Qualquer empresa que comece a investir em marketing digital vai se deparar com esta dúvida em um momento ou outro: “O que rende mais? SEO ou PPC?”
A resposta é mais complicada do que parece. Na verdade, diversos fatores precisam ser levados em consideração. Por exemplo:
Embora o PPC possa ser utilizado em diversos sites da internet, vamos considerar seu uso nos mecanismos de busca. Assim, poderemos fazer uma comparação mais honesta entre esta estratégia e o SEO.
Pensando em termos de Google, as diferenças entre SEO e PPC são as seguintes:
Diante destas diferenças básicas, o que é melhor para seu negócio?
De modo geral, os anúncios PPC têm taxas mais altas de conversão.
Isto acontece pelo seguinte:
As páginas de destino do PPC são totalmente voltadas para a conversão. Geralmente, elas são simples, com pouco texto, focado exclusivamente na ação que se espera do usuário.
As páginas SEO, por outro lado, para ficarem bem posicionadas no Google precisam ter muito conteúdo aprofundado. Páginas assim costumam ter taxas de conversão menores.
Entenda melhor as diferenças entre páginas de destino e páginas otimizadas.
Mas isso não significa que SEO seja ruim. Como mencionado no início, para escolher entre SEO e PPC precisamos analisar diversas variáveis.
Por isso, vamos conhecer as principais vantagens de cada uma destas estratégias de marketing digital.
Sempre que seu público faz pesquisas relacionadas ao seu negócio, aparecer nos resultados orgânicos fortalece o reconhecimento e lembrança da marca.
Desta forma, quando o usuário pensar no seu produto, sua marca pode ser lembrada de imediato.
Isto é gestão de branding.
Uma empresa faz SEO para aparecer em destaque nos resultados orgânicos.
Aparecer para seu público sempre que ele pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu negócio faz com que aumente a confiança em sua marca.
Ocupar as primeiras posições no Google faz com que o tráfego cresça incrivelmente bem.
Some a isso o hábito de muitos usuários em ignorar anúncios e clicar diretamente nos resultados orgânicos.
Isto significa que é possível conseguir mais cliques na posição orgânica 1 do Google do que se você estivesse em primeiro lugar nos resultados patrocinados.
Já mencionamos no início deste artigo que os cliques orgânicos são gratuitos. Portanto, você não paga para aparecer no Google nem para receber cliques.
No entanto, para conseguir aparecer nas primeiras posições, é preciso trabalhar estratégias de SEO. E isto significa fazer algum investimento.
O investimento em SEO é mais durável que o PPC pelo seguinte:
No PPC, no momento em que você deixa de pagar, os anúncios param de ser exibidos.
Mas, isto não acontece no SEO. Mesmo quando você para de investir nesta estratégia, ela ainda pode dar frutos durante um bom tempo.
Segundo o Google, 15% das consultas realizadas são inéditas.
Com uma forte presença orgânica, você consegue aparecer nestas pesquisas mesmo que elas nunca tenham sido realizadas antes.
A principal desvantagem em otimizar o site para a busca orgânica é que leva tempo até os resultados começarem a aparecer.
Para quem tem pressa (como em uma promoção relâmpago), investir em anúncios PPC é uma opção mais inteligente.
Esta é a primeira vantagem que nos vem a mente quando pensamos em anúncios PPC. Salvo algumas exceções, estes anúncios são exibidos acima da dobra da página.
Portanto, é visibilidade garantida.
Com a ajuda das listas de palavras-chave, você escolhe quando quer aparecer no Google.
Se um termo de pesquisa não for relevante para seu negócio, basta inclui-lo nas listas de palavras-chave negativas. Assim, seu anúncio não será exibido nestas consultas.
Na busca orgânica, porém, você tem menos controle sobre quando aparecer.
Assim que um anúncio é criado no Google Ads, ele está quase imediatamente habilitado para aparecer nos resultados.
Em muitos casos, você pode aparecer na primeira página do Google da noite para o dia.
O leilão do Google Ads funciona com base no custo por clique. Assim, você escolhe quanto quer pagar pelos cliques recebidos.
Além disso, você define um orçamento diário para deixar claro quanto quer gastar por dia, no máximo.
Desta forma, é possível definir um valor fixo para investir por mês.
O texto dos anúncios (título, URL de visualização, linhas de descrição) – tudo isso pode ser editado por você. Assim, você cria o conteúdo dos anúncios como quiser, deixando-os totalmente personalizados.
E você consegue alterar o conteúdo dos anúncios em tempo real. Assim que alterar o título do seu anúncio, por exemplo, ele passa a ser veiculado nesta versão atualizada.
Nos resultados orgânicos, porém, os resultados são construídos pelo Google. Embora você tenha o controle de escrever o título do anúncio e incluir uma meta description, não há como personalizar o conteúdo dos resultados de acordo com a pesquisa.
Esta diferença é significativa quando comparamos SEO e PPC.
Visto que os anúncios são personalizados, aproveite para testar o que dá mais resultados.
Por exemplo, você altera o título ou a descrição de um anúncio e depois compara os resultados.
Analisar as diferenças entre SEO e PPC, temos que destacar as extensões de anúncios que melhoram o visual e a praticidade dos anúncios.
Entre elas estão as extensões de local, de chamada, de preço, frases de destaque, sitelinks e muito mais.
Extensões também ajudam os anúncios a se tornarem maiores, ocupando mais espaço na tela. Ou seja, elas chamam mesmo a atenção!
Dependendo do setor, os anúncios PPC podem ser muito caros. Isto acontece por causa da grande concorrência que eleva o valor dos lances nos leilões.
Mas, sejamos diretos. O que compensa mais, investir em SEO ou PPC?
A resposta varia de acordo com a empresa, o público-alvo, o orçamento e as metas.
Mas, há grande vantagem em combinar as duas estratégias. Assim, você atua em duas frentes.
Haverá pesquisas em que sua marca aparecerá tanto nos resultados orgânicos quanto nos patrocinados. Isto é ótimo para sua visibilidade! Você aumenta sua presença na página do Google e deixa menos espaço para a concorrência.
Com uma comparação simples, podemos esclarecer este ponto.
O que você prefere: um tráfego diário de 10.000 pessoas e 4 conversões ou um tráfego diário de 5.000 pessoas e 6 conversões?
Claro, você prefere a segunda opção.
Isto esclarece que, embora o volume de tráfego seja muito importante, o que você faz com este tráfego é mais valioso.
Portanto, gerar conversões é um processo longo que começa com a otimização de conteúdo para atrair tráfego.
Mas não para por aí. Com a estratégia de conteúdo certo, você precisa conduzir a pessoa em todo o funil de compras.
Este é um passo essencial para fazer a melhor gestão de branding.
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