor do lance importa, no Google Ads, a qualidade do anúncio também é levada em consideração.

Vamos analisar estes dois fatores separadamente.

 

Lances de Custo Por Clique (CPC)

É você quem determina quanto está disposto a pagar pelos cliques recebidos nos seus anúncios.

Este valor é conhecido como lance de CPC Máximo. Ou seja, o valor máximo que está disposto a pagar por cliques a partir da pesquisa da palavra-chave utilizada pelo usuário.

Em um leilão tradicional, quem der mais, leva. No Google Ads, o lance tem um peso importantíssimo neste processo. Mas não é o único critério utilizado para classificar e posicionar um anúncio.

 

Ao determinar qual anúncio é exibido primeiro, o sistema analisa os lances, combinando estes valores com o chamado Índice de Qualidade.

Você pode usar a ferramenta desenvolvida e exclusiva da Clinks para simular este funcionamento – quanto custaria seu clique e a posição do seu anúncio em comparação com os concorrentes. Acesse o Simulador de CPC!

 

Índice de Qualidade

Mostrando que prioriza anúncios de qualidade, o Google criou este índice.

O Índice de Qualidade é uma pontuação que o Google Ads atribui aos anúncios, palavras-chave e páginas de destino levando em consideração sua estimativa agregada de qualidade e desempenho geral. Ela varia de 1 até 10

Esta “qualidade” é determinada pela experiência dos usuários. Quando os anúncios são bem escritos, eles atraem cliques. Se as pessoas estão clicando, qual o recado que isso passa para o Google? Que o anúncio é de qualidade. E para o Google, o que importa são os usuários/clientes satisfeitos. Somente assim as pessoas continuarão clicando nos anúncios.

Anúncios de qualidade são tão valorizados, que o Google encontrou algumas formas de recompensá-los (e claro, estimular outras empresas a seguir o mesmo caminho).

Anúncios com índices de qualidade alto têm duas grandes vantagens:

 

  • São usualmente exibidos nas posições superiores, acima dos outros resultados;
  • Pagam menos (CPCs mais baixos).

Em outras palavras, se trabalhar bem a qualidade dos anúncios e páginas de destino, você poderá pagar menos que seus concorrentes e, ainda assim, ficar melhor posicionado.

E lembre-se: assim como anúncios de boa qualidade são recompensados, os ruins são penalizados. Em outras palavras isto significa CPCs mais altos e as piores posições.

 

Contexto da Pesquisa

Pensando na boa experiências das pessoas em suas pesquisas, o Google também analisa outras variáveis.

Por exemplo, se alguém em Curitiba pesquisar por uma barbearia, seria um irrelevante exibir um anúncio de um barbeiro no Rio de Janeiro. É claro que o cliente não vai clicar neste anúncio. E se clicar, ficará frustrado ao chegar à página de destino e verificar onde é o salão.

Por este motivo, fatores como horário e localização geográfica do usuário são levados em consideração na hora de determinar a classificação do anúncio.

 

Mas, afinal, quanto custa anunciar no Google Ads

Criar uma conta no Google Ads é gratuito. Você começa a pagar somente quando os anúncios estiverem sendo veiculados.

E a cobrança é feita de acordo com resultados. Como assim?

Se anunciar em uma revista, jornal, outdoor ou TV você paga por esta publicidade, independentemente das pessoas prestarem atenção no seu anúncio ou não.

Mas, no Google Ads isso não acontece. Ali, a simples exibição dos anúncios é gratuita. Você só paga se a pessoa interagir com o anúncio. E esta interação inclui:

 

  • Clicar no anúncio;
  • Ligar para sua empresa clicando no anúncio;
  • Assistir ao seu vídeo publicitário.

Com relação aos vídeos publicitários, convém dar mais alguns detalhes. Como já visto, existem diversos formatos e opções de anúncios em vídeo. E existem diversas formas de cobrança. E alguns casos, você paga quando o usuário clica na miniatura para assistir o vídeo. Em outros casos, o pagamento acontece somente quando o usuário assiste ao vídeo todo. E, além disso, existem cobranças por mil impressões do anúncio em vídeo.

E por falar em impressões, vamos conversar um pouco sobre o CPM. Esta é uma opção de lances geralmente apresentada como CPM Visível (ou vCPM). Neste formato, você escolhe dar o lance em cima do número de impressões (o número de vezes que seu anúncio é exibido). Você paga a cada mil vezes que seu anúncio é exibido. De modo geral, este lance é escolhido por empresas que querem aumentar o reconhecimento da marca. Ou seja, desejam que as pessoas vejam seu anúncio e lembrem da marca, mas não necessariamente cliquem no link patrocinado naquele momento.

 

Fatores que alteram o CPC inicial

O custo dos cliques nos anúncios varia de acordo com diversos fatores. Um deles é a competitividade das palavras-chave.

Isto significa que, de modo geral, quanto maior for o número de anunciantes dando lance sobre uma palavra-chave, mais cara ela será. Portanto, palavras-chave muito requisitadas exigem lances mais agressivos.

Mas, como mencionado, quando o anunciante tem um Índice de Qualidade alto, ele paga menos pelos cliques em seus anúncios. Isto, por sua vez, aumenta o retorno sobre seus investimentos (ROI).

Por isso, é essencial que seus anúncios tenham uma excelente qualidade. Assim você consegue exibi-los nas melhores posições e obter “descontos” no valor pago pelos cliques.

E, no Google, os preços são flexíveis. Sempre que quiser alterar o lance de uma palavra-chave, você pode fazê-lo.

Além disso, é importante pesquisar e descobrir novos termos que seus clientes estão utilizando para pesquisar seus produtos. Muitos destes termos podem ter uma competitividade baixíssima e são bem mais baratos.

Convém destacar que, dependendo de onde você esteja anunciando e qual o formato escolhido, o usuário pode clicar mais de uma vez no mesmo anúncio. Por exemplo, já vimos sobre anunciar no Gmail. Primeiramente, a pessoa clica no anúncio recolhido (que tem a mesma aparência de um e-mail). Depois de aberto, a pessoa pode clicar em links e outros botões. Aí vem a melhor parte: não existem cobranças adicionais por estas interações da pessoa com o anúncio expandido. Ou seja, você é cobrado apenas uma vez – quando as pessoas clicam para abrirem o anúncio.

Esteja certo disso: você não vai encontrar um sistema de publicidade que seja tão eficiente e justo tal como o custo por clique (CPC). Esta é a melhor escolha. Afinal, aqui você paga por resultados e não pela simples exibição dos anúncios.

 

Orçamento diário

Com o orçamento diário, você não tem surpresas negativas. Você determina um valor máximo que está disposto a pagar por dia. Sempre que seu gasto diário alcançar o valor especificado neste orçamento, o Google interrompe a exibição dos seus anúncios para aquele dia.

No dia seguinte, os anúncios voltam a ser exibidos normalmente.

Se quiser, você pode escolher gastar no máximo R$ 10,00 por dia. Ou então R$ 1.000,00. O valor é você quem decide. O orçamento diário é um valor fixo. Mas sempre que decidir alterar este número, você pode fazer ajustes e o novo valor será validado imediatamente.

Isto mostra que o Google Ads deseja que o anunciante tenha total controle sobre quanto está gastando.

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