
Você quer saber qual seria a posição do SEU anúncio no Google e quanto custaria o clique?
Você quer saber quanto seus concorrentes estariam pagando no clique e a posição do anúncio de cada um deles?
Simulador de CPC e Posição de Anúncios do Google Ads
Instrução de preenchimento:
Insira nos campos abaixo os seguintes dados:
- Lance Máximo de CPC (Valor máximo que você quer pagar por um clique);
- Índice de Qualidade (Deve ser um número entre 1 e 10);
- Orçamento Diário (Valor do investimento que será feito por dia);
O sistema irá calcular automaticamente o Ad Rank, índice que determina a classificação/posição do seu e demais anunciantes, e o CPC Real que você e os demais anunciantes pagariam em cada clique.
Use esse simulador para ver de forma muito rápida e dinâmica como o Índice de Qualidade influencia na “dança” das posições dos seus anúncios e concorrentes, mesmo sem precisar aumentar o seu lance de CPC. Bem como ver também qual seria o valor do CPC Real (Custo Por Clique) que você pagaria quando seu anúncio é clicado, onde ficará claro que nem sempre quem paga um valor por clique mais alto terá uma posição melhor. Dessa forma, você saberá o quanto é importante programar corretamente o Google Ads e a qualidade da página de destino (seu site).
Simulação
Glossário:
Lance Máximo de CPC: É o valor máximo que você está disposto pagar para cada clique que ocorrer no seu anúncio. Não necessariamente será o valor que você irá pagar, pois o Google faz um caculo onde você pagará um valor mínimo onde seu anúncio alcança determinada posição – iremos detalhar esse cálculo no item CPC Real.
Índice de Qualidade: É um critério utilizado pelo Google Ads para determinar a relevância dos Links Patrocinados, palavras-chave e Páginas de Destino (landing pages). A intenção do Google em utilizar este índice é garantir que os anúncios exibidos em sua Rede de Pesquisa e Rede de Display ofereçam uma boa experiência para os usuários. Cada palavra-chave recebe um Índice de Qualidade baseado em uma escala que vai de 1 a 10. A pontuação mais baixa é 1, enquanto 10 é a mais alta. O índice é recalculado a cada leilão, o que exige atenção do anunciante no seu acompanhamento.
Já logado na conta Google Ads, visualizando no painel as palavras-chave, você encontrará o Índice de Qualidade acessando "Colunas" que fica no canto superior direito, ao clicar aparecerá um menu com a opção "Modificar Colunas", acessando ao clicar aparecerá opões de "Modificar colunas de palavras-chave", clique em "Índice de qualidade", que aparecerá a opção para selecionar "Índice de qualidade".
AdRank (Classificação e Posição do anúncio): A posição do anúncio é determinada pela classificação do anúncio no leilão. A classificação do anúncio é uma pontuação definida com base no seu lance, nos componentes do Índice de qualidade (taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino), bem como no impacto esperado das extensões e de outros formatos de anúncio. Se você usa a opção de lance de custo por clique, o lance é o valor que deseja pagar a cada clique no seu anúncio. Os componentes de qualidade da classificação do anúncio são: a avaliação da qualidade do seu anúncio de texto e da página de destino no contexto do que um usuário estiver pesquisando. Se você usa extensões, como os sitelinks, o impacto esperado dessas extensões é considerado na classificação do seu anúncio. Isso significa que, se dois anúncios concorrentes tiverem o mesmo lance e a mesma qualidade, o anúncio com melhor impacto esperado de extensões geralmente será exibido em uma posição mais elevada do que o outro. Para melhorar a posição do anúncio, você pode aumentar seu lance ou se concentrar em melhorar a qualidade dos anúncios.
Orçamento Diário: É o montante que será investido por dia na sua campanha. Por exemplo, se planejas investir por mês no Google Ads R$10.000,00, você deve dividir esse valor por 30 (dias), onde terás o orçamento Diário, nesse caso aproximadamente R$333,00.
Custo Por Clique (CPC) Real: Seu custo por clique real (CPC real) é o valor final cobrado de você por um clique. Você geralmente recebe uma cobrança menor (às vezes, muito menor) do que seu custo por clique máximo (CPC máximo), que é o maior valor que você normalmente pagará por um clique. O CPC real é, com frequência, menor do que o CPC máximo. Isso acontece porque, no leilão do Google Ads, o valor máximo que você paga é o mínimo necessário para manter sua posição do anúncio e os formatos exibidos com ele, como os sitelinks.
Cálculo do CPC Real: O Google divide o AdRank (classificação/posição) do anúncio abaixo pelo Índice de Qualidade do anúncio que está sendo calculado o CPC Real. Veja os exemplos 1 e 2 abaixo.
Exemplo 1 | ||||||||
Anunciante |
Posição | Lance Máximo | Índice de Qualidade | AdRank |
CPC Real |
|||
Você |
1º | 4,00 | x | 8 | = | 32 |
24/8 = R$3,00 |
|
João |
2º | 4,00 | x | 6 | = | 24 |
12/6 = R$2,00 |
|
Maria |
3º | 4,00 | x | 3 | = | 12 |
Preço mínimo |
Exemplo 2 | ||||||||
Anunciante |
Posição | Lance Máximo | Índice de Qualidade | AdRank |
CPC Real |
|||
Você |
1º | 4,00 | x | 10 | = | 40 |
24/10 = R$2,40 |
|
João |
2º | 4,00 | x | 6 | = | 24 |
12/6 = R$2,00 |
|
Maria |
3º | 4,00 | x | 3 | = | 12 |
Preço mínimo |
Ponderações:
Ressaltamos que essa é uma ferramenta que usa os mesmos critérios do Google Ads para calcular o valor do CPC Real, bem como o AdRank (posição do anúncio), que são divulgados pelo Google, porem existem ainda parâmetros que o Google usa e que não são abertos/divulgados, como por exemplo qual é a pontuação (Score) que é atribuído pelo uso de cada extensão de anúncios (ex.: Sitelinks). Esse simulador foi desenvolvido pela Clinks como uma ferramenta para mostrar dinamicamente como é o funcionamento do Google Ads, mas que a Clinks se reserva no direito de não apresentar exatamente como são os resultados da Classificação/Posição (AdRank), pois o Google não define especificamente o Score que determinados atributos na programação do Ads.